logofau
logocatfg
secao 4!

projeto de Livro sobre a criação de cenários em desenhos animados

 

william shoiti saito

Sérgio Régis Moreira Martins

ESCOLHA DO TEMA

A idéia de realizar estre projeto originou-se do meu interesse em desenhos animados e em todo o processo que envolve a criação de animações, somado ao fato de que existem poucas publicações nacionais relacionadas ao assunto.

A intenção do trabalho era tratar a animação enfatizando sua característica de obra cinematográfica, falando sobre escolha de ângulos de câmera, enquadramentos, linha de ação, enfim, mostrando que não basta apenas ter um personagem se movendo pela tela para contar uma história. Portanto, a idéia era mostrar alguns desses outros aspectos - que não a animação dos personagens - mais ligados com a criação de cenários bidimensionais, que quando bem realizados conseguem se passar por um ambiente tridimensional.

PESQUISA

O trabalho de pesquisa se restringiu aos aspectos que envolviam o desenvolvimento do cenário, as técnicas, escolha do ângulo de câmera, tipos de cenário e movimentos de câmera.

DESIGN

O livro tem como objetivo ser didático e possibilitar uma leitura fácil. Ele se apóia bastante em desenhos que exemplificam o que está sendo dito no texto, de uma forma que o texto por si só não conseguiria. Ao mesmo tempo em que era realizado o trabalho de pesquisa, os alunos Eliane Kotsubo, Marcus Takano, e eu estivemos envolvidos na criação de um curta de animação, que serviu como 'canteiro de obras' para experimentar alguns dos conceitos que aparecem no livro, e de onde foi retirado algumas imagens que fazem parte do livro.

Formato

O formato do livro foi escolhido com base nas figuras dos cenários, que eram o tema principal. Então deveria haver espaço para que elas pudessem ser dispostas com maior destaque, uma vez que muitas delas tinham largura muito maior do que a altura. E por razões de economia a página tem um tamanho um pouco menor que uma folha A4, para que as páginas pudessem ser impressas em folhas deste formato e ainda ter uma margem de sangria.

dimensão do livro fechado: 260mm x 190mm

Grelha

Cada página é dividida em 4 colunas, com espaçamento de 4mm entre elas, dando uma relativa flexibilidade para a diagramação e de forma que pudessem ser usados blocos de texto menos largos e mais convidativos à leitura.

Margens externas: 25mm
Margens internas: 15mm
Margens superiores: 34mm
Margens inferiores: 42mm

Texto

O livro é composto quase inteiramente pela fonte FrutigerNext e algumas de suas variações. A fonte Meta é utilizada para os algarismos que marcam as páginas.

ítulos de capítulo: FrutigerNextBold 18
subtítulos A: FrutigerNextBold 11 em caixa alta
subtítulos B: FrutigerNextBold 9
texto principal: FrutigerNextLight 9/11,2
legendas: FrutigerNextLight 8/10
títulos correntes: FrutigerNextLight 9
algarismos do sumário: Meta 11
numeração das páginas: Meta 9

Papel e Impressão

Sendo a impressão em pequena escala era preferível que fosse feita de forma digital, para redução de custos.

O papel é um couché fosco de 115 g/m2, para que as figuras e cores do verso das páginas não interferissem na frente.

Devido ao formato do livro era mais adequado que possuísse uma capa rígida que facilitasse o manuseio.

CONTEÚDO DO LIVRO

O conteúdo do livro foi diagramado de acordo com uma faixa horizontal que o percorre por inteiro, dando uma maior unidade entre páginas, e valorizando seu formato 'paisagem'. Tarjas coloridas distintas identificam cada capítulo, esses elementos ajudam o leitor a se lembrar em qual capítulo ele se encontra, e servem como suporte para o título de capítulo recorrente e numeração das páginas. Sombras foram colocadas abaixo dessas tarjas e em outros elementos, de modo que pareçam 'flutuar' sobre a página, como se o livro também fosse composto em camadas, assim como um filme de animação.

ILUSTRAÇÕES

Além das cores, os capítulos são separados por uma ilustração, que simula o prolongamento da tarja colorida do capítulo em questão. As ilustrações foram concebidas dentro do mesmo espírito que o título do livro propõe. São figuras que têm uma tridimensionalidade forte, representada pela variação de espessura e cor das faixas, porém seu caráter bidimensional, sua 'farsa', é denunciada pela sombra, revelando sua identidade, como se fossem recortes de papel dispostos sobre um plano.

Histórico

A ilustração que abre este capítulo é baseada na passagem do tempo. Apresenta um movimento fluido que lembra páginas de um livro.

Composição

Refere-se a algo visualmente planejado e organizado de acordo com a visão de um artista. Quadrados com um alinhamento bem definido compõe essa ilustração.

Movimentos de câmera

O movimento é representado como se fosse a trajetória de uma câmera ao redor daquilo que está sendo captado, formando alguns padrões circulares, e formas que se afastam e se aproximam do centro.

Tipos de cenários

Ela tenta representar sutilmente diversos tipos de cenário, distorcidos, panorâmicos e de diversas camadas.

Layout

Essa ilustração pretende enfatizar o processo de criação de um cenário, através de linhas que lembram as linhas de apoio que definem as formas em perspectiva a partir de um ponto de fuga.

ANIMAÇÃO

A idéia era fazer animação da maneira tradicional, desenhada quadro-a-quadro em papel, opondo-se às animações que atualmente dominam a internet, feitas com gráficos vetoriais e utilizando programas que facilitam a animação, que quando mal utilizados tornam o movimento muito artificial.

Por motivos de preferência pessoal e economia, adotamos uma linguagem mais semelhante aos desenhos animados japoneses, ou anime. Essas animações tem como característica explorar ângulos de câmera mais ousados, e imagens que envolvem menos animação de personagens, além de usar uma linguagem mais próxima dos mangá, por exemplo, trocando o cenário por texturas que sugerem estados psicológicos como tensão, sensualidade, raiva, entre outros. Estes recursos fazem com que os custos de produção sejam reduzidos, e com menos quadros para desenhar, as imagens podem ser trabalhadas mais refinadamente.

 

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

bibliografia

topo