logofau
logocatfg
secao 4!

Estação Intermodal na Barra Funda

 

Juliana Regina Salles Pereira

Marta Dora Grostein

O tema deste Trabalho Final de Graduação surgiu do interesse em Estações Intermodais como possibilidade de ampliação da infraestrutura de transportes e desenvolvimento econômico e social local. Mais do que me ater à um tipo específico de transporte, minha intenção é justamente sublinhar a crescente importância da intermodalidade dos transportes em grandes centros urbanos como São Paulo, destacando o importante papel que as Estações Intermodais vêm representando em todo mundo. Nesses contextos os programas extrapolam a simples associação entre modos de transporte constituindo programas complexos com diferentes funções e atividades. Portanto, este estudo parte do pressuposto que, além da expansão, entende-se que é importante buscar a conexão entre meios de transporte, criando uma vasta malha no território metropolitano e facilitando assim seu acesso e uso pela população.

O objetivo deste trabalho é analisar a região da Barra Funda e seu potencial para o desenvolvimento, através da revisão do programa da atual estação intermodal existente. A análise irá fundamentar a idéia de que o atual Terminal Barra Funda não mais comporta o crescimento da malha de transportes de São Paulo e seus planos de expansão, criando-se assim a necessidade de um novo projeto ancorado em um programa funcional que atenda aos requisitos de uma estação intermodal.

A Barra Funda destaca-se por sua localização no sistema viário da cidade, pelo seu grande terminal urbano, o Terminal Barra Funda, por ser palco da Operação Urbana Água Branca e pelas diversas grandes iniciativas que vêm ocupando os seus grandes lotes remanescentes, como o novo Campus da UNESP. A intenção é pesquisar o conceito de estação intermodal, sua aplicação e programa em diversos locais do mundo, e então analisar a situação existente do Terminal Barra Funda: as demandas locais, a organização do espaço e ligações entre diferentes sistemas de transporte, sua eficiência e possível ampliação para novos projetos e conceitos.

A pesquisa apresentada neste Trabalho Final de Graduação tem como finalidade embasar um estudo de anteprojeto de arquitetura de uma estação intermodal que seria implantada no mesmo terreno onde hoje está localizado o Terminal Barra Funda. Com a conclusão de que o terminal existente não se adequa aos moldes definidos de uma estação intermodal, e por encontrar falhas em sua implantação e programa, iniciei um estudo para definir qual seria o programa adequado à uma estação naquele local e sua relação com o entorno.

O levantamento feito para essa pesquisa buscou ressaltar os principais projetos previstos para a região da estação, determinando assim novas funções que poderiam ser incluídas no projeto, além de reforçar as demandas já existentes. Uma das fontes de pesquisa foram projetos de estações de trem e metro, para definir as áreas técnicas necessárias para o funcionamento adequado de uma estação deste porte e também conhecer suas circulações e acessos. Outra grande influência veio da visita à algumas das principais estações da Europa e viagens de trem feitas entre diversos países, onde pude perceber nitidamente as necessidades de um passageiro e também os serviços oferecidos nessas grandes estações. O resultado de toda essa pesquisa é um desenho-estudo para a nova estação intermodal da Barra Funda.

O projeto teve início com o desenho da planta base local, através de um levantamento de mapas Gegram, fotos aéreas e visitas ao local. A próxima etapa foi a pesquisa do programa de necessidades, inicialmente buscando em projetos de estações da CPTM e Metro os detalhes técnicos e dados para o funcionamento de uma estação. Outra fonte de pesquisa foi justamente o atual Terminal Barra Funda e seu programa, buscando incluir na nova estação os serviços ali existentes. A nova estação inclui todas as linhas da CPTM e Metro que ali passam atualmente, com a adição de uma linha para o Expresso Aeroporto. Esta inclusão levou em conta o fato da estação ser também um importante terminal rodoviário tanto para ônibus de viagens como para rotas municipais e intermunicipais, tornando mais interessante a ligação deste nó com o Aeroporto de Cumbica. Outra complementação no programa foi criar uma passagem para os trens de carga, que passariam pela estação sem ter contato com os passageiros.

Tendo em mãos o programa técnico, buscou-se então inserir na estação novas funções que possibilitassem ao edifício exercer uma função multifuncional, não permanecendo somente um equipamento de transporte. Devido à construção do novo campus da UNESP e outras faculdades próximas, e também das novas iniciativas do mercado imobiliário em implantar nos terrenos adjacentes conjuntos residenciais e comerciais, foram adicionados ao programa áreas comerciais, de lojas e serviços, salas de conferência e reunião, espaços para escritórios e um hotel, serviços estes ligados tanto à população local como aos usuários do expresso aeroporto. A multiplicidade de usos possibilitaria o funcionamento do edifício durante todo o dia e noite, sempre movimentado e atendendo às demandas dos usuários.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo