logofau
logocatfg
secao 4!

Intervenções Urbanas

Propostas de novas situações para Pinheiros

Juliana Quartim Barbosa Gotilla

Clice de Toledo Sanjar Mazzilli

Apresentação

O trabalho pretende proporcionar uma reflexão sobre a metrópole contemporânea a partir da revelação de sua beleza cotidiana e da transgressão de certos comportamentos e formas de apropriação pré-estabelecidos. O objetivo disso é desautomatizar a percepção e o raciocínio lógico do transeunte a respeito do lugar através de algumas situações criadas com a intenção de revelar a identidade das pessoas. Isso faz com que elas possam encantar-se para que, após vivenciá-las mudem a relação com aquele ambiente e com as pessoas que também o utilizam, estimulando uma "cultura de uso" do espaço livre público e estabelecendo relações de identidade e reconhecimento.

As propostas de intervenção anseiam enfrentar a cidade de maneira crítica com um corpo teórico que mostra intenção, coerência com lugar e exigência poética e lúdica. As situações servem como propostas para um campo maior do que sua localização específica, criando uma rede de espaços públicos com vida e personalidade, para que assim estimulem a criação coletiva.

Mas como a São Paulo tão frenética pode ser apresentada sempre de um modo tão silencioso? Caos. Cidade globalizada e multicultural. Falta uma identidade individual ou o reconhecimento se dá nesta pluralidade?

Quem são e o que sentem os habitantes desta cidade? Eles conseguem se apropriar e viver o espaço público? Nota-se que os 10 milhões de paulistanos se comportam como se fossem invisíveis além de, em sua maior parte não tem tempo e nem curiosidade para observar e vivenciar os lugares por onde passam. Estão acostumados a rotinas e percursos sem encantamentos imprevisíveis.

O foco deste trabalho será o imprevisto que provoca alegria, que evidencia o específico, a identidade, os desejos, que provoca inquietação. Pretendo inserir no cotidiano da cidade momentos de suspensão, "válvulas de escape" para a mente, para o corpo!

Para esta etapa do trabalho o bairro de Pinheiros foi selecionado como local de proposições por apresentar grande vitalidade dentro da dinâmica da cidade de São Paulo. A fotografia e a frotagem foram usados como forma de leitura e registro dos elementos daquele espaço.

O objetivo deste estudo é reunir propostas, percursos e reflexões construídos através do contato com bibliografia correspondente, grupos de artistas atuantes nesta área e de experiências e emoções sentidas através da vivência no espaço público de Pinheiros.

Base conceitual

O ponto inicial de reflexão foi o uso do espaço público. Partindo de conceitos como paisagem, espaço, lugar, pós modernidade e não lugares estudados na iniciação científica PIBIC CNPq realizada em 2004/2005 - Apropriação informal dos espaços livres públicos - retoma-se neste TFG algumas questões anteriormente discutidas. Porém, no presente, isto é feito sob o viés da criação de situações através de intervenções de arte aliada às disciplinas do design, arquitetura e antropologia, com a intenção de promover a vivacidade do espaço público e a intensificação das relações sociais intermediadas por ele.

Para iniciar esta proposta de estudo cultural foi necessário recorrer através do livro Apologia à Deriva aos textos situacionistas que propunham a prática coletiva da criação artística, o exercício de novos modos de fruição e apropriação dos espaços urbanos através da construção de situações. O livro Cidade Polifônica de Massimo Canevacci foi muito importante no processo de transposição de conceitos e construção de um olhar crítico e formulação de um método de leitura da cidade de São Paulo. Principalmente através dos livros de Miwon Kwon sobre experiências Site Specific, do Arte Cidade de Nelson Brissac, do Cidade e Cultura, organizado por Vera Pallamin, do Arte como questão - Anos 70 de Glória Ferreira e de católogos de arte sobre a obra de Hélio Oiticica e Lygia Clark, foi possível fazer uma retomada histórica das intervenções urbanas e traçar uma linha do tempo com os principais fatos que podem embasar e apresentar-se como referência diretas para a proposta central deste trabalho caracterizado pela aliança entre a arte e a prática urbana.

Pinheiros

Ao longo do desenvolvimento deste TFG foi possível acompanhar de perto a dinâmica da vida e sociabilidade da população (local ou flutuante) desta região. A partir de visitas e caminhadas foi identificado um espaço a ser trabalhado independente à delimitação institucional do bairro, baseado nas relações sociais e comerciais desenvolvidas na região, e na dinâmica de percursos das pessoas que usam aqueles espaços. Assim, dentro deste grande bairro foram selecionados o Largo da Batata e os eixos das ruas Teodoro Sampaio e Cardeal Arcoverde como objeto de estudo e proposições.

Propostas

Como fazer proposições de melhora dos espaços públicos em Pinheiros de maneira que a população seja envolvida e permitindo momentos de suspensão, dando margem a questionamentos e catalisando uma grande mudança na sociedade? Buscando respostas a esses questionamentos iniciam-se as propostas de implantação de objetos artísticos nas cidades que criarão novas leituras e novas organizações perceptivas do ambiente urbano.

CAMELÔ DO RELAX Ambiências a serem colocadas no lugar dos camelôs que servem como lugar de estar e lazer para as pessoas que esperam ônibus.

VIVAS ILHAS Proposta de ambiências itinerantes que complementam ou sugerem atividades às calçadas.

INFRA-MÓVEL Infra-estrutura ao alcance da população, tornando-os ativos na proposição para o espaço público: ponto de ônibus retrátil ou inflável, faixa de pedestres itinerantes e sombras de árvore adesivo.

EMPENAS VESTIDAS Usar as empenas que ficaram "nuas" pós lei cidade limpa como suporte para novas formas de apropriação e comunicação.

BOTOES URBANOS A partir da forma das tampas dos hidrosuprimentos foram pensados os botões urbanos.

EXTRAVASAR As pessoas são tolhidas pela sociedade. Com uma adição ao farol de pedestres propõe-se extravasar os sentimentos, os desejos, a personalidade.

"A lot of people never use their initiative because no-one told them to." BANKSY

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo