logofau
logocatfg
secao 4!

Desenvolvimento do logotipo da pró-reitoria de extensão

 

Luciana Tango Rios

Minoru Naruto

Apresentação

Este trabalho final de graduação não teve este tema como proposta inicial, este sofreu diversas mudanças durante o seu caminhar. De inicio era o projeto de programação visual de um bar volado aos universitários. A idéia se ampliou, e ganhou a configuração de um centro cultural de exposição e discussão sobre temas universitários.

A partir desse ponto a relação da universidade e seus eventos culturais na sociedade em geral começou a ser questionada. No meio dessa argumentação que este trabalho tomou sua forma final, a que venho apresentar-lhes.

Procurando saber como é a interação da universidade e sociedade hoje que tomei ciência da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, responsável por toda essa vasta gama de atividades, que vão desde eventos desportivos até a participação de um professor na banca julgadora de um aluno de outra faculdade.

Lendo tudo que pude, inclusive a parte da legislação que a define, que descobri que ela é responsável por esta diversa quantidade de atividades que nos deparamos em nosso dia-a-dia, tanto na universidade, quanto na cidade; e nem damos conta disso.

Tendo detectado o desconhecimento desta Pró-Reitoria principalmente pela comunidade USP, público este que convive com suas atividades diariamente, vi a necessidade de propor uma forma de divulgação ou promoção da importância dessa entidade.

O mundo hoje nos metralha com novas informações a cada segundo, essas que podem ser gráficas, escritas ou sonoras. São tantas novidades que, como afirma John Naisbitt ,estamos vivendo em era de redução do tempo de atenção dos espectadores e conseqüentemente o incentivo à cultura do design.

E é por meio do design que venho promover a importância e as atividades desta Pró-Reitoria.

O que é a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão?

De acordo com plano nacional de extensão podemos descrever em palavras gerais que a extensão universitária é um processo que articula o ensino e a pesquisa de forma a viabilizar a interação transformadora entre a universidade e a sociedade.

Desafios
- Forma

Existe atualmente dois símbolos que representam a USP; um é o logotipo criado em 1977 pelo arquiteto José Carlos de Araújo, pelo programador visual João Delbucio Filho e pela arquiteta Geny Yoshiko Uehara; e outro é o brasão de armas criado em 1934 por José Wasth Rodrigues.

Atualmente temos como símbolo desta Pró-Reitoria o brasão de armas da USP com os dizeres - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária - sob a imagem.

O brasão de armas pode ser considerado oficialmente como o símbolo principal da USP, porém nos últimos tempos temos inúmeras variações de sua forma, que acabam por modificar sua composição original e que servem como pretexto a mais adulterações. Podemos encontrá-lo muitas vezes sendo usado simultaneamente ao logotipo atual, o que acaba por transformá-lo em certo sentido numa espécie de ?figura? fora de moda, com um aspecto plástico não muito assimilado e de uso inconveniente.Por esse motivo proponho o uso dessa figura nos casos mais nobres como em impressos oficiais, tais como modelos epistolares, capas de processos, diplomas, atos, resoluções, portarias, entre outros impressos com este caráter, pois nesse tipo de utilização há uma preocupação maior com a reprodução do símbolo.

Todas as outras formas de papelaria ou necessidade de representação da imagem da USP seria feita pelo logotipo desenvolvido em 1977. Pois sua composição é simplificada e de mais fácil adaptação as diversas formas de aplicações.

Criar uma nova figura para representar apenas esta Pró-Reitoria fragilizaria a identidade visual atual. A proposta, então, foi de desenvolver uma forma que a identidade visual existente ganhasse o sentido de sua responsabilidade.

-Cores

As cores atuais da USP é outro ponto que a sociedade desconhece, talvez pela sua aplicação e uniformização pelos campi não ser completa. Além da aparição de um novo padrão cromático (das cores primárias) que esta sendo adotado juntamente com o logotipo.

As cores que representam a USP foram feitas de forma lógica, uma vez que o laranja é a cor correspondente às idades de 10 a 20 anos, o que engloba a idade em que ingressamos nessa instituição, época de excitação e aventura; e azul, que corresponde às idades de 40 e 50 anos a idade do pensamento e da inteligência, características que esse tipo de instituição carrega.O azul-marinho indica sobriedade, sofisticação, inspiração, profundidade, liberdade. Designa infinito, inteligência, confiança e segurança.

Partindo do principio que não há criticas consistentes para o padrão adotado atualmente, venho propor uma hierarquização das cores do padrão cromático da USP. O azul-escuro será a cor institucional, vindo sempre em primeiro lugar na hierarquia de importância, seguido então pelo azul-claro e o laranja, suas cores complementares.

Objetivo

A imagem à ser criado não tem a função de representar uma entidade em si, pois esta representação já existe, que é a própria programação visual da Universade de São Paulo. Assim, ela tem por finalidade apenas reafirmar a proposta existente da USP e identificar as atividades como eventos oferecidas pela universidade.

Conteúdo

Pretende-se com o logotipo a fácil identificação com a imagem da USP. Deseja-se que ela expresse a dispersão do conhecimento e inter-relação com os diversos públicos. O uso traços simples tem intenção de não categoriza-la, pois representará diversos tipos de atividades, além de simplificar a imagem e torná-la de fácil reconhecimento.

Público

O público é universal, pois engloba todas as faixas etárias e classes sócio-econômicas. Inclusive pela sua presença em outros países.

Logotipo

O propósito desta intervenção no logotipo da USP é dar a intenção da continuidade, dando assim o significado da Pró-Reitoria e reafirmando a imagem existente da própria faculdade.

O ponto sozinho significa o fim, porém três deles juntos temos a intenção de continuidade, já dizia Mario Quintana : "As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho..."

Com essa intervenção no logotipo existente continuamos com uma linguagem universal de fácil interpretação.

Regras foram criadas para a aplicação do logotipo numa programação visual para a Pró-Reitoria e tornar a identidade mais forte.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo