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secao 4!

Produtora Hipermidiática

 

Rodrigo De Pizzol Mattos

João Carlos de Oliveira César

O tema escolhido consiste no projeto de um edifício destinado a produções áudio visuais adaptadas a "novas mídias" digitais.

O edifício deve contar com um espaço dinâmico de criação para produções áudio-visuais destinadas à internet, televisão convencional, mídias digitais, Cinema, Celular e outros meios de comunicação, além de animações digitais e programação visual.

O Projeto exigiu de uma etapa extensa de levantamento de necessidades para a funcionalidade adequada do edifício. Este levantamento tomou grande parte do tempo de conclusão do projeto, já que não há prédios específicos preparados para este novo mercado.

Finalizado este processo a próxima etapa foi a construção de um organograma de funcionamento para uma produtora de médio porte.

A etapa seguinte foi a escolha do terreno. A região escolhida foi um terreno ainda vazio próximo ao quilometro 23 da Rodovia Raposo Tavares. Esta escolha teve como principal ponto a necessidade de que o local fosse silencioso, tendo em vista os vários ambientes isolados acusticamente para este tipo de ambiente. Esta região tem transporte público em suas proximidades, o que elimina o problema de transporte.

O Edifício tem um eixo central de criação que se liga a espaços de produção e finalização também conectados entre si. A intenção é provocar unicidade de criação. A hipermídia, que consiste na união dos mais diferentes tipos de mídia é uma tendência hoje. O objetivo foi que o edifício fizesse uma analogia física para esta concepção de interação das mídias.

O edifício teve a necessidade de isolamentos acústicos e controle de refrigeração para alguns ambientes, devido ao tipo de utilização. O ar condicionado tornou-se necessário pára atender aos ambientes, já que muitos usam maquinas poderosas que exigem refrigeração constante. No entanto a ventilação natural também foi utilizada através de um estudo dos ventos que previu que aberturas permitissem a entrada de vento nas estações quentes.

Justificativa do Tema

Escolhi como tema, o projeto de uma produtora de "novas mídias" áudio-visuais, por acreditar na necessidade de novos programas arquitetônicos para produtoras deste ramo.

A produção áudio-visual se desenvolveu em grande velocidade durante o século passado. A invenção do rádio e da TV mudou a maneira que nos comunicamos e nosso estilo de vida. Cada vez estamos mais conectados através dos meios de comunicação, que por sua vez se tornam cada vez mais interativos.

Os meios de comunicação massa foram os maiores responsáveis pelo fenômeno que chamamos de Globalização. É verdade que este fenômeno é carregado de conotações negativas. A manipulação dos meios de comunicação pode ter influenciado negativamente as pessoas durante décadas. No entanto, através destes meios, pessoas isoladas do mundo puderam ter acesso a uma grande quantidade de informações.

A revolução digital trouxe a tona uma nova possibilidade, que a muito tempo se questionava. Os meios de comunicação estão se tornando cada vez mais interativos e não há como discutir a potencialidade das novas mídias que estão surgindo.

Para explicar melhor o que e quais são estas novas mídias. As novas mídias surgiram a partir do desenvolvimento do digital, ou seja, sistemas codificadores de sinais binários. Através destes códigos binários, os cientistas perceberam que poderiam processar uma quantidade enorme de informações, em pouquíssimo tempo. Surgiram os primeiros computadores, e mídias de grande capacidade de armazenagem, como o Compact-Disk e depois o DVD. O desenvolvimento de a diminuição do tamanho dos processadores permitiu que cada vez fossem menores os espaços necessários.

Isto trouxe grandes vantagens para os meios televisivos. As câmeras, que eram dom tamanho de um carro, passaram a ter dispositivos eletrônicos digitais de capitação de luz, e algumas, de muita qualidade ficaram do tamanho de uma palma da mão.

A internet foi então o grande protagonista da globalização, e com grande vantagem sobre os outros meios: através da net, o individuo pode selecionar o que deseja ver e responder à informação. Este individuo dessa nova deixa então de ser passivo, e este é o grande diferencial.

Do computar nasce a realidade virtual, e da internet a TV evolui, surgindo a TV digital, pauta de grandes discussões no Brasil, e que será implantada nos próximos anos. Diferente da TV convencional a TV permite a interatividade, tem melhor qualidade, além de não ter as limitações de freqüência da TV analógica, o que permite a geração de muitos outros canais.

Acompanhando esta tendência, as produtoras cada vez mais crescem. Devido à grande crise que atingiu as gravadoras e as emissoras de TV, é crescente a procura destas corporações pela terceirização da produção de seu material áudio-visual. Emissoras como a Globo e a Bandeirantes, já possuem em sua grade uma serie de programetes produzidos em pequenas produtoras. As gravadoras, por sua vez, em grande crise econômica, começam a perceber, que sua sobrevivência depende cada vez mais de administrar a carreira de seus artistas, do que tomar conta de toda a produção técnica.

Emissoras, Gravadoras e agencias de publicidade começam a perceber a importância de lançar seus produtos em novas mídias. Visualização de pequenos filmes comerciais e participação de promoções através de celulares são cada vez mais comuns. Programas de TV ganham sites de grande interatividade, acessados largamente por espectadores assíduos. Muitas bandas têm ganhado notoriedade através da divulgação de seu material em sites de internet.

O que isso mostra é que hoje os meios se diversificam em uma velocidade enorme. Um produto para ser lançado, não tem mais a escolha de um ou dois meios de comunicação para ser apresentado, mas sim, uma série deles. No entanto, é importante que este produto, seja ele um filme, uma banda, uma marca de cerveja ou um Reality-show, apresente nessas diversas mídias, uma linguagem única. Por isso uma produtora que acompanhe estas novas mídias e adapte melhor seu produto a elas, terá um mercado no futuro de grande valor.

 

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