logofau
logocatfg
secao 4!

PROJETO DE RECONFIGURAÇÃO LUMINOTÉCNICA DE INTERIORES DO EDIFÍCIO STADIUM

 

Mauricio Focas Carrer

Antonio Carlos Mingrone

O tema de desenvolvimento do TFG é a releitura e nova proposta de projeto luminotécnico para o Edifício Stadium. A escolha por este edifício se justifica pelo fato do empreendimento apresentar um conceito cada vez mais presente na vida moderna, a centralização de diversas atividades em apenas um edifício, que conta com um hotel, flats, escritórios, lojas, etc.

PARTES DESENVOLVIDAS

Ambientes em que foi executado o projeto luminotécnico executivo.

- Pavimento Térreo

HALL DO OFFICE
HALL DO FLAT
HALL DO HOTEL
LOUNGE
SERVIÇOS (ADMINISTRAÇÃO / COPA / REFEITÓRIO)
RESTAURANTE
LOJA
CIRCULAÇÃO

- Sobreloja

ACADEMIA
ADMINISTRAÇÃO
LAVANDERIA
COOFEE BREAK
VESTIÁRIOS
CIRCULAÇÃO
QUARTO DE HOTEL

- Tipologias

ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA
QUARTO DE HOTEL
QUARTO DE FLAT
CIRCULAÇÃO

ETAPAS DO PROJETO

CRITÉRIOS DE DESENVOLVIMENTO

A eleição dos sistemas de iluminação foi dada pelos seguintes pontos:

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

- UNIDADES DE PROJETO: As unidades de projeto foram selecionadas de acordo com a atividade realizada em cada ambiente, considerando fatores como o Rendimento da peça, Nível de Ofuscamento, e Grau de Proteção (IP), que classifica a unidade de projeto pela proteção contra poeira e umidade, além das Curvas Fotométricas, para identificar se a distribuição da luz preencheria os propósitos solicitados.

- FONTES DE LUZ: O critério para a escolha de cada componente foi pautado na relação atividade realizada no ambiente / efeito pretendido, observando-se fatores como: Potência e Grau de Abertura, adequando sempre o fluxo luminoso ou intensidade luminosa de acordo com a necessidade de luz do ambiente, ou aos efeitos de destaque pretendidos. A Eficiência energética e Durabilidade, fatores diretamente relacionados aos custos de manutenção do sistema como um todo, Índice de Reprodução de Cor (IRC), que varia de acordo com o tipo de lâmpada, quase de maneira inversamente proporcional à eficiência energética, sendo a família das incandescentes as com maior índice (100), até as lâmpadas de vapor de sódio, de alta eficiência porém com IRC de 20-39. Outro fator de projeto é a Temperatura de cor, que pode variar da luz amarelada (2700K) até branco-azulado (6500K a 8000K).

- EQUIPAMENTOS DE CONTROLE: Equipamentos auxiliares responsáveis pela limitação de corrente e adequação da tensão. Podem ser transformadores, reatores, fontes ou drivers. Foram selecionados observando-se o Fator de Potência, que indica o nível de eficiência com que a instalação está usando a energia. Reatores de alto fator de potência também evitam o aparecimento de distorções harmônicas, causadores de queda de tensão, ressonâncias, etc...

NORMAS

- NBR 5413 ILUMINÂNCIA DE INTERIORES: Esta norma estipula os valores de iluminâncias médias mínimas para iluminação artificial de interiores.

- EN 12.464 – ILUMINAÇÃO DE AMBIENTES DE TRABALHO INTERNOS: Esta norma desenvolveu algumas revisões nos conceitos de projetos luminotécnicos e no desenvolvimento de novas tecnologias em equipamentos, tanto de iluminação como de controle.

- NBR 10898 SISTEMA DE ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA: Fixa as características mínimas exigíveis para iluminação de emergência. Para este projeto, os sistemas de iluminação de emergência utilizados foram: 1. Sistema Centralizado com Grupo Motogerador, onde as fontes de luz são alimentadas pela rede elétrica da concessionária, sendo comutadas automaticamente para fonte de alimentação de energia alternativa em caso de falha. 2. Conjuntos de Blocos Autônomos, onde as unidades de projeto possuem baterias autônomas carregáveis quando em estado de vigília, não precisando ser alimentadas em caso de falha.

DEFINIÇÃO DO PARTIDO / SISTEMAS

O partido, baseado nos critérios acima, foi então definido de acordo com a hierarquia e contexto de cada ambiente.

Na maioria dos ambientes foi utilizado o sistema de automação com interface DALI (Digital Addressable Lighting Interface). DALI é um protocolo referente a um tipo de padrão de linguagem que permite que equipamentos distintos possam se comunicar . Ele é adotado pelos principais fabricantes de produtos de iluminação, e proporciona grande flexibilidade, pois permite a definição de circuitos não por forma física, mas pela lógica de acendimentos, determinado através de um software. Este sistema possibilita ainda o controle da iluminação através da análise da luz natural incidente e adequação da iluminação artificial a fim de apenas completar o nível determinado, promovendo economia de recursos energéticos e vida útil das lâmpadas.

Nos locais onde a adoção de um sistema DALI fosse inviável devido ao alto custo de instalação, mas o controle da luz seria interessante, como em todos os quartos, por exemplo, foram especificados equipamentos de controle dimerizáveis, suficientes para a criação de cenas e ambientes aconchegantes de acordo com a atividade exercida.

PARÂMETROS DE MANUTENÇÃO

Os fatores de manutenção são tão importantes quanto o próprio projeto, sendo pautados nos seguintes valores: O sobre-dimensionamento, para garantir a iluminância mínima definida para a aplicação. O decréscimo da eficiência da lâmpada decorrente de seu uso e uma variação das características de refletância dos ambientes.

CÁLCULO

Para o cálculo das iluminâncias, foi utilizado o software DIALux, com bases fotométricas das unidades de projetos em arquivos IES. Foram calculados 24 ambientes. Com os resultados dos cálculos, os ambientes foram revistos com base nos níveis de iluminância medidos e os estabelecidos por norma, sendo re-projetados caso não atendessem os requisitos necessários. Foram analisadas as curvas isolux e iluminância ponto-a-ponto.

CONCLUSÃO

Durante o desenvolvimento do projeto, ficou claro a tendência de que os LEDs irão revolucionar a iluminação nas próximas décadas, porém hoje a tecnologia não está completamente desenvolvida para uso amplo e seu custo o torna proibitivo. Os sistemas eletrônicos, porém, já podem ser incorporados aos projetos trazendo grandes benefícios como um todo. Neste trabalho, buscou-se a realização de um projeto aplicável em nível de custos de instalação e manutenção, sendo o resultado coerente com estes propósitos.

 

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

bibliografia

topo