logofau
logocatfg
secao 4!

O uso de material sustentável na construção civil

 

Lívia Gasparelli Cavalcante

Maria Cecilia Loschiavo dos Santos

O trabalho propôs estudar a contribuição da seleção de materiais sustentáveis na construção civil, obtendo principalmente dois produtos finais. O primeiro é uma monografia, que se refere a um estudo teórico a respeito da sustentabilidade e da arquitetura, especialmente sustentabilidade e materiais construtivos. E o segundo, um esboço de um guia de materiais considerados sustentáveis.

Na monografia, inicialmente buscou-se determinar o significado e a importância do termo desenvolvimento sustentável. Para tal foram feitas varias investigações, sobretudo bibliográficas, comparando os diferentes significados existentes. Porém, identificou-se que o conceito é complexo, amplo e não possui uma definição precisa. Determinando a necessidade de estipular uma definição mais plausível com o projeto proposto.

Assim, novas pesquisas foram realizadas a partir das quais foram identificados cincos importantes questões diretamente relacionadas com o conceito que deveriam ser averiguadas, são elas: o panorama histórico da preocupação ambiental; a relação entre desenvolvimento sustentável e a sociedade e a relação entre este e a economia; a relação entre a natureza e a sociedade; o significado preciso de alguns termos (como: natureza, ecologia, meio ambiente e etc) e o debate atual sobre sustentabilidade. Somente após a análise destes pontos foi possível conceituar o termo desenvolvimento sustentável, concluindo que este deve abranger não só as questões ambientais como também as sociais, econômicas, espacial e cultural.

Posteriormente, buscou-se analisar a relação entre sustentabilidade e arquitetura. Porém, com a pesquisa, foi constatada a dificuldade de se identificar o que é ou não sustentável. Conseqüentemente, foi feito um estudo das ferramentas de identificação existente atualmente, estipulando os parâmetros a serem contemplados na determinação de um produto e/ ou conduta sustentável.

Dentre as ferramentas estudadas, a analise de ciclo de vida foi a que mais se destacou, ressaltando a importância da avaliação dos impactos causados desde a extração à produção, utilização e posterior descarte.

Somente após esse estudo, foi possível aprofundar a análise da relação entre sustentabilidade e arquitetura. Destacado as principais iniciativas existentes, as ferramentas de identificações encontradas ao longo da pesquisa e as posturas necessárias para conceber uma construção sustentável.

Porém, em um primeiro momento, a fim de determinar quais os principais pontos a serem revisto na arquitetura tradicional, foi feito um estudo teórico sobre os principais danos causados pela atividade. Destacando a importância de uma arquitetura que respeitando as atuais necessidades da humanidade, propõe projetos que acarretem o menor impacto socioambiental possível sem, com isso, renunciar necessariamente a tecnologia e a modernidade.

Uma das principais preocupações em se conceber uma arquitetura sustentável está na escolha de material construtivo, sobretudo naquelas realizadas em ambientes urbanas, pois é mais difícil o uso de elementos e materiais menos industrializados.

É importante destacar que a determinação da sustentabilidade de um material deve ser feita de forma comparativa, assim foram relatados e estudados os impactos causados pelos materiais mais utilizados atualmente.

Assim, constatou-se a importância da escolha correta do material construtivo, tal como os tipos de materiais sustentáveis existentes destacando os fabricados industrialmente. Também se identificou a dificuldade de se escolher tais materiais, ressaltando os parâmetros necessários a serem contemplados na determinação destes.

O pressuposto obtido é que todo material pode ser maléfico e/ ou benéfico ao meio ambiente dependendo do uso. Portanto, é preciso uma análise prévia, continua e comparativa para saber qual a melhor opção para cada caso.

Quanto ao esboço do guia, o objetivo era desenvolver uma ferramenta de fácil leitura que incentivasse o uso dos materiais construtivos sustentáveis, contribuindo com a diminuição da ignorância e do preconceito que são importantes entraves à utilização desses tipos de materiais.

Primeiramente, foram realizados pesquisas e levantamentos, principalmente pela Internet, identificando alguns materiais ditos como sustentáveis que são produzidos no Brasil de forma "industrial".

Posteriormente, buscaram-se laudos técnicos - formulados especialmente a partir da análise de ciclo de vida - que atestem a sustentabilidade de cada material pesquisado. Contudo, os institutos de pesquisas, como o IPT, não fornecem ao público tais relatórios. Assim, para credenciar os produtos citados foram utilizados como verdade as considerações de algumas instituições e entidades. Conseqüentemente, não foram mencionados todos os materiais tidos como sustentáveis encontrados ao longo do trabalho, assim dos setenta e cinco materiais relacionados somente trinta materiais foram selecionados.

É importante salientar que por questão ética não foram citados, no esboço do guia apresentado, os nomes das empresas fabricantes, porém para facilitar as pesquisas pelos materiais foram identificados em cada ficha as palavras chaves utilizados na pesquisa.

Além disso, os materiais selecionados foram divididos no guia em três grandes grupos: os materiais construtivos sustentáveis, os equipamentos sustentáveis e os materiais produzidos em outros paises com potencialidade de serem produzidos no Brasil.

Com este trabalho, contatou-se que as ações necessárias para se atingir um desenvolvimento mais compatível com os limites ambientais e as necessidades da sociedade devem ser adotadas por todos os ramos de atividade do homem, incluindo a arquitetura.

Dentro deste contexto, a arquitetura sustentável pode contribuir sensivelmente para a resolução das graves crises atuais tão salientadas pelos estudiosos e amplamente evidenciadas na mídia.

Contudo, para tal, é necessário o estabelecimento de parâmetros e diretrizes internacionais, sem com isso perder a referencia local, definindo o que é arquitetura e materiais construtivos sustentáveis e quais são os pontos primordiais para atingi-los.

 

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

bibliografia

topo