logofau
logocatfg
secao 4!

blabladonovo

 

Amer Nagib Moussa Junior

Luis Antônio Jorge

0. INTRODUÇÃO

"este filme constitui um experimento na transmissão cinematográfica de eventos visuais, sem o auxílio de legendas, cenários e script. Visa à criação de uma linguagem verdadeiramente internacional, absolutamente inscrita no filme, totalmente separada do teatro e da literatura."

um Homem com uma Câmera, Dziga Vertov, 1929

Este trabalho também é uma tentativa de organizar a transmissão de eventos visuais captados durante um processo de experimentação.

O desafio aqui é conferir-lhes um novo tempo: continuidade pela similaridade. Para tal, o estudo é a permanente busca de um método de trabalho (a princípio desconhecido) para classificar e ordenar imagens em série.

Passados 11 meses de investigação, segue abaixo uma sistematização das etapas de produção.

1. CAPTAÇÃO

A câmera utilizada é uma mini-DV Sony (HC-48). Por ser um modelo doméstico e não profissional, os arquivos eletrônicos gerados a partir da fita magnética possuem baixa definição. Isso os torna ideal para emissão via televisão e/ou internet (até o presente momento, ambas ainda não trabalham com retículas tão precisas quanto as de uma película cinematográfica).

As imagens foram extraídas de toda e qualquer realidade, em ambientes públicos e privados. A preocupação maior era explorar um campo metalingüístico, icônico, da linguagem. Revelar a sua qualidade fundadora: cor e forma.

Simultaneamente ao processo de captação, algumas imagens foram publicadas em canal na internet: www.youtube.com/soniasilk.

080423_DELÍRIOS DE MAIÔ_ parangolé-lençol de ondas azuis travestido por estudante pelo centro de SP. Trilha sonora do filme Pink Flamingos, de John Waters, 64.

080723_MANHÃ DE CARNAVAL_ aniversário na administração pública (SP). Som: Manhã de Carnaval nas vozes de Maysa e Astrud, simultaneamente.

080728_CINEMATEU_ aventuras de uma câmera em festa infantil. Som direto.

080811_SUNDOWN_ pôr do sol engarrafado. Som direto.

080818_VAMULAGUARUJÁ_ coletânea de imagens da praia das pitangueiras, Guarujá - SP. Resgate no mar. Som direto.

080821_BLOW UP_ assassinato misterioso ou equívoco de um montador. Som direto - tiros.

080823_MODULER_ vídeo-revista que explora as possibilidades visuais de uma tabela de medidas harmônicas. Silêncio.

2. EDIÇÃO

"me come e mastiga, digere e me caga
e fica com o melhor de mim"

me assa, A. Stolfi

o método adequado para o estudo da poesia e da literatura é o método dos biologistas contemporâneos, a saber, exame cuidadoso e direto da matéria e contínua comparação de uma "lâmina" ou espécime com outra."

ABC da Literatura, Ezra Pound

É urgente a elaboração de critérios de seleção para imagens coletadas. Esses critérios devem compor uma chave classificatória que leve em conta essencialmente a estrutura da imagem (forma) e não o seu significado simbólico (conteúdo). O símbolo (interpretação) de uma imagem varia de homem a homem, de acordo com o seu repertório. O que se busca aqui é um método que possa ser reproduzido por diferentes homens: a classificação deve considerar apenas a observação do objeto em si e sua comparação com outros de mesma espécie.

Observando e comparando as imagens entre si, percebemos que a sua estrutura é formada pelo movimento de três classes: câmera, lente e objeto.

O movimento da câmera é representado pela própria movimentação do câmera-homem. O zoom representa o movimento das lentes, que podem se aproximar e se afastar, seccionando a realidade em diferentes planos. O objeto (qualquer ser autônomo que apareça no vídeo) também se movimenta conforme sua vontade (ou ordem do diretor). Estas categorias co-existem livremente, e se movimentam independentemente uma da outra.

Assim, temos oito combinações diferentes, nas quais cada uma das três classes pode estar parada (P) ou em movimento (M):

A partir desta definição, todas as imagens foram assistidas e recortadas nos trechos em que essa chave se apresentava - em qualquer uma das oito categorias. O que se busca é a preservação de uma qualidade cinematográfica pura, em detrimento a uma qualidade grosseira e ruidosa.

Foi salvo também o frame (quadro) que melhor representava o conjunto da cena. Deste modo, procura-se estabelecer um índice dos arquivos: navegando pelos frames (formato bitmap) automaticamente se reconhece a forma da cena; através do nome (PPP, PPM, PMP, etc.) é possível identificar a qualidade do movimento; e a data (ex: 081015) indica a qual pasta pertence o arquivo.

3. MONTAGEM

"O que então caracteriza a montagem e, conseqüentemente, a sua célula - a tomada (o plano)? A colisão. O conflito entre dois pedaços, um em oposição ao outro. O conflito. A colisão."

S. Eisenstein, O Princípio Cinematográfico e o Ideograma

"Mas o tempo linear é uma invenção do Ocidente; o tempo não é linear, é um maravilhoso emaranhado onde, a qualquer instante, podem ser escolhidos pontos e inventadas soluções, sem começo nem fim."

Lina Bo

Para agilizar o processo de montagem, todos os frames foram impressos e cada uma das oito categorias foi analisada separadamente. Em cada classe, procurou-se separar as imagens pelo contraste de cor, e agrupá-las por semelhança de forma-conflito. São os seguintes os conflitos cinematográficos dentro da composição (enquadramento), citados por Eisenstein:

-conflitos de direções gráficas (linhas - estáticas ou dinâmicas)
-conflitos de escalas
-conflitos de volumes
-conflitos de massas (linhas - estáticas ou dinâmicas; volumes preenchidos com diversas intensidades de luz)
-conflitos de profundidades

O roteiro do vídeo-final surge como que praticamente pronto: a ordem de aparição das imagens é a ordem de desenvolvimento da chave PPP a MMM.

E qual seria a relação entre os tempos das imagens?

"El Modulor ha dado los elementos armonizados entre si"(L.C.)
Uma tabela de medidas de tempo foi encontrada multiplicando por 0,3 as duas casas decimais (depois da vírgula) da série vermelha do modulor, obtendo-se assim seu correspondente em segundos (em seg, as duas casas depois do ponto não estão em base decimal).

Como esses valores encerram uma relação harmônica entre si - um número é o resultado da soma dos dois anteriores (série Fibonacci: 1,2,3,5,8,13, etc.), garantiu-se uma tensão inerente entre as cenas, principalmente quando estas são estáticas (PPP).

4. CONCLUSÃO

Este trabalho não se encerra aqui. A descoberta de um método para transmissão de eventos visuais permite que vários outros vídeos possam ser produzidos sob esta chave, além de permitir também que este mesmo vídeo possa ser reformulado, acrescido ou restringido em suas partes sem que isso afete conseqüentemente o todo.

Este método permite a exploração de uma variedade infinita de temas. Ele é somente a teorização de um processo que deve ser automatizado ao câmera-homem.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo