logofau
logocatfg
secao 4!

Ocupação de Encostas - Projeto de Hotel em Campos do Jordão

 

Eduardo da Mata e Silva

Fabio Mariz Gonçalves

Este trabalho foi criado a partir de dois temas de interesse pessoal: o uso de áreas de encostas e a exploração paisagística e turística da cidade de Campos do Jordão.

Juntamente com a cidade que usaria como tópico de trabalho, foi escolhido como tema específico do trabalho o projeto de um hotel na cidade.

Após uma análise mais profunda dos potenciais da cidade, o turismo demonstrou ser a forma mais favorável para a exploração do potencial das encostas da cidade. A cidade possui diversos hotéis, mas mesmo assim sua demanda turística ainda comporta a criação de um novo hotel na cidade, principalmente um que tenha uma proposta diferenciada.

Desta forma a idéia principal é criar um hotel próximo a diversas atividades de lazer e turismo e que explore o potencial paisagístico da região, porém em área de fácil acesso e que conserve os recursos naturais e os explore de forma sustentável. Além disso, procurou-se explorar uma tipologia arquitetônica diferenciada e ao mesmo tempo adequada ao terreno.

A determinação do porte e público alvo do hotel eram as questões principais para que o trabalho pudesse ser iniciado. Para auxiliar tais escolhas, além de suporte bibliográfico, foram necessárias visitas e análises dos hotéis presentes na cidade. A maioria das diretrizes utilizadas para criar o programa do hotel foram baseadas nas informações obtidas nas entrevistas e visitas feitas aos hotéis da cidade.

Outro fator que foi levado em conta para o projeto do hotel foi o relevo de Campos do Jordão. Estas áreas inclinadas, quando ocupadas por população de baixa renda, como ocorre nas regiões próximas à avenida principal, têm seu relevo mantido, porém as construções que surgem são tecnologicamente adaptadas à este relevo, gerando áreas de risco para o habitante.

A área escolhida para a implantação fica a cerca de oito quilômetros do centro da cidade, sendo cinco quilômetros de estrada de asfalta e mais três de estrada de terra de boa qualidade.

Nesta área havia quatro terrenos de vinte mil metros quadrados que poderiam comportar a estrutura do hotel. Entre os quatro, foi escolhido o que possuía áreas com maior inclinação e também orientação da encosta voltada para leste, que por questões de conforto, parecia ser o mais adequado.

ntes de criar o programa do hotel foram feitas visitas a outros hotéis na cidade, para que fosse possível ver suas características e desta forma criar um modelo de hotel que se parecesse com os já existentes ou pelo menos entender como funciona o universo hoteleiro da cidade, tentando ao mesmo tempo identificar quais são os hotéis mais procurados, determinando seus diferenciais e também identificar quais os hotéis que não possuem tanto sucesso na cidade e por que. A partir desta pesquisa poderíamos traçar um padrão de hotel levando em conta quais as demandas medias da cidade, com relação ao número de quartos, tamanho dos quartos, áreas publicas e sociais, serviços, equipamentos, entre outros.

O programa desenvolvido até o presente momento é o seguinte:
- 24 apartamentos duplos e triplos com interligações dois a dois
- Recepção
- Administração
- Guarda volumes junto da recepção
- Sala de Reuniões
- Restaurante
- Cozinha
- Sala de lareira
- Sala de jogos
- Sala de estar
- Lavanderia
- Refeitório de funcionários
- Vestiário de funcionários
- Estacionamento

O partido adotado para a criação do projeto do hotel partiu do aproveitamento da topografia original do terreno. O trecho do terreno em que o projeto foi implantado possui as curvas de nível alinhadas e não muito tortuosas, o que foi decisivo para a criação do partido.

Sendo assim, a criação de longos volumes estreitos e longitudinais e com os níveis escalonados possibilitou a melhor conformação para a ocupação do terreno.

No total são três volumes em níveis diferentes, mas que se organizam como quatro, pois a superior possui espaços organizados independentes em seus extremos ligados por uma grande circulação central que organiza a distribuição e acessos aos andares inferiores. O telhado pousa sobre estes volumes mantendo sua grande linearidade, mas quebrando as formas quadradas e simples que os volumes isolados possuem.

O primeiro volume ou volume superior é onde fica a entrada do hotel, podendo ser considerado como seu pavimento térreo. Neste primeiro grande ambiente estão a recepção, um grande lobby de entrada, bar, sala de lareira e um salão de convenções. Seguindo pelo grande corredor de acessos chega-se ao que seria considerado o segundo grande trecho do primeiro volume, onde estão o restaurante, cozinha, salão de jogos e sala de estar com lareira. Este segundo trecho possui um caráter mais íntimo de uso praticamente exclusivo dos hóspedes, ao contrario do primeiro que é utilizado por pessoas externas, principalmente pela existência da sala de convenções.

Passando para o volume abaixo, chegamos ao pavimento dos apartamentos. Nele existem 24 apartamentos organizados lado a lado em três grupos de oito apartamentos, havendo entre eles aberturas de ventilação e iluminação. Estes apartamentos são organizados ao longo de um grande corredor que corre por toda a extensão do pavimento. No trecho central, o corredor aumenta sua largura criando um vestíbulo junto com as circulações verticais das escadas e elevadores.

O terceiro volume ou volume inferior abriga a lavanderia, depósitos, administração, caldeiras e reservatórios de água, refeitório de funcionários e vestiários feminino e masculino de funcionários. Seu comprimento é menor que o dos demais volumes, pois as atividades ali realizadas não necessitavam de tanto espaço e também para a criação do efeito que o volume dos apartamentos tivesse um trecho que flutuasse sobre a encosta. Para que este efeito fosse criado, os pilares mais afastados foram recuados, deixando parte do volume em balanço e também criando um arrimo para que o resto do bloco se apoiasse e não existissem muitos pilares aparentes.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

bibliografia

topo