logofau
logocatfg
secao 4!

Acústica e Arquitetura - Projeto Sede Vivendo com Arte

 

Luis Henrique Tachibana

Reginaldo L. Nunes Ronconi

Desde 2001, a ONG Projeto Vivendo com Arte tem como objetivo buscar a inclusão social de 90 crianças das Comunidades de Paraisópolis e Jardim Colombo, oferecer suporte cultural através das artes, esportes e atividades diversas, sempre condicionadas à freqüência e aproveitamento escolar e estabelecem um vínculo afetivo e de co-responsabilidade na construção e transformação do cotidiano.

Sem uma sede concretizada, as atividades se realizam nos fins de semana, em uma escola municipal localizada no interior da favela do Paraisópolis. Com a doação de um terreno da empresa Nutrin Sistemas de Alimentação Ltda, as atividades desta ONG terão agora grandes melhorias, com a construção de uma sede de atividades. E neste contexto, a arquitetura tem o papel de proporcionar ambientes de grandes qualidades para os usuários, tentando chegar em condições corretas de implantação.

Arquitetura deve funcionar de acordo com o seu uso. Isso quer dizer, que o objetivo de um projeto de arquitetura é moldar uma situação para melhor atender às atividades previstas, e então focar nos detalhes mais relevantes do caso. A grande ferramenta do arquiteto é a capacidade de compreensão de espaços físicos em diversas escalas, levando a uma percepção nos diferentes níveis que englobam desde a visão urbana até a escala dos objetos manipulados.

Conhecer os clientes, seus cotidianos e hábitos é uma forma importante de se formar um partido para um projeto arquitetônico. Através destes conhecimentos é que se cria uma arquitetura que possa moldar aos costumes do usuário. Os perfis de clientes são bastante variados, e as formas de se lidar com estes também se tornam bastante distintas. O papel do arquiteto nessa relação é nortear e reger a evolução do projeto, de forma a sempre visar uma evolução produtiva, incorporando os elementos relevantes.

Os conceitos de conforto ambiental na arquitetura são baseados nas sensações humanas. Pode-se afirmar que a arquitetura tem uma grande responsabilidade em proporcionar ambientes de qualidade para as atividades humanas e dependendo do caso, essas questões podem ser cruciais já na elaboração do partido de um projeto, servindo como elemento norteador conceitual; o que remete a um trabalho de um especialista já nesta etapa inicial de concepção.

Em situações em que a acústica está envolvida diretamente com a atividade principal daquele ambiente, os estudos podem chegar em grandes profundidades, para um melhor desempenho. Ter um espaço preparado para receber atividades musicais geralmente demanda um tratamento especial, para que tanto a performance quanto a audiência sejam privilegiadas, nas atividades.

Conceitos de estrutura, conforto ambiental, adequação ao uso, entre outros são os problemas comuns dos projetos arquitetônicos e devem estar sempre incorporados com propriedade, nos estudos iniciais.

Assim, o arquiteto deve conseguir trabalhar com referências e noções plausíveis, não hesitando em promover o trabalho multidisciplinar mesmo nos momentos iniciais de projeto evitando assim conflitos comuns na atividade profissional.

Hoje, os melhores edifícios brasileiros de acústica são voltados para as camadas mais altas: teatros, grandes auditórios, estúdios de gravação e outros. Enquanto isso, as camadas mais baixas que se interessam pela música, acabam praticando em situações improvisadas, devido a uma restrição econômica.

A intenção deste projeto é criar um ambiente de grande qualidade, mesmo que o intuito seja atender uma comunidade carente. Apesar das condições, pode-se chegar a um resultado alto, atendendo a finalidade da ONG Vivendo com Arte, que é a integração através das atividades culturais.

Ter um edifício de grande qualidade projetado especialmente para este intuito faz todos os membros de uma ONG trabalhar com mais ânimo e vontade. Os mentores passam a confiar mais no resultado do trabalho, visando não apenas uma elevação socioeconômica, mas também uma conseqüente qualidade de resultado artístico que é uma grande preocupação destes profissionais.

Criar um ambiente correto para determinada atividade traz inspirações espontâneas para os praticantes e para os espectadores receptores, as artes produzidas ali se tornam mais interessantes realçando as qualidades. Ou seja, o ambiente em si já induz e estimula o acontecimento daquelas atividades.

Arquitetar não é o simples ato de conceber um espaço e sim o fazer de acordo com sonhos de situações para a vida. E através disso, cria-se uma base da criação da vida social que necessita de condições positivas e corretas de um ambiente para as devidas realizações.

Para isso acontecer, um bom entendimento da vida do ser humano deve existir, para que uma boa arquitetura abrigue de forma correta as atividades vividas pelas pessoas.

Ficha técnica

cliente
Projeto Sede Vivendo com Arte

dados gerais
Local: Rua Laerte Setúbal, altura do n300 - São Paulo, SP
Data do projeto: agosto/2007
Área do terreno: 4400m²
Área de construção do projeto: 1870m²

projeto
Trabalho Final de Graduação, Luis Henrique Tachibana, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade de São Paulo

programa
1 Sala para ensaio do Coral
3 Sala para aula de instrumentos musicais
1 Sala para aula de musicalização
1 Sala para aula de dança e expressão corporal
3 Salas para aulas de reforço escolar/inglês
1 Sala de múltiplo uso (atelier)
1 Sala para aula de informática
1 Biblioteca/Sala de Vídeo
Administração/secretaria/diretoria/
1 Auditório
Depósitos
Vestiários
Banheiros
Cozinha com dispensa e refeitório
Oficinas

 

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

bibliografia

topo