Este trabalho possui como mote principal, as questões de visibilidade física e corporativa da COOPAMARE (Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis).
Fundada em 1989, como projeto de auxilio a moradores de rua, a cooperativa foi implantada na região de Pinheiros, no cruzamento das ruas Galeano de Almeida e João Moura, abaixo do viaduto Paulo VI, em terreno cedido pela Prefeitura do Município de São Paulo.
Há alguns anos atrás, a cooperativa iniciou uma série de confrontos com a subprefeitura, a qual chegou a ameaçar a COOPAMARE de despejo. De todas as situações de confronto, a questão da construção de uma murada para tornar invisível o trabalho da cooperativa, é a mais recente e preocupante.
Como objetivo, o trabalho pretende garantir a visibilidade da cooperativa, mesmo que a transparência física do trabalho realizado seja perdida.
Com uma anterior convivência com os trabalhadores da COOPAMARE, o trabalho se desenvolve inicialmente com olhar urbanístico, buscando soluções e estudando o planejamento urbano da região.
Embora as questões envolvendo o urbanismo sejam pertinentes à realidade da região, estas não formam o foco principal do trabalho: a identidade visual.
Uma primeira solução prevista, foi o redesenho do logotipo atualmente em uso. Observando o desenho, é possível observar alguns erros de desenho, que tiram a eficácia da mensagem a ser transmitida.
Repensando cada erro, foram feitos dois redesenhos, dos quais, nenhum se mostrou como sendo satisfatório, além de obstruírem o processo criativo livre.
Desta forma, fora iniciada uma busca por referências visuais e teóricas sobre a construção de logotipos novos.
Como resultado da pesquisa, foi definido um briefing, o conjunto de questões a serem ponderadas para a solução final, a partir do qual em conjunto com as referências visuais obtidas, fora realizado o processo conhecido como brainstorm.
O briefing considera basicamente:
- reorganização do layout interno, o que possibilitaria a aplicação do logotipo no interior da cooperativa também.
- definição das características da cooperativa.
- renovação completa da identidade visual da COOPAMARE.
- criar visibilidade corporativa através de papelaria, roupas, etc.
- garantir visibilidade física através da intervenção nas muradas (mantendo adequação com a lei cidade limpa).
Como definição das palavras chaves que resumem a COOPAMARE:
- Reciclagem: processo em que a cooperativa participa de forma indireta, fornecendo os materiais para que haja a reciclagem.
- Re-uso: processo associado à oficina escola da cooperativa, uma parte dos materiais é aproveitada, sem beneficiamentos, como matéria prima para a confecção de novos produtos.
- Ciclo: um conjunto de processos e fases que se perpetuam e garatem a continuação da coleta, triagem, venda, reciclagem, produção, descarte e uma nova coleta, e assim sucessivamente.
Como resultado do brainstorm, um conjunto de desenhos e rabiscos fora obtido. Destes alguns foram selecionados, e dentre estes, após análises e observações, fora escolhido um.
O desenho escolhido evoluiu a partir de uma caligrafia. A separação da sigla da cooperativa, a sua re-junção, a escrita em caixa alta e a percepção da semelhança da letra R com uma seta curva. Evidenciando o R em meio a letras minúsculas, a semelhança gráfica ficou mais perceptível. A letra R que representa a Reciclagem, a seta contínua que representa um caminho, o desenho duplicado e rotacionado, que gera o fluxo contínuo. O desenho escolhido, indica a reciclagem e seu ciclo.
Definido o logo, fora realizado o trabalho de arte finalização do desenho, através da sua vetorização no AutoCAD, e posterior tratamento através do Corel DRAW. Buscou-se então a tipografia a trabalhar em conjunto com o logo, no caso, diante de quatro opções (arial, gungsuh, century gothic, futura light), optou-se pelo uso da futura light, pois sua estrutura esbelta e circular atende ao apelo corporativo.
Definido o tipo, definiu-se através de estudos cromáticos, a cor prevalecente: a cor preta.
Com isso, iniciam-se os estudos de aplicação do logo e da tipografia em elementos que compõem a identidade visual de uma corporação: cartão de apresentação, crachás, indumentária, etc.
Com base nesses estudos, são feitos os estudos de intervenção na murada (ainda a ser construída). Através de desenhos feitos com base em fotomontagens, a proposta de intervenção sugere a aplicação gigantográfica do logo em parte da murada, criando assim um desenho aleatório que passa a não contar como logo, o que exclui a penalidade prevista pela Lei Cidade Limpa. Dessa forma, a área que o logotipo ocupa de fato se restringe à delimitação da lei, identificando a cooperativa nas suas fachadas.
Como proposta complementar na intervenção, a abertura de uma nova entrada pela Rua João Moura, para assegurar algum controle e vigilância neste trecho da rua, e também uma proposta de estender a comunicação visual para a rua, através de ladrilhos hidráulicos e da expansão da gigantografia nos portões de onde atualmente funciona o setor de triagem.
Finalizando o trabalho, uma breve proposta de simplificação e renovação visual do site da COOPAMARE.
Integrar questões de reciclagem e reutilização de materiais no processo projetual já é uma realidade dentre muitos designers, sendo que estas preocupações se aplicam não somente ao produto físico, mas também a todo o seu processo de criação.
Este conceito também fora incorporado neste trabalho, uma vez que o logo teve como um dos critérios de criação, a facilidade de reprodução gráfica, fato que beneficia a sua aplicação nas muradas e em possível confecção de ladrilhos hidráulicos.
Ao longo deste trabalho, foi criado um conjunto de expectativas, e após algumas mudanças de projeto e de conceituação, o novo logotipo obtido atende a essas expectativas, com um grande potencial de desenvolvimento.
É importante ressaltar que o trabalho ainda continua.
A COOPAMARE não deve se tornar invisível.
Este trabalho é uma contribuição a COOPAMARE, para que esta continue visível à toda a sociedade.