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secao 4!

O Design no supermercado

 

Luiz Henrique Dominguez

Minoru Naruto

Tendo direcionado minha formação no curso de Arquitetura para o campo da programação visual, resolvi desenvolver um trabalho final de graduação que envolvesse três áreas pelas quais me interesso muito: a identidade visual corporativa, o projeto de sinalização e o projeto de embalagens. Pensando como poderia unir projetos tão distintos, me ocorreu que um projeto para um supermercado poderia integrar os três segmentos. Com o desenvolvimento do trabalho percebi que seria difícil finalizar todas as etapas, portanto o projeto de embalagens acabou não sendo desenvolvido, como gostaria inicialmente.

O trabalho consistiu no desenvolvimento de um novo projeto gráfico para uma rede de supermercados de médio porte. A rede em questão é a Comercial Oswaldo Cruz, detentora da marca Joanin.

Fundada em 1942, num pequeno armazém de secos e molhados na antiga Vila Gonzaga (atual Bairro Osvaldo Cruz) em São Caetano do Sul, a atual 2ª maior rede de supermercados da região e 50ª do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), acompanhou o crescimento da Vila, o que levou seus fundadores a investir no mercado de vendas por atacado, contratando alguns vendedores para fazer as praças de São Caetano do Sul, Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Ribeirão Pires, São José dos Campos e Litoral Norte. O forte crescimento das indústrias automobilísticas na região do ABC foi decisório para a entrada da então empresa atacadista no segmento de varejo de supermercados, em dezembro de 1969. Em 1988, já consagrada no ramo, a empresa passou a se chamar Comercial Oswaldo Cruz.

Segundo a empresa, a filosofia da rede Joanin, é "crescer devagar, porém com recursos próprios". Esse dado é percebido no fato de 70% dos prédios onde se localizam as lojas serem próprios e somente 30% serem alugados. O Comercial Oswaldo Cruz emprega hoje cerca de 900 funcionários, espalhados pelas suas quatorze lojas; sendo quatro em São Caetano do Sul, três em São Bernardo do Campo, duas em Diadema, três em São Paulo, duas em Santo André e dois centros de Distribuição.

Analisando-se o projeto de comunicação visual atual do supermercado e a história do mesmo considerei que seria ideal uma reelaboração de todos seus elementos, tais como logotipo (e respectivas aplicações: papelaria, uniformes, frota de veículos, etc.), sinalização e ambientação, garantindo assim um projeto conciso e correto que exprima e traduza a filosofia da empresa, com uma linguagem adequada ao seu público-alvo. Atualmente, a rede não conta com um padrão pré-estabelecido de fachadas, placas e ambientação, prejudicando assim fortemente a imagem do grupo.

Na primeira fase do projeto, foi necessária uma coleta de dados, a fim de se identificar o desenvolvimento histórico da companhia; o modo como trata os funcionários, suas atitudes para com acionistas e clientes, suas práticas comerciais, seu senso de responsabilidade para com a comunidade onde atua; sua organização e estrutura legal; dados sobre marketing: seu posicionamento perante o mercado, estratégias de marketing no passado e no presente, como se encontra perante a concorrência; e como funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade financeira sentem a companhia e seus produtos e serviços.

Determinados os fatores anteriormente citados, pôde-se propor um novo desenho para o logotipo do supermercado com o fim de se encontrar soluções para uma imagem corporativa forte e capaz de envolver os elementos visuais de uma maneira ampla, fazendo com que, uma vez integrados os códigos tipográficos, cromáticos e morfológicos, passou a existir um conjunto organizado e harmonioso, gerador de identidade adequada às lojas da rede.

A nova marca desenvolvida para a rede de supermercado passa conceitos de variedade, jovialidade e dinamicidade.

A variedade é sugerida pelos ícones que representam a grande gama de opções que o cliente encontra no supermercado Joanin, uma vez que seu ponto forte em relação aos concorrentes é o fato de ser um supermercado com lojas de "bairro", porém com diversidade de produtos semelhante às grandes redes presentes no mercado.

A jovialidade é transmitida pelo desenho formado pelo conjunto dos ícones e pela manutenção das cores do logotipo, que continuou em verde e laranja, afim de se garantir a identidade cromática usada há tantos anos pela empresa.

Por fim, a dinamicidade também está presente no desenho da marca e pode ser percebida na maneira como os elementos da mesma se relacionam.

Além do manual de identidade visual completo, foram desenvolvidas diversas peças gráficas para a rede, tais como: cartão de visita, papel timbrado, envelope ofício, envelope saco, pasta de papel, folha de fax, assinatura de e-mail e cupom fiscal. Também foram projetadas artes para envelopamento de frota de veículos, tanto para automóveis de passeio, quanto para caminhões, muito utilizados pela empresa.

O projeto de sinalização e ambientação foi elaborado com a intenção de informar, direcionar e identificar os espaços físicos, possibilitando uma melhor compreensão espacial da estruturação física e administrativa, ambiente interno e externo, áreas e instalações que o constitui. Para isso foram estudadas e detalhadas diversas peças do sistema, além da descrição dos materiais e tecnologias para execução e implantação do mesmo. Dentre estas peças foram desenvolvidas identificações das seções dos supermercados (padaria, açougue, peixaria, perfumaria, bebidas, feira, etc.), placas de identificação dos corredores, placas de identificação de check-outs (caixas), placas de salas e sanitários, placas de preços e produtos e promoções.

Analisando o projeto como um todo, acredito ter chegado a um resultado satisfatório para o mesmo que exprime corretamente os valores da marca do supermercado através de um desenho correto, forte e com personalidade própria, traduzindo a filosofia da empresa.

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