logofau
logocatfg
secao 4!

Manual de Identidade Corporativa de uma empresa metalurgica

 

Juliana Mitie Hobo

Clice de Toledo Sanjar Mazzilli

O projeto foi desenvolvido para que se encaixe em diversos conceitos tanto da comunicação visual como da identidade corporativa.

A comunicação visual é um dos meios insubstituíveis para a transmissão de informações, permitindo o entendimento entre um emissor e um receptor. Para que essa transmissão aconteça é fundamental a exatidão de informações, objetividade dos sinais, individualidade do código e a ausência de falsas interpretações.

Assim ela é formada por dois componentes principais: a informação e o suporte. Esse suporte é um conjunto de elementos que tornam legíveis as mensagens a serem passadas.

Os sinais, a tipografia e a cor são alguns desses elementos. Os sinais desde sempre estão relacionados a comunicação humana, desde a origem da escrita aos logotipos encontrados em qualquer produto do nosso dia a dia. A cor também está inserida na história humana, desenvolvendo significados e despertando relações psicológicas e fisiológicas. O tipo que é uma das formas mais rápidas para a transmissão de uma mensagem.

O manual de identidade corporativa se baseia principalmente em suas características visuais, como o logo, a cor e a tipografia. Porém só uma boa marca não define a imagem corporativa, esta depende também do uso coerente e coeso do logotipo em seus diversos suportes, que vão desde a papelaria à sinalização ambiental. Surge assim a necessidade de um manual que organize todas essas formas de aplicações.

Assim o manual não tem como objetivo principal engessar a identidade da empresa, muito menos inibir sua criatividade, sendo algo extremamente restritivo. Seu objetivo é organizar sua imagem e identidade fazendo com que estas se tornen marcante. Suas orientações buscam resolver problemas sendo justificados por critérios pertinentes tais como bons princípios de desenho e comunicação. Dessa forma uma identidade visual bem sucedida é fruto desse manual, que permite que o logotipo sempre apareça de forma marcante, legível e clara.

A partir desses conceitos foi desenvolvido um projeto que tem como finalidade criar a identidade visual de uma pequena empresa metalúrgica existente, que através de sua imagem atual mandava mensagens confusas e desconexas.

Para a criação de uma nova identidade uma série de referências foram estudadas, ente elas empresas que trabalhavam com o mesmo tipo de material, empresas que tinham as mesmas iniciais e empresas cujos logos foram se modificando com o tempo.

A partir das referências foram realizados estudos de logotipos que melhor representassem a empresa, chegando assim em uma opção final.

Foi escolhida então uma fonte que complementasse a marca, criando uma relação limpa, consistente e bem desenhada, e que apresentasse o nome da empresa de forma clara e objetiva. Dessa forma as fontes escolhidas para compor o logotipo são a FUTURA BK BT e HUMANST512 BT. Estas pertencem a família das fontes lineares geométricas sendo de grande legibilidade e fácil reprodução. Além disso são caracterizadas por sua clareza e durabilidade, transmitindo a impressão de eficiência, ordem e modernidade.

Para a escolha das cores do logo foram levados em consideração todos significados que a cor trás com ela. O vermelho é a cor mais facilmente notada, é relacionada com energia, movimento e transformação, além disso é a cor do metal aquecido mudando de forma. O que se relaciona com o trabalho da empresa que muda a forma do metal criando assim novas peças. O contraste entre o vermelho e o branco é um dos maiores o que faz a marca de destacar do fundo vermelho.

O cinza é relacionado a seriedade e máquinas. O preto trás mais seriedade ao tipo, além do contraste com o vermelho e o branco faz com que o tipo se torne mais legível.

O símbolo HM não somente remete ao nome mas também a sua área de atuação, pois o triângulo na mecânica significa acabamento, assim os triângulos que formam o M indicam acabamento fino, ou seja, alta precisão. Tendo este símbolo tamanho significado optou se por uma releitura do logotipo atual.

Optou-se pela cor vermelha, uma vez que já haviam ocorridas muitas modificações, esta se mostrou pertinente ao significado da marca, podendo demonstrar atitude, modernidade e lembrando o próprio metal aquecido em transformação.

Sendo o constraste entre o vermelho e branco um dos maiores, isso fez com que o símbolo se destacasse do fundo. Os cantos foram arredondados com a intenção de lembrar as peças produzidas pois não havia nenhuma com cantos vivos.

A cor e tamanhos do tipo foram dispostos para organizar a importância das informações, além disso criar uma composição legível e clara.

O tipo foi escolhido devido a sua forma geométrica e harmoniosa, além de sua atemporalidade, sua facilidade de aplicação e legibilidade em várias dimensões. Transmitindo sensação de modernidade e profissionalismo.

A caixa alta e baixa representa a tendência atual de aproximação do cliente, no entanto sem perder o aspecto industrial do nome, por isso a inicial em caixa alta, ele nessa forma também se relaciona melhor com a marca.

Foram desenvolvidas regras de utilização do logo assim como exemplos de aplicações em diversos suportes.

Foi então concluido como um processo de criação de identidade visual é complexo, se utilizando de diversos conceitos importantes, formando uma imagem harmônica e interessante.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo