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secao 4!

Estrada de Ferro Madeira-Mamoré:

estudo e proposição para área urbana em Porto Velho

Karen Migliorini Pires de Campos

Nuno de Azevedo Fonseca

Proposta de estudo e intervenção em área urbana do município de Porto Velho, Rondônia,pertencente ao patrimônio imóvel da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que constitui o mais importante patrimônio histório do Estado.

A ferrovia concluída em 1912 foi desativa e erradicada em 1966, tendo grande parte de seu acervo jogado em meio a mata ou vendido como sucata.As instalações ferroviárias foram abandonadas ou serviram aos militares até meados de 1980, quando o pátio dos trens junto ao marco inicial em Porto Velho passou por reformas e os 14 primeiros quilômetros da linha férrea foram restaurados com finalidade turística.

Os passeios turísticos pararam em 1998 e o pátio perdeu a manutenção e vigilância sendo alvo de dilapidações e furtos.

O perímetro urbano pertencente a ferrovia apesar de juridicamente ser protegido de ocupação irregular é ocupado de forma desordenada, com pouca infra-estrutura básica e agreções sobre os elementos históricos do espaço como alinha férrea e o Cemitério da Candelária além das áreas de mata preservada e de proteção de mananciais.

Há também neste espaço o Porto Cai Nágua destinado ao transporte de passageiros e produtos hortifrutigrangeiros com péssimas condições de saneamento e infra-estrutura.

Nossa proposta é um plano de ações elaborado à partir de um estudo de zonas, observando suas carácterísticas e necessidades prioritárias.

São definidas quatro zonas:

1 - Zona de preservação ambiental - refere-se ás áreas de proteção de manaciais de de mata nativa melhor preservadas.Nestas áreas constituiriam reservas de preservação com possibilidade de anexação de atividade de educação ambiental e arborismo;

2 - Zona de preservação histórico-ambiental - representa a área do Cemitério da Candelária, cujo valor histórico enquanto patrimônio junto a mata reconstituída cria um roteiro de passeios com paisagens inusitadas bastante apreciado pela população;

3 - Projeto urbano - Parque Madeira-Mamoré - trata-se de um projeto de requalificação do pátio da ferrovia extendendo-se até oatual Porto Cai Nágua que também é reformulado;

4 - projeto urbano - Beira Rio - cria um espaço público em continuidade ao parque Madeira-Mamoré junto a orla fluvial e uma avenida homônima.

Dentre as quatro zonas, o projeto urbano Parque Madeira-Mamoré recebe destaque no contexto do trabalho por representar uma grande área com grande concentração do patrimônio histórico,localizada bem no centro urbano e comercial de Porto Velho e com grande potêncial turístico, perceptível pela intensa procura do espaço pela população apesar das más condições de conservação do pátio, que além do patrimônio histórico tem a vista do pôr-do-sol sobre o Rio Madeira como uma de suas principais atrações.

É dado um novo desenho paisagístico a todo o espaço e a orla fluvial é redefinida com dois aterros que criam espaços junto ao rio e calçadões. À esta paisagem são anexados elementos que constituem novas atividades de lazer no parque como quadras, playgrounds e passarelas por entre a mata que dão acesso aos mirantes e passeios de cegonha (automotriz sobre trilhos movida pela força humana), aproveitando-se trechos de trilhas e máquinas inativos.

Os edifícios históricos passam por processos de restaurção, recuperam suas funções originais ou são abrigam novas atividades como um auditório rústico e espaço para exposições. Da mesma forma, são recuperados máquinas e vagões e trazidas locomotivas e outras abandonadas em meio a mata, mesmo sem condições de recuperação para uso. neste caso, as máquinas receberiam tratamento adequado, mantendo o aspecto de envelhecimento porém protegidas das condições climáticas.

Novos edifícios são propostos mais próximos à região do Cai Nágua para reduzir seus impactos sobre a paisagem original do pátio. São eles:

- um museu - destinado a abriagr não apenas o acervo ferroviário como outros acervos ligados a diferentes épocas da história de Rondônia como o acervo arqueológico e o Acervo Histórico e Geográfico do Estado de Rondônia;

espaço regional - aproveita um edifício recente feito para um mercado de pequeno porte para criar um centro comercial para produtos regionais e artesanais, uma reinvidicação antiga no município;

- porto de passageiro - um porto destinado a atender a população separada do transporte de produtos, podendo assim dar melhor infra-estrutura, segurança e conforto a atividade;

- porto ribeirinho - porto apenas para produtos hortifrutigrangeiros adaptado às necessidades específicas da atividade;

mercado - está localizado em frente ao porto ribeirinho de modo a simplificar o abastecimento, razão pela qual tem dois grandes bolsões de estacionamento que visam servir não apenas às cargas e descargas de caminhões como à população que freqüenta o parque e o Espaço Beira Rio. Ele substitui o atual mercado localizado na avenida Faquhar cujo espaço físico tornou-se pequeno para a demanda, além de proporcionar melhores condições de higiene, ventilação e comercialização de produtos.

O espaço beira rio da continuidade paisagistica ao parque, sendo pensada como espaço de passeio lazer e atividades esportivas. Contém uma ciclovias, mirantes, conjuntos de quiosques, playgrounds e outros equipamentos próprios a este tipo de espaço como bancos, bebedores, orelhões, etc. Este espaço também compreende a linha férrea, criando uma faixa de proteção aos trilhos, separados dos tráfego de veículos e pedestres por canteiros.

A avenida que margia este espaço urbano se prolongaria até a Vila Candelária conectando-se a Estrada da Candelária.

O triangulo de trilhos de manobras (que dá nome ao Bairro do Triângulo) junto a esta avenida é desocupado e recebe o projeto de uma praça.

anto Antônio por se tratar de uma região de grande potencial turístico por seu valor histórico e beleza natural da cachoeira alí existente, recebe um plano de diretrizes que visam restauração e preservação do patrimônio local melhoria de infra-estrutura de apoio ao visitante e um aquecimento das atividades comerciais de forma a dar melhor respaldo econômico a população residente.

 

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