logofau
logocatfg
secao 4!

O Diálogo entre Arquitetura, Design de Iluminação e Artes

 

Sílvia Jerger Rocha

Sérgio Régis Moreira Martins

O tema "O Diálogo Entre Arquitetura, Design de Iluminação e Artes" foi desenvolvido com o propósito de desvendar a importância destas relações na estruturação de projetos contemporâneos e na evolução conjunta desses três setores.

Diversas esferas onde se encontram vestígios de contaminações recíprocas foram estudadas: paisagens urbanas, interiores de edificações e instalações artísticas.

Nas Artes, as investigações a respeito da luz permanecem instigando criadores e suas especulações sensoriais. Além disso, o valor do espaço continua sendo incorporado como parte dos conceitos, direcionando os meios de expressão, provocando impressões, experiências, questionamentos e sensibilizando o espectador.

Na luminotécnica, as questões espaciais estão também cada vez mais presentes, pois o espaço é, desde sua gênese, dependente de luz e necessita de soluções cada dia mais eficientes, econômicas e esteticamente elaboradas, constituindo demanda de mercado.

A iluminação e seu poder emocional são também abordados, pois constituem um veículo mediador entre espaço arquitetônico e arte tridimensional.

Devido a essa aproximação e interdependência, tem se tornado difícil delimitar as essências e limites próprios de obra de arte, instalação luminotécnica e volume arquitetônico. A natureza desses três universos tem passado por um processo de colisão, associando-se qualidades, aliando-se atributos e incorporando propriedades que se tornam híbridas.

Sendo assim, a partir de uma análise não-cronológica de uma seleção de obras, serão identificadas conexões, influências recíprocas e será defendida a importância de atuações integradas, deixando clara a melhoria na qualidade das produções em geral.

Algumas considerações a respeito da visão - e alguns processos cerebrais subjetivos - são abordados, uma vez que é o mais importante sentido relacionado com a apreensão do espaço e as sensações a partir de sua leitura. Quase a totalidade da percepção humana é baseada em estímulos visuais, capazes de reforçar o potencial dos demais sentidos, influindo e condicionando o estado de ânimo do espectador.

"O homem, como um ser predominantemente visual é mais fortemente afetado pela luz do que por qualquer outra sensação. Forma e cor determinam a percepção do entorno físico através dos olhos, e nos dão uma mais clara e vívida impressão do espaço do que os sensos táctil, auditivo e olfativo"
— Walter Kholer

Por esta razão, a visão e a luz que revela espaços está intrinsecamente ligada à Arquitetura e as Artes

Os resultados de projetos em parceria de arquitetos e lighting designers serão também tratados, uma vez tendo sido observadas associações deliberadas entre esses profissionais, permitindo inovações técnicas e conceituais.

A simbiose entre Arquitetura, Design de iluminação e Arte deve ser estimulada, pois representa um canal de contato produtivo, de aprendizado e crescimento em comum, permitindo inovações técnicas e conceituais.

Na intenção de organizar o material analisado, o trabalho foi dividido nos seguintes tópicos:

1 - Introdução e objetivos do trabalho;
2 - Luz, visão, percepção humana e sensações;
3 - A iluminação e a configuração do espaço;
4 - Motivações históricas ligadas ao desenvolvimento das técnicas de iluminação;
5 - A combinação entre iluminação natural e artificial na Arquitetura;
6 - Experimentações voltadas à luz natural na Arquitetura: Arte e ciência construindo espaços;
7 - Soluções arquitetônicas e luminotécnicas para carência de luz natural;
8 - Harmonia, dinamismo e sintonia entre as linguagens de iluminação, Arte e Arquitetura;
9 - visando adequação ao programa e qualidade espacial;
10 - Inovações tecnológicas em criações artísticas e luminotécnicas: design de interiores e de objetos configuram e personalizam espaços arquitetônicos;
11 - Esculturas de luz na paisagem das cidades: edifícios se apresentam como grandes objetos luminosos;
12 - Simbiose entre artes visuais e tecnologia em iluminação em fachadas: interação entre edifício e meio urbano, utilizando recursos de mídia:

Divulgação da arte em grande escala;
Mídia-arquitetura: interação entre edifício, Arte e meio urbano

13 - Reafirmação da identidade cultural pela iluminação;
14 - A luz em áreas públicas: Arte, técnica e arquitetura urbanística evocam cidadania;
15 - Questões de nomenclatura: obra de arte, instalação e espaço para exibições;
16 - A luz e as contaminações entre espaço arquitetônico, instalação e obra de arte;
17 - A luz em espaços específicos para apresentação de obras de arte;
18 - Influências minimalistas e da tecnologia da iluminação em propostas artísticas;
19 - A conexão virtual entre luz, espaço e experiências humanas artísticas com a evolução dos recursos visuais;
20 - Conclusão: a importância das contaminações entre Arte, iluminação e Arquitetura na evolução conjunta dos três setores:

A - nos projetos onde há sincronia entre os trabalhos de Lighting Design e Arquitetura desde o momento da concepção, a qualidade dos espaços é máxima, atingindo-se o estado de Arte;
B - para as soluções de iluminação artificial tem ocorrido uma especial predileção pelo tratamento luminotécnico de:

equipamentos de circulação vertical;
estruturas (pilares, vedos, lajes);
linhas arquitetônicas
resultado: semelhanças entre ambientes e instalações artísticas;

C - esse vínculo e o trabalho em conjunto têm permitido uma intensa e produtiva conversação entre Lighting Design, Arquitetura e Artes, proporcionando evolução nas três esferas;
D - a iluminação tem sido um vetor essencial na relação entre Arquitetura e Artes, tornando-se veículo de expressão e ferramenta para inovações e saltos qualitativos;
E - o diálogo estimula o intercâmbio de conhecimento, contemplando as produções com qualidades estéticas, espaciais, ambientais, biológicas e culturais;

21 - Notas e Bibliografia.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo