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secao 4!

Projeto de programação visual:

Empresa alimentícia do ramo de snacks

Ana Claudia Recco Dias Grilo

Sérgio Regis Moreira Martins

Introdução

Desde o princípio esse trabalho teve como objetivo a criação dos elementos de comunicação visual de uma empresa, que vão desde o logotipo, o símbolo e a papelaria, até o desenvolvimento da embalagem para os produtos da mesma. Desse modo, propôs se, inicialmente, estudar e analisar as questões envolvidas na criação da identidade corporativa de uma empresa.

Sendo assim, durante a fase de pesquisa enfatizou se a análise de aspectos que vão desde a definição de conceitos como marca, até as questões envolvidas no desafio da criação de uma embalagem, como a escolha do material, do tipo de impressão e do ciclo de uso da mesma desde a sua produção e consumo, até o seu descarte.

Na escolha do perfil da empresa que seria usada para o trabalho, optou-se pela escolha de uma empresa alimentícia do ramo de snacks, que tem como produtos pipocas doces e salgadas, além de salgadinhos de milho. Essa escolha foi realizada porque desejava-se usar como ferramenta de comunicação, o desenvolvimento de personagens mascotes, que representassem os valores da empresa, através do uso de linguagem tridimensional, isto é, técnicas de modelagem em 3D.

Embalagem

Os desafios de se criar uma embalagem, atualmente, e principalmente, levando se em consideração o atributos da empresa em questão, vão além da questão funcional de proteger, conservar e identificar o produto, não permitindo que esse tenha contato com o ar ou umidade por exemplo. É necessário acima de tudo contar com a questão ambiental no descarte da embalagem.

Levando se em conta tais questões a embalagem deve ser o resultado de um compromisso estratégico entre a função (proteção, manuseio); o custo, um fator importante já que pode representar de 20 a 30% do custo total do produto; e o posicionamento e comunicação da empresa, isto é, deve agregar os valores e as vantagens competitivas dela em comparação com a concorrência.

Materiais

A escolha do material para as embalagens foi realizada levando se em consideração as necessidades do produto e do produtor, em relação, a distribuição e o consumo. Logo, foram relevantes para a escolha as questões de viabilidade e características dos materiais, detalhes de manuseio e conservação do produto, além do seu descarte e reciclagem.

Os plásticos demonstraram ser uma boa opção para a embalagem em questão, uma vez que reúnem um número de propriedades dificilmente encontradas em outros materiais: são ótimos isolantes térmico-acústicos, maus condutores de eletricidade, resistentes ao calor, quimicamente inertes, leves, resistentes e flexíveis, além de representarem excelente relação custo/benefício. A embalagem plástica protege os produtos, garante a segurança alimentar, evita contaminação, transmissão de doenças, proliferação de insetos e roedores.

Reciclagem

De modo a fundamentar a escolha do material para a embalagem em questão, foi realizada uma pesquisa sobre a indústria, os processos de reciclagem disponíveis no Brasil e no mundo, bem como as novas tecnologias e novos materiais existentes no mercado.

No que diz respeito ao material escolhido para a embalagem, podemos destacar que os plásticos não são tóxicos e sim inertes, isto é, tem um tempo de decomposição extremamente elevado, demoram até 100 anos para desaparecer da natureza. Uma vez que atóxicos, não contaminam o lençol freático, nem os rios e os oceanos, mas muitas vezes acabam por poluir esses locais uma vez que são descartados de maneira imprópria.

Atualmente, existem inúmeras pesquisas de alternativas para o uso do plástico, como, por exemplo, a produção de plásticos biodegradáveis que são fabricados a partir do milho ou da cana de açúcar. Contudo, esses bioplásticos tem sido responsáveis por mais problemas do que soluções, e tem sido alvos de duras críticas.

Outra alternativa recente e que parece mais interessante para o destino dos plásticos é a oferecida pela empresa d2w®, representada no país pela RES Brasil. São os plásticos oxi-degradáveis. A tecnologia está presente em um aditivo incorporado ao plástico que fragiliza as ligações de carbono-carbono no material, levando a diminuição do peso molecular, a perda de resistência e outras propriedades. Em outras palavras, o aditivo acelera a decomposição do plástico, sendo que o tempo de decomposição é completamente ajustável e variável, podendo ir de semanas até anos

Com relação a reciclagem do plástico, ela pode ser feita de 3 modos diferentes: reciclagem mecânica, na qual ocorre a transformação dos resíduos plásticos em grânulos para a fabricação de novos produtos, reciclagem energética na qual se procede à recuperação da energia térmica intrínseca dos resíduos plásticos e, por fim, reciclagem química, na qual se faz a conversão dos resíduos plásticos em intermediários químicos que são reintegrados à cadeia petroquímica.

Personagens

De modo a representar e auxiliar nas ações da empresa e na relação dessa com seus consumidores, foi desenvolvido um grupo de quatro personagens baseados nos valores da empresa, que serão usados nas embalagens, e nos demais meios de comunicação da mesma.

De modo a enfatizar e caracterizar a nacionalidade da mesma, dois dos personagens tem origem indígena, fato que, além de relacionar o produto com o Brasil, ainda visa facilitar a abordagem de temas como a importância da preservação da natureza, de maneira a educar o público alvo para as questões ambientais.

Do outro lado, os demais personagens são compostos por crianças vindas de cidades grandes, dessa maneira buscou se criar um conflito de ideais entre os dois grupos de modo que os personagens estimulassem discussões sobre contradições tais como natureza X cidade, moda X tradição, indústria X artesanato, etc.

Conclusão

A criação do layout da embalagem foi a etapa conclusiva desse trabalho. Isso porque, na sua elaboração foram levados em consideração todos os aspectos, conceitos e processos analisados até então.

Podemos verificar nesse produto final, a aplicação desde os conceitos de marca e embalagem, passando pela análise de materiais, reciclagem e cores, até os resultados da criação dos personagens e do símbolo para a empresa.

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