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secao 4!

Redesenho do galão de 20 litros de água mineral

 

Cíntia Capelhuchnik

Julio Maia de Andrade

A proposta deste trabalho consiste em desenvolver uma solução para o garrafão de 20 litros de água mineral.

O garrafão de 20 litros é uma opção usada por muitos como alternativa de suprimento de água potável já que é simples e disponibiliza um dos mais baratos litros de água ao consumidor. Porém, seu sistema de funcionamento e suas características formais apresentam diversas falhas.

A embalagem apresenta problemas e dificuldades destacando-se das demais embalagens do mesmo produto. Enquanto todas as formas de venda de água mineral preservam cautelosamente seu conteúdo, o garrafão deixa muito a desejar, comprometendo a qualidade da água que chega ao consumidor.

Apesar dos pontos fracos, o garrafão se distingue por ser reaproveitável e fazer parte de um complexo sistema de venda e distribuição. Essa característica remete a ideais modernos e atuais de ciclo de vida dos produtos, que visam otimizar o uso.

Isso evidencia um grande potencial do garrafão que pode ser aprimorado.

Em termos de ergonomia e relação usuário-produto, uma questão importante é a falta de praticidade no uso do garrafão (pesado e difícil de manusear), e dos acessórios desenvolvidos para ele; além da falta de higiene.

Tendo em vista uma solução para estes problemas foi desenvolvido um estudo do produto (água mineral) e do garrafão que o contém, avaliando diversas situações de uso e fases do sistema que envolvem estes produtos, para poder chegar à resposta adequada.

A idéia é não se prender somente a um objeto de estudo, mas englobar na solução todo o sistema que gira em torno da existência do produto, e que consequentemente influencia no desenho da forma e no seu desempenho junto ao consumidor.

O resultado a ser atingido com este trabalho consiste em um projeto que permita a adequação de forma, uso e função (com soluções que podem variar de nova embalagem a novos acessórios) agregando valor sem aumentar seu custo/preço. Isto significa simplesmente tratar o produto com o mesmo respeito com que ele é tratado quando vendido em outros formatos de embalagem.

Foi usada uma metodologia de projeto para facilitar o caminho até o desenho final. O primeiro passo é conhecer bem o produto com o qual se vai trabalhar; neste caso a água mineral e o garrafão. Fazer pesquisas e comparações com produtos similares, para entender seus potenciais e suas limitações.

Todo produto faz parte de um amplo sistema que permite sua existência. Este sistema define o ciclo de vida do produto e consiste basicamente em pré-produção, produção, distribuição, uso e descarte. No segundo passo de projeto é necessário entender bem em qual sistema o produto estudado está inserido e qual seu ciclo de vida, para poder criar um design que se preocupe com todas as partes, ou seja, com o produto como um todo.

A partir daí já se pode focar mais especificamente no objeto, buscando identificar os problemas que devem ser resolvidos. No caso do garrafão, é necessário estudar também os acessórios que permitem o seu uso, pois não é possível utilizar o garrafão sozinho.

unto a isso, é necessário fazer também uma análise dos produtos relacionados existentes no mercado. Esse estudo mostra as soluções já encontradas para que não se repita algo que já existe, identifica pontos isolados de referências a serem aproveitadas, além de falhas a serem evitadas.

Tendo uma base forte e bem fundamentada, é possível estabelecer metas de projeto. Isto implica em definir demandas e desejos para o produto a ser criado. As demandas consistem em condições obrigatórias para o sucesso do produto, enquanto os desejos são características desejáveis aos produtos para diferenciá-los e agregar valor.

Alguns problemas primordiais foram detectados e serão as principais demandas do produto. Estes consistem na dificuldade de virar o garrafão e de levantá-lo do chão, e nos problema de higiene. A solução para estes problemas pode estar tanto no garrafão em si, como em um acessório; devendo ambas as possibilidades ser estudadas.

Outras demandas (secundárias) podem ser identificadas. O garrafão ele deve continuar a oferecer um preço vantajoso ao consumidor, mantendo seu sistema retornável e reciclável, além de evitar o desperdício e garantir uma boa resistência se usado corretamente. O produto deve ser estável e seguro, exprimindo estas características no seu desenho para ganhar a confiança do novo usuário. No quesito praticidade de uso, pode-se incluir a boa vazão da água e a facilidade para encher garrafas, sempre procurando evitar o desperdício.

Em segundo plano, encontram-se alguns desejos de projeto muito importantes por agregar valor ao produto, melhorando suas condições de uso e chamando a atenção do consumidor e do usuário para pequenos diferenciais em relação àquilo que esta disponível no mercado.

Nessas bases, seria interessante ter um lugar para pingarem as gotas; ter um garrafão mais fácil de armazenar; ter a opção de água gelada ou natural; ter um sistema mais eficiente de venda e atendimento ao consumidor; evitar que o garrafão se suje e se deteriore tanto em seu sistema.

Tendo objetivos bem definidos, fica mais fácil gerar idéias. Para organizar este processo, foi usado um diagrama de idéias destrincha o produto em alguns itens, que seriam questões identificadas que precisam de uma nova solução. Os tópico identificado foram: transporte, levantar do chão, abrir a tampa, virar o garrafão, retirada da água, armazenar / guardar, local de uso.

Para cada um dos tópicos foram geradas uma série de idéias, independente de sua viabilidade de produção. Esta é uma fase do projeto na qual a imaginação tem que fluir intensamente, produzindo as mais diferentes associações, para que as chances de se ter uma idéia inovadora aumentem.

Por fim, foram escolhidas as soluções que, juntas, formassem o melhor resultado; isso não significa escolher a melhor idéia de cada item, mas a melhor associação entre elas. Para finalmente gerar o conceito final foram feitos diversos estudos de desenho para se chegar a forma mais harmônica e funcional do produto final.

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