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secao 4!

Arquitetura para vendas - projeto, planejamento e custo

 

LARISSA CARREIRA DE ROSSO

Anália Maria Marinho de Carvalho Amorim

O aumento da competitividade entre as empresas do setor da construção civil e a pressão para maior eficiência na produção, mostrou que dentro da cadeia da construção, a etapa de projeto é fundamental para que se evite erros e retrabalhos na execução, além de servir de base para um planejamento e uma programação efetiva dentro do canteiro de obras.

Na etapa de projeto, o custo de execução das alterações e modificações com o objetivo de minimizar falhas e problemas futuros, tem uma participação pequena em relação ao acumulado de produção. Ou seja, o projeto, e portanto os profissionais envolvidos nesse processo - arquitetos e engenheiros -, tem papel fundamental para a antecipação e solução de problemas de produção evitando gastos excessivos ou não programados dentro do canteiro de obra.

Em vista disso, o trabalho trata-se do Projeto Básico de um edifício comercial para venda de vidros e acessórios automotivos.

O projeto foi desenvolvido respeitando os parâmetros do programa exigido e da legislação vigente. Juntamente com o projeto foi feito também o orçamento e o cronograma de execução da obra.

O desenvolvimento do trabalho permitiu que fossem gerados parâmetros de custo e tempo para as decisões arquitetônicas tomadas permitindo uma melhor avaliação da viabilidade do projeto.

Ficha Técnica

Dimensões do terreno - Largura 14,51m profundidade - 50m
Área - 732,41 m2
Área construída - 732,41 m2
Recuo frontal - 5m
Recuo lateral - 0m
Altura da edificação - 6m

 

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