logofau
logocatfg
secao 4!

identidade visual de Boituva

 

Tatiana Rizzo de Campos

Minoru Naruto

Boituva é uma cidade que tem uma grande importância em minha vida. Passei boa parte da minha infância, férias e finais-de-semana por lá. Porém, a cidade nesses últimos anos passou por grandes mudanças, assim como o meu olhar sobre ela. E esse olhar se traduziu no meu tfg.

A cidade de Boituva possui um grande potencial turístico. Além de condições naturais privilegiadas, conta com um clima propício para o lazer. Não por coincidência, a população flutuante de Boituva, principalmente nos finais de semana, vem crescendo de forma acelerada, dando à cidade mais movimento e agitação.

A cidade de Boituva possui um grande potencial turístico. Além de condições naturais privilegiadas, conta com um clima propício para o lazer. Não por coincidência, a população flutuante de Boituva, principalmente nos finais de semana, vem crescendo de forma acelerada, dando à cidade mais movimento e agitação.

No entanto, a cidade apresenta deficiências na adaptação a esse crescimento acelerado do turismo. Este trabalho visa, pela análise desses problemas, propor a criação de um novo olhar: uma identidade baseada no design, valorizando as atrações que Boituva oferece.

Atrações

Pára-quedismo - O Centro Nacional de Pára-quedismo de Boituva é o maior centro do esporte da América Latina. O ponto alto da movimentação acontece justamente quando a cidade recebe seus visitantes. Mais de 15.000 pessoas participam do grande evento do CNP, onde pára-quedistas do Brasil e do exterior reúnem-se para competições.

Balonismo - Outro esporte aéreo que tem conquistado muitos turistas e habitantes da cidade. Apesar de contemplativo, é um esporte de aventura, que gera muita adrenalina. O clima da cidade é extremamente propício para o esporte.

Parque ecológico - É a outra grande atração turística de Boituva. Abriga mais de 200 espécies diferentes de animais, é uma área de preservação ambiental e conta com ampla área verde. São produzidas mudas de plantas nativas da mata para reflorestamento, assim como para a arborização urbana.

Complementando a oferta de atrações, Boituva possui propriedades que abrigam acampamentos radicais, horseball, paintball, cavalgadas, etc. Também existem pesqueiros e haras espalhados pela cidade.

Análise

Apesar de todos esses atrativos, o que salta aos olhos é justamente a falta de organização nas informações para o turista que vai à cidade. Quem busca no site informações sobre Boituva encontra poucas fotos e informações turísticas. Ao chegar à cidade, as placas de sinalização com indicações para as atrações são escassas.

Quem se depara com a rua principal pode ter uma surpresa negativa. Extremamente poluída visualmente, a via arterial de Boituva é vítima do crescimento desordenado e rápido do comércio. Somando-se a isso, há postes de eletricidade apenas de um lado da rua, o que gera uma aparência de gambiarra.

Essa visão vai desaparecendo conforme se entra em direção aos bairros, onde se encontram casas de arquitetura antiga com portas abertas e vizinhos conversando, em um clima calmo e tranqüilo.

A aplicação da imagem de Boituva dá-se somente pelo brasão da cidade. Porém, não há qualquer esboço de programação visual, nem critério para aplicação desse brasão e de frases que identifiquem o município.

O projeto

Para quem faz parte do "Roteiro de Esportes Radicais" e almeja chegar à condição de Estância Turística, Boituva precisa trabalhar com urgência sua imagem. A prefeitura precisa facilitar o acesso a suas atrações, para que o turismo aconteça de forma objetiva e eficaz. A população é muito aberta a essa condição turística, orgulhando-se e sempre ajudando a preservar cada uma das atrações, fato fundamental para Boituva alcançar o objetivo de entrar em definitivo no cenário turístico.

Assim, é necessário pensar nesse sistema de comunicação visual unificado – ou seja, usar a marca como identidade corporativa da cidade. Nesse sentido, o design é fundamental para criar a coerência que está faltando, organizando e dando as diretrizes para o uso, tanto no espaço urbano, quanto no meio virtual. Por meio de um sinal gráfico o trabalho vai propor soluções teóricas e práticas para alcançar o objetivo proposto.

Signo de comando - A busca por um sinal gráfico que represente de forma objetiva e caracterize a paisagem local foi um processo longo. Porém, um elemento se mostrou propício a fazer uma conexão entre elas: o ar. Desse modo, foram escolhidos três elementos que "voam" para compor o logo: o pára-quedas, o balão e o pássaro, sendo que o último representa a natureza como um todo, principalmente o Parque Ecológico.

Seguindo a mesma linha de pensamento, foi criada a brandline "sinta novos ares". A frase reflete o espírito convidativo da cidade, destacando um conjunto de atrações que se propõe a ser diferente daqueles que normalmente os turistas encontram em outras cidades. Para incrementar a composição do signo de comando, foi desenvolvido um elemento secundário - linhas que passeiam entre si, representando o movimento do ar.

Aplicações - A primeira providência a ser tomada visando acabar com a poluição visual seria um projeto da prefeitura que impusesse regras às fachadas dos estabelecimentos, como foi feito recentemente em São Paulo, com o projeto Cidade Limpa. Aliado a isso, para acabar com a passagem de fiação por cima da rua principal, o ideal seria implantar o cabeamento subterrâneo. As duas providências juntas já teriam grande impacto positivo para o espaço urbano.

A fim de complementar tal melhoria - não só na qualidade visual, mas também no fluxo -, proporcionar-se-ia o acesso à informação, por meio de mensagens visuais, ou seja, sinalização adequada, de fácil leitura, com totens informativos, placas de direção etc.

Em uma última etapa, ocorreria a implantação de um novo mobiliário urbano, seguindo o projeto de identidade, abrangendo bancos de praças, pontos de ônibus e táxis, lixeiras, iluminação etc.

Em anexo ao trabalho, foi elaborado um guia turístico cuja intenção é funcionar como material visual, estabelecendo o primeiro contato do turista com a cidade. O guia contém as principais atrações e leva no final uma lista de contatos. Ele seria entregue junto com um mapa da cidade.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo