logofau
logocatfg
secao 4!

Sistema de Sinalização para a Nova Sede da Casa Hope

 

Ana Paula Yumi Nemoto

Sergio Regis Moreira Martins

Este trabalho é um estudo para o desenvolvimento da sinalização da nova sede da Casa Hope.

É um levantamento sobre organização e a identificação dos espaços através da sinalização, junto com um estudo sobre o uso da cor em espaços na área da saúde, a função cromática no espaço arquitetônico e analisa também entidades afins para entender como a comunicação visual entra atualmente nos ambientes da saúde,mais especificamente na área infantil.

A Associação Pró-Hope Apoio a Criança com Câncer é uma instituição filantrópica com o objetivo de dar apoio às crianças carentes portadoras do câncer, oferecendo atendimento, moradia, alimentação, nutrição, vestuário, transporte, serviço social, assistência odontológica, assistência psicológica, medicamentos, auxílio funeral, apoio pedagógico, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, cursos, oficinas e assistência jurídica.

Em 2002 a Casa Hope conseguiu que Governo do Estado de São Paulo doasse um terreno de 3.700 m² localizado na Rua Jandira - Planalto Paulista, para construir o maior centro de apoio ao tratamento do câncer infantil na América Latina.

Com a finalização da construção da nova sede da Casa Hope prevista para dezembro de 2008 , surgiu à necessidade da execução da sinalização interna e externa da casa.

A idéia para o trabalho de sinalização da Nova Sede da Casa Hope surgiu com apoio da empresa DEA design (onde faço estágio atualmente) que se voluntariou para realizar o projeto de sinalização.

Antes de entrar no desenvolvimento do projeto foi pesquisado o uso da cor nos hospitais para a escolha das cores utilizadas.

A construção da nova sede da Casa Hope conta com a doação de materiais de várias empresas.Para facilitar o processo e até mesmo para conseguir uma unidade nos ambientes, a cor predominante escolhida foi o branco. A sinalização entrará no projeto como elemento de organização e de estímulo. Assim a escolha das cores é de extrema importância no projeto.

Com base na planta do local foi criado um zoneamento de acordo com as atividades de cada ambiente. Cada zona foi identificada por uma cor que além de facilitar a identificação de um setor possui um caráter psicológico. As cores foram escolhidas seguindo o estudo apresentado anteriormente, criando assim um ambiente agradável, funcional e estimulante.

Sendo grande parte dos usuários crianças e adultos de baixa escolaridade, o uso de cor para cada área facilita a identificação do ambiente e ajuda na orientação dos fluxos.O número de cores também foi restrito para facilitar a memorização e o uso de tons da mesma cor na placa foi escolhido para manter uma unidade e marcar o setor.

Para o estudo inicial também foram visitadas entidades que seguissem o mesmo objetivo da Casa Hope para que fossem analisado o ambiente e a sinalização do local.

Escolhi entidades que atendessem crianças carentes que necessitassem de tratamento e moradia. As entidades analisadas foram: a própria Casa Hope e a ACTC.Os hospitais escolhidos foram o São Camilo e Hospital São Luiz, recentemente reformado que possui um pronto socorro infantil diferenciado.

Para o dar início no projeto foi realizado um estudo de fluxo para melhor entender o ambiente. Analisando o projeto pode-se perceber uma preocupação em setorizar os ambientes, concentrando os conjuntos de mesma função próximos. Seguindo essa organização utilizamos as cores para definir as áreas.

Com base nos estudos de sinalização, fluxo e uso das cores, foi definido para a sinalização da Casa Hope placas de porta horizontais que ocupassem toda a largura da porta, assim criamos uma unidade contínua no olhar do observador com uma linha de cor que marca o ambiente.

A altura das placas segue o observador padrão de 170cm, pois apesar de possuir o usuário infantil, as placas devem atender a todos, o que inclui o adulto e o adolescente.Como as crianças estão sempre acompanhadas de um adulto, o principal observador da sinalização será o adulto, embora a criança mesmo sem alfabetização possa acompanhar a sinalização pelo uso das cores e dos pictos.

O uso da cor seguiu as escolhas definidas anteriormente e foi criada uma estampa para que o uso da marca não ocorresse de forma tão repetitiva, pois a imagem do panda ficaria muito cansativa se utilizada em todas as placas de sinalização.A estampa tem a função de alegrar, de acordo com a cor utilizada para tornar agradável o ambiente tanto para as crianças quanto para os adolescentes e adulta.

Para a criação da estampa foi utilizado o contorno do panda, logomarca da Casa Hope, pois esse elemento identifica bem a instituição e é utilizada nas campanhas e material promocional.A estampa surgiu com a simplificação da marca e é utilizada na sua forma cheia e somente contorno.

Outra questão importante para a definição da sinalização foi o espaço do patrocinador. Como a nova sede foi construída através de doação o nome/marca do patrocinador de cada ambiente deve estar presente na placa. No projeto foi definida uma área restrita da marca para criar um padrão de aplicação: a marca/nome será aplicada em uma única cor para que não interferir na leitura. A marca apresentada dentro do contorno do panda também é uma forma de mostrar a sua integração com a Casa Hope.

Para as placas de porta dos quartos além da numeração, foi adicionada uma régua de alumínio para que fosse colocado o nome dos pacientes hospedados, criando assim um ambiente mais humano e personalizado, pois cada paciente teria o seu quarto identificado pelo seu próprio nome e não apenas um número.

Foram também criados pictos diferenciados para o projeto. Em estudos, a utilização de pictos padrões não se encaixava no layout da placa, então foram criados alguns que seguissem a idéia lúdica, mas que não perdessem a clareza de significado.

Com todas as diretrizes definidas foi desenvolvido um manual de sinalização com todas as peças para a Nova Sede da Casa Hope. Este manual conta com o todo o detalhamento técnico, justificativas, estudo de fluxos e implantação.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo