logofau
logocatfg
secao 4!

Identidade Visual para loja de temática cristã

 

Lilian Utsunomia Hung

Minoru Naruto

Hoje em dia, quando se pensa no mercado cristão, é um equivoco achar que este envolve apenas o mercado literário (bíblias) e objetos religiosos, tais como imagens, pequenas esculturas, crucifixos, etc. Assim como também é um equívoco pensar que esta população possui um único perfil. Cada vez mais o perfil do cristão evangélico está mais diversificado, ampliando assim a diversidade dos produtos que participam do mercado cristão. Como comprovado em trechos de reportagem aqui citados, este mercado envolve desde livros, CDs, roupas, objetos, jóias, brinquedos, turismo e até empreendimentos imobiliários.

Ao iniciar o estudo deste nicho de mercado, na procura de referências para este trabalho, rapidamente, pudemos perceber que existe uma deficiência muito grande no mercado cristão acerca de Identidade Visual nas instituições que existem no Brasil, assim, não se pôde encontrar nenhuma referência que se encaixasse adequadamente neste trabalho. No entanto, a observação e análise dessas instituições, ainda que escassas e visualmente ruins, foi de extrema importância para que assim gerasse boas idéias e conceitos em que poderíamos investir na Identidade da loja desenvolvida.

Ao fazer a visita á Rua Conde de Sarzedas, principal ponto de concentração de instituições destinadas ao público-alvo cristão evangélico em São Paulo, com uma observação analítica das lojas ali existentes, nota-se as seguintes características:

-lojas de pequeno porte e galerias
-público consumidor restrito aos cristãos evangélicos
-não existe o investimento em Identidade Visual nas lojas
-sensação de desconforto pela péssima qualidade visual dessas lojas
-lojas mal estruturadas e improvisadas.
-mobiliário não especializados e inadequados na exposição de produtos.
-produtos de má qualidade visual
-ambiente inóspito.

Com o mesmo olhar crítico ao observar o restante das instituições de varejo espalhadas pontualmente na cidade e certamente no restante do país, claramente, elas não fogem muito destas mesmas características.

A conclusão é que o mercado cristão brasileiro, por enquanto, ainda é um nicho muito fechado, impenetrável, onde o não-cristão, ou o sujeito qualquer que não se denomina "evangélico" não tem a mínima vontade de adentrar ou ter algum contato com instituições de varejo e seus produtos "evangélicos". Mesmo a população evangélica se multiplicando, assim como os perfis deste povo cada vez mais diversificado, o mercado destes continua restrito.

As instituições de varejo aqui existentes, em geral são de pequeno porte, muitas delas inseridas em galerias, por causa de seus produtos que necessitam de pouco espaço para serem expostos. A qualidade visual dos produtos ainda é precária, deixando de atender ás expectativas de até mesmo do consumidor cristão que também é interessado como qualquer outro em produtos criativos e bonitos. A principal característica destes produtos é expor uma mensagem embasada nos valores cristãos, uma tentativa de mostrar á sociedade os valores que o indivíduo aprecia, porém, em função da péssima qualidade visual que estes produtos apresentam, esta tentativa muitas vezes acaba sendo frustrada. Por fim, muito das opiniões formadas a respeito de "crentes", acabam sendo influenciadas pela "imagem" que estes passam para a sociedade.

Poucas dessas instituições investiram em firmar uma Identidade Visual. Não existe a preocupação de gerar sensações que conectassem os consumidores á elas, em gerar sensações de conforto e acolhimento, por exemplo, nem de se identificar com um público alvo principal. O que se encontra são lojas mal-estruturadas, improvisadas, com mobiliários não especializados e inadequados. Enfim, isso e tudo aqui citado colaboram para que se forme uma imagem negativa deste nicho da sociedade e torne as mensagens cristãs ainda mais inacessíveis.

Proposta

A proposta deste trabalho é criar uma Identidade Visual para uma loja que tem uma temática desafiadora, que é uma loja para o público consumidor cristão. A missão desta tarefa é gerar, através de elementos visuais, um conceito bem definido de uma marca hipotética, tendo como ponto de partida alguns parâmetros estabelecidos.

Esta loja é uma espécie de camiseteria, com venda também de acessórios. Seus produtos e tudo que for exposto terão neles embutidos mensagens com base nos valores cristãos. Outra característica da marca é o caráter artesanal de seus produtos, sendo assim, outro diferencial da marca é apoiar e divulgar formas criativas de produção artística e conscientizar o valor para este tipo de produto. As camisetas são feitas artesanalmente por processo de serigrafia, técnica peculiar de estampar gravuras em tecido.

Para um conhecimento maior, a fim de analisar e estudar uma boa identidade para esta loja, eis aqui um briefing detalhado da loja.

Público-alvo principal: cristãos, sexo feminino, classe B, faixa etária entre 15-30
Produtos: camisetas e alguns objetos de caráter artesanal.

Missão:
- manifestar valores cristãos através dos produtos da loja, personalizados e confeccionados de maneira criativa.
- Oferecer ao público cristão produtos de qualidade, principalmente, qualidade visual.
- Oferecer ao cristão, formas criativas de manifestação.
- Valorizar o produto com características artesanais, que é feito em poucas quantidades, mas são únicos, diferenciados e criativos.
Imagem: criatividade, originalidade, graciosidade, alegria.

A partir deste perfil que toda a identidade visual da loja vai se constituir, porém, uma característica visada pela marca é que ela seja acessível também a não cristãos, pois se esta marca irá ser uma emissora de mensagens, é porque ela quer manifestar algo ao público e fazer diferença na vida das pessoas. Portanto, um ícone para se trabalhar na identidade é que seja uma loja que transmita um visual acessível, não repugnante aos que não fazem parte do público alvo principal.

Enfim, a partir desses itens caracterizando a identidade corporativa da marca, este trabalho visa criar uma boa identidade visual para esta loja, a fim de transformar um clichê em uma marca aceitável e interessante.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo