logofau
logocatfg
secao 4!

Torre de escritórios em São Paulo - respondendo ao clima brasileiro

 

Virgínia Duarte Nehmi

Joana Carla Soares Gonçalves

Introdução

O objetivo deste trabalho final de graduação era projetar um edifício alto de escritórios na cidade de São Paulo que tivesse boa relação com seus usuários, com a cidade e com o meio ambiente. O projeto buscou soluções de conforto para o edifício em questão e ainda foi estudada uma boa relação com o entorno para que este projeto não fosse uma ilha isolada na cidade.

A cidade de São Paulo está repleta de edifícios comerciais. Entretanto, são raros aqueles que dão importância tanto ao conforto dos usuários quanto ao meio ambiente. O uso exagerado dos sistemas de ar condicionado e iluminação, por exemplo, evidencia enormes gastos de energia.

Os edifícios brasileiros sofreram mudanças no aspecto energético nos últimos anos principalmente graças à introdução de alguns elementos da arquitetura globalizada, não condizentes com nosso clima, como as fachadas exageradamente envidraçadas. Outro obstáculo foi o surgimento de lajes profundas, que dificultam a iluminação e ventilação natural.

A partir de visitas realizadas a diversos prédios de escritórios na cidade, pude constatar pessoalmente que grande parte dos parecer esquecer ou ignorar as regras da chamada 'boa arquitetura'. Não parece haver nenhuma preocupação com a iluminação e ventilação natural. Além disso, praticamente não há espaços de lazer ao ar livre, em que os usuários possam relaxar um pouco durante o expediente e ter um pouco de contato com o ambiente exterior ao edifício e a natureza.

A rotina de trabalho nesses edifícios muitas vezes é estressante e o ambiente artificial acaba colaborando para o desenvolvimento de doenças tanto físicas (urticárias, alergias, doenças respiratórias) quanto psicológicas (stress, depressão).

Avenida Paulista

São Paulo é enorme e os edifícios de escritórios aparecem em diversos locais. Entretanto, escolhi a Avenida Paulista para fazer o meu projeto, por ser um dos centros financeiros mais importantes da cidade e por acreditar que é a área da cidade mais bem equipada em termos de infra-estrutura e opções de acesso, saúde, lazer, restaurantes e serviços.

Para desenvolver um projeto sustentável, começamos pela localização; é preciso levar em conta o entorno, as facilidades de acesso, as condições de trânsito futuras e os meios de transporte. A Avenida Paulista é um ambiente completo, com uso misto e bem diversificado, atendendo a todo tipo de necessidade dos seus usuários. Devido à grande quantidade de sedes de empresas, bancos, hotéis, hospitais e instituições culturais, movimentam-se diariamente pela Avenida Paulista milhares de pessoas de todas as regiões da cidade e de fora dela.

O acesso ao local é facilitado por uma linha de metrô em toda a sua extensão (linha 2), por linhas de ônibus e automóveis. As calçadas, por sua vez, são espaçosas e comportam a grande quantidade de pedestres que por lá circulam diariamente. Além disso, a Avenida é um importante eixo viário da cidade ligando importantes avenidas como a Av. Dr. Arnaldo, a Av. Rebouças, a Av. Nove de Julho, a Av. Brigadeiro Luís Antônio, a Av. 23 de Maio e a Rua da Consolação.

O terreno

Escolhi este terreno pela sua grande dimensão e por exercer atualmente a função de estacionamento, pois desta forma não há necessidade de demolir ou adaptar nenhuma outra construção do terreno. Além disso, o terreno apresenta outras características interessantes, como o fato de fazer limite com três ruas, ter orientação voltada para o norte e presença de vegetação significativa.

O acesso ao local também é facilitado pela boa infra-estrutura de transporte público na região e pela proximidade com a estação de metrô Trianon-MASP. Além disso, a presença de edifícios de grande porte ao redor do terreno colabora para amenizar o impacto ambiental e urbano do edifício proposto.

Acima dos andares de serviço, a base se abre dando origem a duas lâminas que crescem a inclinação de 4 graus em direções opostas. Esta inclinação tanto ajuda a sombrear as fachadas dos edifícios, quanto traz mais luz para o átrio formado pelas duas torres.

A inclinação pára no andar de refúgio, correspondente à cobertura da torre Sul, que é a menor das torres. A partir daí a torre Norte sobe reta até sua cobertura. Isso foi feito para evitar maiores complicações estruturais e também porque se a inclinação continuasse, os andares mais altos da torre norte ficariam muito vulneráveis aos ventos e receberiam luz solar em excesso, podemos causar ofuscamentos.

O edifício foi projetado para receber grandes empresas, contando com pavimentos de 560 m2 até vilas de 2500 m2. Além disso, conta com espaços de 100 a 115 m2 para consultórios, que se localizam nos andares mais baixos, justamente por ter mais circulação de pessoas.

Essas tipologias foram escolhidas após pesquisas de mercado com consultores da imobiliária especializada em escritórios, Jones Lang Lasalle. Segundo eles a Avenida Paulista ainda é um dos pontos mais procurados de São Paulo. Segundo a imobiliária, um dos motivos que faz a Av. Brig. Faria Lima ser mais procurada é o fato de os edifícios serem mais novos e possuírem mais recursos.

Ficha técnica

Cidade: São Paulo, SP
Endereço: Avenida Paulista (esquina com Rua Pamplona)
Proprietário do Terreno: Cyrella e Camargo Correa
Área Terreno: 12000m²
Área de Carpete: 49260m²
Área de prestação de serviços: 11500m²
Área das vilas: de 560 a 2500m²
Área dos consultórios: 100 e 115m²
Auditórios: 2 para 250 pessoas e 1 para 500 pessoasm²
Vagas na Garagem: 1236
Vagas para motos: 168
Vagas para pessoas com necessidades especiais: 16

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo