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secao 4!

Escola no bairro de Barracas em Buenos Aires

 

Márcia Galvão Peres

José Borelli Neto

1- Tema

Escola no bairro de Barracas em Buenos Aires.

2- Método

2.1-Escolha do Tema:
A idéia inicial de trabalhar com o projeto de uma escola surge como resposta a um trabalho de Iniciação Científica orientado pela Prof. Dra.Maria Cecília Loschiavo dos Santos, e apoio do CNPq, com o tema "Design Social: espaços de educação infantil".

O trabalho foi de caráter teórico, com levantamento de material bibliográfico relacionado ao tema, e estudo de caso da Creche Central da USP e do abrigo de crianças desamparadas ABCD Nossa Casa.

Considerei importante realizar o TFG dentro de um assunto que tivesse familiaridade e interesse, podendo assim projetar para um usuário que já possuísse alguma base teórica sobre suas necessidades.

2.2- Escolha do Terreno:
O local escolhido para a inserção da escola é um terreno localizado no bairro de Barracas, em Buenos Aires, Argentina.

A decisão de trabalhar neste local é resultado da possibilidade de dar continuidade a um trabalho realizado em intercambio na Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo da Universidad de Buenos Aires.

Durante o período de julho de 2006 a julho de 2007 participei do intercambio na Universidade de Buenos Aires. Durante um semestre trabalhei em disciplina de Projeto Urbano o tema de revitalização da zona sul de Buenos Aires.

Foram divididos os alunos por bairros da zona sul, e o que me foi atribuído foi o bairro de Barracas, no trecho do "Corredor Vélez Sarsfield"

A primeira etapa do trabalho foi fazer um levantamento geral deste local, onde se destacaram os seguintes aspectos do bairro:
-Sua situação atual é resultado da epidemia de febre amarela que ocorreu no final do século XIX em diferentes zonas do sul da cidade, que fez com que as famílias mais ricas se mudassem para as zonas do norte de Buenos Aires, passando o bairro de Barracas a ser um bairro da classe operária, com uma grande presença de imigrantes.
-Os símbolos do bairro são em geral locais que refletem a segregação do lugar, como o presídio "Cárcel de Caseros", um manicômio, hospitais de infectologia, favela, Riachuelo, que está extremamente poluído, cortiços de imigrantes que residem ilegalmente na cidade, e, fora desta lista, somente o estádio de Huracan.

-Presença de três problemáticas principais, pontuadas em distintas regiões:
Riachuelo, por sua poluição e por ser causador de uma barreira entre capital e província,
Favela,
Grande vazio próximo ao estádio.

A partir disto, como diretrizes gerais de projeto foram estabelecidos os seguintes pontos:
-Redesenho da cidade, inserindo as áreas de favela à trama urbana.
-Proposta de parque limítrofe ao Riachuelo, e aumento das conexões entre a Capital e a província, a fim de desenvolver as duas bordas.
-Consolidação do vazio existente através do projeto de um parque, e propostas de edifícios culturais, sociais e de moradia que incentivem a mistura de classes, a densificação e o desenvolvimento do bairro.
-Desenvolvimento do transporte local, principalmente através de uma ligação da linha de trem existente a estações mais importante da cidade, que estão relativamente próximas ao local.

A região do grande vazio foi a que se deu maior atenção para projeto na disciplina cursada, sendo trabalhada numa escala mais próxima. É nesta área que conduz o exercício do TFG, aproveitando a oferta de espaços para construção da escola.

Assim, considerando a demanda por edifícios de educação provocada pela situação social do bairro, e reafirmando as estratégias já propostas, é considerado pertinente e proveitoso projetar a escola neste cenário.

2.3- Desenvolvimento:
O desenvolvimento do trabalho vem embasado em leitura de textos relativos ao tema, e em execução do projeto, que passou pelas fases de estudo do entorno, desenvolvimento do programa, organização espacial dos ambientes e desenho arquitetônico.

2.3.1- Pesquisa bibliográfica
A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em análise de publicações com referências projetuais de escolas e no estudo realizado em Iniciação Científica, com o tema "Design Social: espaços de educação infantil."

3- Projeto Arquitetônico

3.1-Implantação
A escola está localizada no contexto urbano descrito anteriormente.

O terreno utilizado é um quarteirão com uma área de aproximadamente 30.000 m², limitado pelo estádio de Huracán, galpões industriais, edifícios administrativos, pequeno comércio e um grande espaço vazio.

Para seu desenho considera-se a situação do exercício de projeto urbano, em que se retiraram os galpões, se intensificou o comércio e se projetou um grande parque na área desocupada. O terreno de 30000 foi dividido em dois, pelo acréscimo de uma rua, resultando em uma área de 17.000 m² para a escola.

A área utilizada encontra-se em uma região de Buenos Aires com pouco desnível, sendo o terreno considerado totalmente plano.

3.2-Organização espacial:
A distribuição dos ambientes vem ordenada a partir dos conjuntos funcionais descritos acima.

São dois edifícios que se conectam por passarelas e têm o vazio resultante entre eles preenchido pela quadra coberta.

-O primeiro é ocupado por ambientes da área pedagógica. É dividido em três partes, sendo elas: Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, e Ensino Médio.

No térreo deste se encontram as cantinas, os conjuntos de sanitários, os grêmios, a brinquedoteca e dois jardins, que delimitam o espaço de recreio de cada grupo.

No primeiro pavimento estão as salas de aula, de informática e de uso múltiplo.

-O outro edifício recebe no térreo os espaços de administração e direção, e, separados destes, um conjunto com o refeitório, a cantina, a cozinha e o local de recepção de alimentos, e um segundo com sala de apoio para Educação Física e vestiários.

Acima destes, no primeiro pavimento localizam-se os espaços pedagógicos complementares: biblioteca, laboratórios, salas de artes e auditório.

4- Ficha Técnica

Área do terreno 17000m²
Área construída térreo 2311m²
Área construída primeiro pavimento 6283m²
Área construída total 8594m²

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