logofau
logocatfg
secao 4!

sesc são bernardo

shin ithi ino

Fábio Mariz Gonçalves

Nas grandes cidades está cada vez mais difícil o acesso ao espaço de lazer e socialização para a população. Principalmente para as populações mais jovens. Devido à mudança brusca do estilo de vida e o comportamento social nos últimos 20 anos, podemos dizer que isso reflete nos estilos de vida das crianças, pois cada vez mais é notório a carência de espaço de lazer e de recreação para os jovens.

Com a globalização da economia e o desenvolvimento tecnológico, o mundo vem sofrendo grandes mudanças, e conseqüentemente as pessoas vêem suas vidas afetadas e procuram se encaixar nesse novo conceito de vida, que envolve uma grande necessidade de melhoria da qualidade de vida, e, para isso, é usado o lazer.

Tomando como base o grande problema em relação ao lazer, a maior parte das pessoas tem como atividade principal o trabalho e nele gasta grande parte de seu tempo e energia, podemos concluir que ele é muito pouco valorizado hoje em dia no mundo e com isso o turismo, que é uma forma de lazer, pode ser visto prejudicado também, apesar de ser uma das atividades econômicas que mais cresce no mundo.

Brincar de bolinhas de gude, carrinho, pega-pega, passar anel, rodar pião, empinar pipa, pular corda, bater bola na rua com a molecada eram as brincadeiras de antigamente. Hoje em dia é raro ver uma criança na rua se divertindo dessa maneira. A tecnologia e a violência restringiram as brincadeiras, substituídas por horas e horas na frente do computador ou da televisão.

Os jogos eletrônicos têm sido um dos meios de entretenimento mais utilizados pelas crianças e jovens. A cada dia ficam mais tempo ocupados em passar fases e vencer obstáculos, empenhados em administrar cidades ou até mesmo disputar corridas alucinantes. Diante de tantas novidades tecnológicas, os pais ficam apreensivos, muitas vezes sem saber como lidar com essas novas mídias.

Segundo levantamento realizado em São Paulo pelo Instituto de Pesquisa de Opinião Ipsos Brasil, 53% das crianças entre 10 e 12 anos das classes A e B acessaram pelo menos uma vez a internet nos últimos 30 dias. Nas classes C, D e E, foram de 14%, o que revela o caráter elitista que a rede ainda tem no país. A média de uso da internet para essa faixa etária, de 26%, já é superior à da população como um todo, que fica em 25%. A pesquisa revela que crianças de 10 anos que usam internet são particularmente fascinadas por duas coisas: mensagens instantâneas e jogos on-line.

A conclusão é que os brinquedos e brincadeiras das crianças e adolescentes já não são os mesmos. Hoje vivem imersos em tecnologias, games, DVD, internet e computador que fazem parte do dia-a-dia, pois dele dependem para estudar, fazer a tarefa de casa, pesquisar na internet, e até para se comunicar com os amigos através dos chats de bate papo e programas de comunicação instantânea. Assim como o computador, o celular, a câmera digital, o tocador de mp3 são acessórios essenciais para essa garotada, que hoje substituem os antigos diários e agendas por blogs, e começam e terminam namoros através da internet.

A escolha do local do projeto foi uma das primeiras etapas para o desnvolvimento do trabalho. O projeto foi desenvolvido em um terreno localizado na regição central do município de São Bernardo do Campo, onde funcionava um atigo Best Shopping, um Shoppingcenter que apesar de estar localizado em um local privilegiado , pois um prédio implantado em área nobre de São Bernardo e em condições logisticas favorecidas pela proximidade com a Via Anchieta, teve portas fechadas devido ao seu passado de dificuldades sofridas ao longo do seus funcionamentos.

O lazer não é uma obrigação, existe o cansaço, mas diferente do cansaço do trabalho. É uma forma de extravasar o estresse, e cada vez mais importante para a sociedade, visto que o lazer tem como melhorar o rendimento de um indivíduo no campo de trabalho, e que proporciona o bem estar social, justamente o motivo que deu a origem do SESC.

Creche, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, Medicina Preventiva e de Apoio, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Plásticas, Dança, Artesanato, Biblioteca, Esporte, Ação Comunitária e Assistência Especializada compõem o amplo leque de serviços que o SESC oferece ao trabalhadores do comércio de bens e serviços e à comunidade em geral.

 

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

bibliografia

topo