logofau
logocatfg
secao 4!

Projeto de Residência Sustentável

Pesquisa sobre Sustentabilidade na Arquitetura

Eduardo Telles de Abreu e Silva

Oreste Bortolli Junior

Introdução

O conceito de construção sustentável baseia-se no desenvolvimento de um modelo que permite à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e à criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários.

Se trata de um sistema construtivo que promove alterações conscientes no entorno, de forma a atender as necessidades de habitação e uso do homem moderno, preservando o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo qualidade de vida para as gerações atuais e futuras.

Objetivo

O objetivo do trabalho em questão não foi tão somente projetar uma residência unifamiliar "sustentável", em todas as maneiras em que essa palavra possa ser compreendida, construtivamente, economicamente, ecologicamente, etc; mas também se iniciar uma pesquisa sobre as condições sobre a qual pôde ter sido concebida e realizada.

Pesquisas sobre o amplamente discutido tema da “sustentabilidade” , tiveram importância fundamental na execução do projeto, pois acredita-se que somente com informações e valores bem consolidados, resultaria um trabalho honesto e talvez não tão pretensioso ( leia-se exeqüibilidade do projeto).

Claro, que por se tratar de um trabalho acadêmico, como o TFG, é salutar o “desprendimento” do aluno, fazendo-o pensar em possibilidades não tão próximas da realidade, talvez sua única oportunidade de se pensar em algo “realmente novo” numa carreira que se inicia; possibilidade de colocar em prática ideais aprendidos, idéias debatidas, conceitos inovadores

Como objetivo fazer uso desses valores em questão, mas era minha intenção voltar o projeto para um lado mais pragmático , conciliando o real com o acadêmico, tornando o teórico, prático.

Essa pesquisa, que considero parte fundamental do trabalho, se fez útil por oferecer suporte conceitual e técnico para o desenvolvimento do projeto, e o projeto da residência em si, ( que é na realidade o objetivo final do trabalho ) constituem o objeto de estudo e desenvolvimento do trabalho final de graduação.

Etapas e Metodologia

A primeira parte, a pesquisa que cerca o termo “sustentabilidade” na construção civil, e em segundo lugar, após o levantamento de informações e estatísticas sobre o assunto, a elaboração de um projeto arquitetônico de uma residência unifamiliar seguindo os preceitos de uma construção sustentável.

Do aprofundamento do tema em questão e de maneira resumida é possível de se afirmar que um projeto que se denomina “ sustentável ” tenha que possuir algumas premissas básicas em sua concepção.

Prioriza-se os seguintes tópicos:
Aproveitamento passivo dos recursos naturais
Eficiência Energética
Gestão e economia de água
Qualidade do ar e do ambiente interior
Conforto termo-acústico
Uso racional de materiais
Uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis

Objetivando esses pontos para a execução do projeto temos como características básicas dos edifícios sustentáveis sua gestão sustentável da implantação da obra, o consumo mínimo de energia e água na implantação da construção ao longo de sua vida útil, o uso de matérias-primas eficientes ( do ponto de vista ambiental ), geração mínima de resíduos e contaminação ao longo de sua vida útil, utilização mínima de terreno e integração ao ambiente natural sem provocar (ou pelo menos reduzir ) impactos no entorno.

A adaptação da construção às necessidades atuais e futuras dos usuários, a criação de um ambiente interior saudável que proporcione saúde e bem estar são objetivos perseguidos na concepção projetual e se configuram também como elementos de sustentabilidade no projeto.

Memorial Descritivo

O programa arquitetônico escolhido para o desenvolvimento da pesquisa sobre sustentabilidade na arquitetura se deu por uma série de fatores.

Primeiramente acredito que o projeto de uma residência é o programa primário do arquiteto, e um palco para experimentações tanto quanto de desenho como de tecnologias aplicadas. Partindo de um programa simples, familiar a todos e imprescindível a todos se constituiria futuramente como uma cartilha de projeto, que poderia ser usada em diversos outros programas eventualmente, portanto seria mais coerente começar do pequeno, dos detalhes e seguir para programas mais complexos futuramente.

A idéia foi sempre fazer esse projeto de maneira simples, entenda-se concepção projetual, mesmo sendo notório o conhecimento de que nunca se “fecha” um projeto, pois sempre mudanças percorrerão a cabeça do arquiteto, durante e depois da execução do desenho.

A respeito de forma e função afirmo que tentei relacioná-las ao máximo durante o processo, chegando assim em um desenho limpo, sem grandes devaneios estruturais e ou espaciais.

A qualidade que seria proporcionada pelos ambientes, internos e externos da casa. foi sempre foco do objeto, sempre dissociei do projeto a possibilidade dele vir a ser preferencialmente funcional, cumprindo o seu objetivo primário que é o do abrigo,uma residência, que se pode afirmar, contemporânea, vai muito além do seu caráter estritamente funcionalista, devendo exibir como símbolo de um sonho recorrente entre todas as pessoas características sensoriais, humanizadas e que a tornem um ambiente, e não simplesmente uma “máquina de morar ”.

O projeto possui uma planta simétrica , de composição bem definida e convidativa ao seu percursos em diferentes direções. A planta não apresenta um layout prévio, pois assim de alguma maneira se estaria já pré definindo o que vai em cada lugar e a idéia de livre utilização do espaço é fundamental.

Ficha Técnica

1 sala de estar
2 quartos
1 biblioteca / estar / atelier
3 banheiros
1 cozinha
1 área de serviço
1 terraço ( cobertura ajardinada)
Terreno : 500m²
Projeção : 234m²
Área útil: 205m² + 113m² ( cobertura ) = 318m²
T.O. : 0,46
C.A.: 0,636

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo