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secao 4!

Design com Consciência Ambiental:

Projeto de Mobiliário Pré-Escolar

Vivian Hashimoto

Maria Cecília Loschiavo dos Santos

O atual modo de vida das sociedades, baseado na demanda constante de matérias-primas e na descarga de diversos tipos de resíduos, já gerou e continua gerando muitos danos ao meio ambiente, como a destruição dos ecossistemas e a diminuição dos recursos naturais disponíveis.

A crescente preocupação com as questões ambientais e o aumento das restrições ecológicas no mercado internacional têm levado as empresas a desenvolverem novas estratégias que permitam o desenvolvimento de produtos inovadores que minimizem os impactos ambientais e não deixem de trazer benefícios econômicos.

Além de crescer no mercado produtivo, a preocupação com o ambiente se espalha pela sociedade, pois os impactos da degradação da natureza se multiplicam. Trata-se de um fenômeno global: os consumidores estão mais conscientes, as leis se tornam mais rígidas, a mídia começa a se interessar pela ética empresarial e a educação ambiental passa das escolas.

Os designers têm um papel fundamental nesse processo, pois como sua atividade é realizada durante a concepção dos produtos, ela permite uma intervenção prévia em relação aos possíveis impactos desses produtos. Muitos problemas podem ser minimizados com a incorporação dos requisitos ambientais desde começo do desenvolvimento do projeto, adotando a visão do ciclo de vida para minimizar o impacto global em todas as fases.

A busca por alternativas possibilita a concepção de produtos diferenciados que promovam vantagens como redução de custos, menor geração de resíduos, inovação, melhoria da imagem da empresa e atração de novos consumidores. Mas com a introdução desses novos requisitos a atividade de projeto se torna ainda mais complexa, e serão cada vez mais necessários informações e instrumentos de suporte para quem projeta. O trabalho contribuiu nesse sentido, e ainda permitiu uma abordagem multidisciplinar, associando conhecimentos de diversas áreas como design, tecnologia, história e meio ambiente.

No desenvolvimento do trabalho, procurou-se discutir as questões relacionadas ao Design Sustentável, definir o conceito de Ciclo de Vida e identificar as estratégias que podem ser adotadas para minimizar os impactos ambientais do produto, tendo como principal finalidade analisar o papel do designer na criação de produtos menos danosos ao meio ambiente. Esse estudo serviu de base para a definição dos conceitos a serem adotados no desenvolvimento do projeto.

O trabalho teve com objetivo o desenvolvimento de um projeto que integrasse as questões ambientais em sua concepção, desde a escolha do projeto a ser desenvolvido e dos materiais a serem utilizados, não deixando de lados os aspectos funcionais, técnicos, ergonômicos, estéticos, econômicos e sociais.

A proposta foi a criação de um móvel pré-escolar, que contribuísse para o desenvolvimento da criança, estimulando a criatividade e a brincadeira e incentivando a integração com o ambiente e a socialização. A escolha se deu pela importância do ambiente e dos equipamentos no aprendizado da criança e porque a educação é a base fundamental para a conscientização da população sobre as questões ambientais.

A primeira etapa do projeto foi a definição dos principais conceitos em relação aos aspectos funcionais, de conforto, construtivos e ambientais, considerando todas as fases da vida do produto. A idéia principal foi tentar criar um módulo que pudesse ser organizado de diversas formas para compor estantes de brinquedos adaptáveis a diversos ambientes. Além disso, procurou-se criar um móvel que pudesse ter outras funções, servindo de apoio para outras atividades, podendo funcionar também como mesas e cadeiras e que através de seu aspecto lúdico também estimulasse a criança a participar e a brincar.

O painel reciclado de embalagens longa vida foi escolhido como material por apresentar tanto vantagens ambientais, como sociais, e ainda se mostrou um material com qualidades técnicas e um aspecto interessante para se aplicado em móveis infantis, pelo seu colorido devido a diferentes tipos de embalagens recicladas.

O móvel foi desenvolvido para que pudesse ser vendido desmontado e ser facilmente montado no local de uso, com número mínimo de fixações, facilitando o transporte e o armazenamento e também qualquer serviço de manutenção, reparo ou substituição de uma das partes, para não ter que trocar o móvel todo. O encaixe entre os módulos foi baseado na idéia do quebra-cabeça para criar uma familiaridade para a criança e incentivar a brincadeira com os módulos.

Durante o desenvolvimento do trabalho, logo se percebeu a complexidade do tema, tanto para tentar definir o conceito de Design Sustentável, quanto para tentar aplicá-lo no desenvolvimento do produto. Apesar de algumas iniciativas e projetos interessantes, existem ainda muitas dificuldades e barreiras, como os investimentos necessários, a falta de apoio do governo e o grande desequilíbrio social. Embora o foco de trabalho tenha sido o papel do design, os aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais são imprescindíveis para que qualquer alternativa sustentável seja viável.

É necessária uma nova oferta de produtos e serviços que garantam o bem-estar da população, mas que reduzam drasticamente os impactos ambientais. Mas para que isso seja viável, os consumidores precisam se conscientizar da importância de suas escolhas e de suas ações sobre o meio ambiente, ou seja, é preciso que as questões ambientais façam parte de seus cotidianos, e a educação é a base fundamental para esse processo. A produção de móveis escolares, que integrem as questões ambientais em sua concepção, pode justamente fazer parte desses programas de conscientização.

Mesmo com todas as dificuldades encontradas e os investimentos necessários, torna-se cada vez mais evidente a importância de criar produtos com consciência ambiental. E ao mesmo tempo isso parece se tornar cada mais viável e capaz de proporcionar vantagens não só ambientais como também econômicas e sociais. É preciso enxergar o Design Sustentável como uma estratégia que pode possibilitar a criação de produtos diferenciados, com novos valores agregados, mantendo a qualidade e sem deixar de atender as necessidades da população.

O trabalho, através de uma ampla abordagem contribuiu para o estudo de muitas questões relativas ao Design Sustentável e para a aplicação prática dos conceitos e estratégias que podem ser utilizados para desenvolver produtos menos impactantes. Apesar de ter ficado claro que muitas questões precisam ainda ser consideradas e aprofundadas para que realmente se possa criar produtos sustentáveis, os designers têm muitas possibilidades de contribuir para esse processo.

 

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