logofau
logocatfg
secao 4!

POSTBAG - A inovação para a bolsa dos correios

 

JULIANA MEGUMI OZAKI

Sérgio Régis Moreira Martins

O carteiro é o profissional responsável pela distribuição de toda a correspondência do país. Observando suas condições de trabalho, uma coisa chamou muito a minha atenção: a bolsa utilizada para carregar as cartas.

Decidi, então, fazer o re-design desse objeto, iniciando o processo de desenvolvimento do projeto através de uma pesquisa de campo feita com 15 carteiros para analisar melhor sua rotina de trabalho e suas insatisfações, focando nos problemas relacionados à sua bolsa, que é o objeto de trabalho.

Sua jornada de trabalho é de 8 horas diárias, começando às 8hs da manhã, de segunda a sexta-feira, sendo que o período da manhã é destinado à separação das cartas e a sua entrega é feita somente na parta da tarde. Seu percurso varia de 3km a 8km, e sua bolsa geralmente pesa de 8kg a 10kg.

Sobre a bolsa, as maiores insatisfações foram em relação:

- ao material do qual ela é confeccionada, que por ser um nylon não impermeável, não oferece proteção alguma ao seu conteúdo, fazendo com que as correspondências fiquem molhadas nos dias de chuva;

- à alça desconfortável, que é relativamente estreita em relação à carga que precisa ser suportada em apenas um ombro da pessoa que transporta a bolsa e por ter um acolchoamento localizado muito rígido, que não proporciona o conforto necessário;

- ao seu tamanho e formato, que não permitem uma boa distribuição do peso, podendo este chegar a até 10kg.

A bolsa atualmente utilizada pelos carteiros tem um compartimento principal com aproximadamente 30cm (larg) x 40cm (alt) x 20cm (prof), além de ter um bolso interno, um bolso externo e um porta. Seu fechamento é feito através de velcros nas bordas das tampas (outra reclamação dos profissionais, que consideram esse sistema ineficiente, pois não é nada prático e a bolsa acaba ficando aberta) além de um fecho plástico. Sua alça é muito estreita e o nylon do qual é feito o corpo da bolsa não é impermeável, fato que é um problema nos dias de chuva.

NOVA PROPOSTA: POSTBAG

A Postbag é uma prosposta inusitada e irreverente para os carteiros: são duas bolsas para serem carregadas nas laterais do corpo, que com o puxar das fitas de nylon que provém de suas alças, transformam-se em uma mochila.

Esse projeto tem como principal objetivo melhorar as condições de trabalho do carteiro através da introdução de um novo tipo de mala que solucione os problemas apontados por eles mesmos, os usuários.

- Material utilizado: o material utilizado em sua confecção foi o nylon ripstop, que é um tecido de nylon com uma trama quadriculada que incorpora fibras largas intercaladas com fibras mais estreitas, feitas de um polímero que é esticado ao máximo até se tornar duro. Neste ponto o material está no ponto de tensão máxima, tornando o tecido incrivelmente resistente, que não rasga e nem desfia. É leve, impermeável e é muito utilizado na confecção de balões, pára-quedas, parapentes, pipas, equipamentos de camping (barracas, sacos de dormir) e muitas outras aplicações que solicitem um material leve e resistente.

Para impermeabilizar totalmente a bolsa, propõe-se uma costura selada eletronicamente para a sua confecção, impedindo que a água penetre pelas mesmas. Além disso, haverá abas ao longo dos zíperes para proteger essas áreas e dificultar que a água atinja os mesmos e molhe o conteúdo interno.

- Corpo principal: tem dimensões de 35cm x 28cm, com profundidade de 4cm na base e 14cm no topo. Conta com uma ampla abertura que facilita o acesso ao conteúdo interno, pois tem um zíper que percorre toda a tampa e vai até uma das laterais. Esse zíper tem dois cursores, fato que permite que a abertura e fechamento sejam feitos nos dois sentidos. A bolsa atual dos carteiros é fechada com velcro e um fecho plástico, que não são práticos.

- Bolso externo: tem dimensões de 35cm (largura da bolsa) x 20cm. O zíper tem dois cursores que permitem que ele seja aberto e fechado nos dois sentidos, com o intuito de facilitar o acesso ao seu conteúdo tanto quando as bolsas estiverem separadas ou quando elas estiverem em forma de mochila. Nesse bolso o carteiro pode guardar seus pertences pessoais como capa de chuva e óculos de sol.

-Bolso interno: tem dimensões de 26cm x 16cm e fechamento com zíper. Nesse bolsos podem ser guardados documentos importantes ou coisas de valor.

-Alças: agora com 6,5cm de largura, são revestidas de nylon ripstop e acolchoadas com espuma pack, proporcionando um conforto maior ao usuário. São conectadas à bolsa através das fitas de nylon BMR com 25mm de largura com mosquetões de plástico em suas extremidades, que encaixam nas meia-argolas de plástico presas ao corpo principal da bolsa. Todas essas fitas de nylon têm comprimento regulável, feito através dos fechos de plástico que permitem esse ajuste.

Conclusão

A Postbag visa melhorar as condições de trabalho do carteiro, que hoje transporta uma quantidade significativa de correspondências (até 10kg) em apenas uma mala. A má distribuição de peso e conseqüente esforço em um só ombro, aliados ao tempo prolongado de atividade (variando de 3 a 4 horas diárias) podem causar danos à integridade física do profissional. Sobre todos esses fatos, ainda existe o problema da permeabilidade da bolsa, a qual não oferece a devida proteção ao seu conteúdo nos dias chuvosos.

Essa nova proposta apresenta uma solução para esses problemas: permite a distribuição da carga em duas bolsas, as quais possuem alças mais largas e acolchoadas que proporcionam mais conforto ao usuário; são confeccionadas em material impermeável e com costura eletrônica selada, além da preocupação em proteger as áreas dos zíperes, que ficariam vulneráveis à água caso não existissem as abas protetoras; continuam sendo leves pois essa é uma das propriedades do nylon ripstop; por fim, seu mecanismo inovador permite a transformação dessas duas malas em uma mochila, proporcionando praticidade no transporte do material em trechos do percurso do carteiro, quando ele não estiver entregando as cartas.

O trabalho resultou em uma proposta interessante para a bolsa dos carteiros, pois atende às principais solicitações feitas por esses usuários, além de ser dotada de um design inusitado.

 

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

bibliografia

topo