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Metodologia para o desenvolvimento de projeto de sinalização aplicado ao Espaço Natura Cajamar

 

Gustavo Yuji Honda

Minoru Naruto

O projeto de sinalização é uma importante ferramenta de comunicação visual, cuja função é otimizar o movimento e circulação de pessoas dentro de espaços complexos. Além do seu aspecto funcional, a sinalização também participa da construção do ambiente, atribuindo um significado ao espaço e transmitindo alguma mensagem ou valor do prédio em que ele está inserido.

Através da proposição de uma metodologia baseada na experiência prática profissional, pretende-se organizar e compreender os processos envolvidos desde a concepção até a produção e instalação dos elementos que compõe o projeto de sinalização, visando criar um conjunto de elementos eficiente do ponto de vista funcional, que seja facilmente compreendido e assimilado pelos usuários da edificação e que supra as necessidade de informação dos usuários. E que, além disso, seja adequado ao espaço e à identidade visual da empresa.

O objetivo do trabalho é compreender e apresentar de forma clara, objetiva e prática o processo de criação de um projeto de sinalização, levando em consideração as suas condicionantes, seus elementos e as etapas envolvidas em seu desenvolvimento.

O Espaço Natura Cajamar foi escolhido por atender às necessidades da proposta de trabalho. Ele constitui um espaço complexo, em que a sinalização pode tornar seu uso muito mais efetivo. O projeto de sinalização também pode contribuir para ressaltar e explicitar a transmissão dos valores da empresa presente na concepção do projeto de arquitetura. A Natura foi escolhida por destacar-se como empresa brasileira de atuação internacional, e principalmente devido à sua política de bem estar e responsabilidade ambiental e social. A questão da sustentabilidade e relação de equilíbrio com a natureza está intensamente ligada à identidade da empresa e da marca. Além disso, a empresa mostrou-se muito interessada em colaborar com o trabalho acadêmico e auxiliar no que fosse necessário.

A proposta metodológica para o desenvolvimento do programa de sinalização tem como base a experiência profissional de quase três anos atuando na criação de projetos de sinalização. Além da utilização dos conhecimentos práticos, foi levado em consideração um dos mais importantes estudos teóricos e referência sobre o assunto, a obra Señalética de 1987, de Joan Costa.

O estudo de Costa divide em sete as etapas do processo metodológico de criação de programas de sinalização: contato com o cliente, levantamento de informações, organização, desenho gráfico, realização, supervisão e controle experimental.

Na prática, essa metodologia acaba sendo seguida apenas em linhas gerais, muitas vezes essa divisão entre as etapas não se apresenta de forma tão clara. Em alguns casos, certas etapas não são cumpridas de forma plena e a transição entre projeto e produção acaba comprometendo o resultado final.

Muitos designers de sinalização, por não acompanharem de forma adequada os processos de produção, acabam se mostrando deficientes em relação a conhecimentos construtivos e especificação dos materiais. Essa deficiência acaba resultando em projetos limitados ao desenho gráfico, que não atendem às questões relacionadas ao suporte físico e ao espaço que os receberá. Em alguns casos, acabam resultando em projetos inviáveis em termos de produção e custo, que têm de ser adequados e até alterados para sua viabilização.

Na estruturação deste trabalho será adotada uma metodologia semelhante à de Joan Costa, mas com diferenças em relação à divisão em seis etapas e utilização de termos mais adequados à prática do mercado brasileiro.

A primeira etapa do projeto de sinalização consiste em estabelecer contato com o cliente, obtendo informações sobre o ambiente de intervenção, suas funções, serviços, tipos de usuário, e existência de identidade visual corporativa.

O contato inicial com a Natura foi realizado através do Canal de Comunicação com o Meio Acadêmico presente no website da empresa, que se prestou a auxiliar no desenvolvimento do trabalho, fornecendo as informações necessárias.

Após o contato com o cliente e reconhecimento do espaço de intervenção é realizado o levantamento a respeito das necessidades de sinalização e informações relevantes ao entendimento do espaço e necessárias ao desenvolvimento do projeto.

O levantamento de informações foi realizado através de visita ao Espaço Natura Cajamar e principalmente por contato direto com o Canal de Comunicação com o Meio Acadêmico da empresa. Outras informações foram obtidas com o escritório responsável pelo projeto de arquitetura.

Nesta etapa são organizadas todas as informações levantadas anteriormente, e então é realizada a análise para determinar e localizar todas as necessidades de sinalização e criar os conceitos que serão utilizados para desenvolver o projeto gráfico e físico dos elementos.

Para efeito de aplicação e demonstração da metodologia, será realizado o detalhamento do estudo e projeto de apenas uma parte do extenso site do Espaço Natura Cajamar. Os conceitos apresentados devem ser aplicados a todas as demais áreas do conjunto.

A área que compreende os prédios de P&D e da recepção foi escolhida devido à sua importância como ponto de entrada de visitantes e funcionários e por ser um local de distribuição de fluxos. Os prédios também recebem destaque devido à linguagem formal de sua volumetria, que contrasta com as demais edificações. Neles se localizam importantes funções administrativas e de pesquisa.

Após a etapa de organização e conceituação é possível estabelecer as definições que serão utilizadas na criação do projeto gráfico e do projeto físico, e assim desenvolver os elementos da sinalização, determinando sua função, forma, posicionamento e localização no espaço.

É importante ressaltar que a escolha do fornecedor não deve levar em consideração apenas o preço final, mas também a qualidade dos produtos, tempo de execução, cumprimento dos prazos e atendimento.

A última etapa do projeto de sinalização é a instalação, que deve ser supervisionada para garantir a integridade dos elementos e seu correto posicionamento, de acordo com o especificado no projeto e no manual de sinalização.

O acompanhamento dessa etapa também é importante para confirmar o resultado final do projeto, perceber a sua integração ao espaço e ter um retorno a respeito da satisfação dos usuários e do cliente.

O trabalho aplicou a metodologia proposta, apresentando as etapas de desenvolvimento de um projeto de sinalização e as principais questões que devem ser levadas em consideração durante esse processo.

Independente da adoção dessa ou de outra metodologia, o designer de sinalização deve conhecer e compreender as etapas e o processo de desenvolvimento como um todo, não priorizando apenas as questões relacionadas à produção gráfica, mas também conhecendo melhor os materiais e suas propriedades, de forma a ter uma visão mais precisa do produto final de seu projeto.

O projeto de sinalização deve levar em consideração não só o resultado estético, mas também os aspectos organizacionais, funcionais, técnicos e produtivos, além da influência e de sua relação com o ambiente e o espaço que o contém.

O projeto gráfico e físico resultante do trabalho alcançou as expectativas com relação às questões levantadas durante as etapas de desenvolvimento. Porém devido à preocupação maior em demonstrar a metodologia, algumas questões acabaram não tendo a atenção esperada e poderiam ter sido mais desenvolvidas: o projeto de sinalização não foi aplicado para todos os espaços do conjunto; não foram desenhados todos os tipos de placas necessários, como as placas de sinalização de emergência; o manual de sinalização não foi desenvolvido.

Os objetivos propostos foram cumpridos satisfatoriamente e suscitaram outras questões relacionadas direta ou indiretamente ao desenvolvimento de projetos de sinalização, como a questão da pesquisa de materiais ecológicos e o estudo do sistema-produto, que poderão ser estudados futuramente.

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