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secao 4!

Estudo de Processos Criativos e o Desenvolvimento de uma animação sobre consumo consciente

 

Cassia Mary Itamoto

Sérgio Regis Moreira Martins

Somos responsáveis por cada escolha que fazemos e que seu efeito atinge a toda uma cadeia de pessoas e meios na sociedade. Não importa em que escala esteja no mundo globalizado de hoje, ao tomarmos uma atitude frente a um problema, é imprescindível ser um ato consciente responsável para a garantia das futuras gerações.

Diante da realidade dos problemas mundiais ambientais, levantaram-se discussões e reflexões sobre o que se pode fazer para expressar um ponto de vista crítico mas de uma forma acessível a todos.

A linguagem da imagem animada foi visto como meio transmitir uma idéia, contar uma história; expressar uma idéia. A natureza da animação sem compromisso com o fisicamente possível com formas/idéias absurdas e exageradas do mundo fantástico, despretensioso permite a narração de fatos do cotidiano muitas vezes delicados de se comentar. Essa forma áudio-visual deixa o espectador à vontade e assim, mais suscetível à discussão e reflexão.

Em complemento com o trabalho de Celina Kurihara: Ensaio e reflexão sobre consumo consciente, elaboraram-se roteiros sobre ações em relação ao problema do consumismo exacerbado na escala do indivíduo e o que pode se fazer para revertê-lo.

Neste sentido, o trabalho escrito está dividido em duas partes: PESQUISAS para o fechamento do tema e as etapas do DESENVOLVIMENTO DA ANIMAÇÃO.

Na primeira parte, apresentam-se dados, definições e análises sobre o consumo consciente no Brasil. Com auxilio de pesquisas e levantamentos feitos pelo instituto Akatu, registros de vídeo, entrevistas e artigos pela equipe do site Planeta Sustentável, relatórios da WWF, mas não só restrito a eles como também outras fontes, pôde-se recolher dados e informações atuais para se ter uma idéia do que está sendo produzido e ações tomadas e contextualiza o cenário atual.

Esta fase se divide em dois momentos: num primeiro em que abrange dados globais e no segundo, dados mais focados no indivíduo.

Na segunda parte, relacionada mais à parte prática: destrincha-se o planejamento da animação para que não houvesse um retrabalho durante a execução.

Este planejamento se subdivide em Roteiro, Linguagem Visual, Concepção do Personagem e Objetos e Pré-sonorização. Estas foram as etapas da pré-produção.

Nas considerações finais é levantada uma reflexão do desenvolvimento de todo trabalho em relação à animação quanto ao tema tratado.

ROTEIRO

A idéia surgiu em uma conversa sobre o que falar que nos instigasse e que relacionasse de alguma maneira com o posicionamento crítico que a faculdade nos proporciona.

A disciplina AUP0473 - Desenho de Equipamentos em Áreas de Intervenção Urbana ministrada pela Profa. Dra. Maria Cecília Loschiavo dos Santos, cursada em 2005 foi possível um contato maior com uma parte daqueles que são discriminados pela sociedade e excluídos por suas condições de sobrevivência. Através dos catadores de recicláveis, foi possível uma reflexão tanto a forma de produção quanto a parte social do processo; reavaliar valores e conceitos sobre a realidade.

A disciplina AUP0473 - Desenho de Equipamentos em Áreas de Intervenção Urbana ministrada pela Profa. Dra. Maria Cecília Loschiavo dos Santos, cursada em 2005 foi possível um contato maior com uma parte daqueles que são discriminados pela sociedade e excluídos por suas condições de sobrevivência. Através dos catadores de recicláveis, foi possível uma reflexão tanto a forma de produção quanto a parte social do processo; reavaliar valores e conceitos sobre a realidade.

Somada a esta experiência, em 2002, permaneci por três meses no Japão, no qual pude vivenciar a coleta seletiva obrigatória. De volta para o Brasil e para o cotidiano familiar, a vontade de continuar com a seleção do material descartado havia sido incorporado à rotina pessoal mas acabou se esvaindo por não ter sido compatibilizada com o comportamento e consciência dos demais entes presentes na casa naquela época.

E com linhas de pensamentos semelhantes, as idéias começaram a serem desenvolvidas juntamente com o trabalho da Celina Kurihara.

A concepção do conflito foi feito em conjunto ao trabalho da Celina K. para que o desenvolvimento do roteiro mantivesse uma continuidade.

Roteiro1: Apresentação dos problemas causados com o consumo excessivo dos recursos naturais da Terra. (desenvolvida por Celina Kurihara)

Roteiro2: Tentativas para reversão dos problemas causados pelo consumo irresponsável dos recursos naturais da Terra. (desenvolvida e apresentada neste trabalho)

SINOPSE

O personagem B, inconseqüente com o consumo, está sobre sua linha da Terra tranqüilamente consumindo objetos (simbolicamente: COMPRAS, VÍCIO, ÁGUA, POLUENTE, ENERGIA, LIXO e COMIDA) quando o personagem A (apresentado anteriormente na história desenvolvida por Celina K.) invade pendurando-se em sua linha. E assim segue a interação entre este que já sofreu com as conseqüências de um hiper-consumo e aquele que não apresenta-se preocupado com as atitudes que está tomando e é alertado por quem já passou com o fim de sua linha da Terra.

CONSIDERACOES FINAIS

No desenvolvimento da animação pôde-se observar um toque pessoal em cada linha traçada, em cada gesto do desenho, tanto na computação gráfica quanto no papel. Cada animador concebe e anima seu personagem da forma como acha que é o mais verossímil para aquela ação e sempre haverá diferenças visto que são decisões individuais e pessoais de cada um.

Ao fim desta experiência, a animação foi vista como um trabalho de paciência, detalhamento e magia com toque artístico de cada participante do processo. Dizem que difícil é dar o primeiro passo, mas depois disso, difícil é dizer onde e quando parar...

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