logofau
logocatfg
secao 4!

Centro de lazer:

Hípica

Daniela de Almeida Milani

Helena Aparecida Ayoub Silva

O Trabalho de TFG tem por tema um Centro de Lazer, com foco no hipismo, na cidade do Rio de Janeiro. Pretendeu-se explorar as possibilidades arquitetônicas do programa de necessidades, além de explorar as questões relacionadas ao Conforto Ambiental.

A escolha do tema para o Trabalho Final de Graduação: Centro de Lazer – Hípica, com enfoque no Conforto Ambiental se deu após ser observado que várias hípicas de diferentes portes possuem problemas de logística e não dão a atenção necessária à construção das baias, local onde os animais passam a maior parte do tempo. Partindo de informações obtidas de veterinários sobre a importância de um bom projeto das baias na vida de um cavalo, foi verificado que uma construção bem pensada pode reduzir significativamente a incidência de problemas físicos e mentais nos animais, assim como um espaço bem planejado pode trazer uma melhor eficiência em todo o centro de lazer.

A cidade do Rio de Janeiro foi sede dos jogos Pan-Americanos no ano de 2007, e quem foi assistir às competições de hipismo pôde perceber que as instalações no Complexo Deodoro, na Vila Militar, não eram as ideais para um evento internacional.

Alguns competidores estrangeiros vieram com antecedência treinar no Brasil e a grande maioria escolheu as hípicas de São Paulo (Sociedade Hípica Paulista e Clube Hípico de Santo Amaro) como local de treino. Isso porque a melhor hípica do Rio de Janeiro, a Sociedade Hípica Brasileira, apesar de ter boas instalações, é muito pequena, além de não promover tantas provas importantes quanto os centros hípicos paulistanos.

Esses fatos demonstram a necessidade da implantação no Rio de Janeiro de uma hípica de grande porte que possa receber provas importantes nacionais e internacionais, incentivando a prática do esporte e preparando o país para a possibilidade de sediar as Olimpíadas de 2016.

Com a realização de pesquisas para a elaboração deste trabalho, verificou-se a demanda de Centros de Lazer, e o enfoque do trabalho foi dado à cidade do Rio de Janeiro. Desta forma, com a verificação das possíveis áreas para a implantação do centro hípico, chegou-se ao local do terreno.

O local escolhido para o projeto foi o terreno onde hoje funciona a Fazenda Clube Marapendi. Essa hípica está muito bem localizada no bairro da Barra da Tijuca na cidade do Rio de Janeiro.

A Barra da Tijuca possui um projeto urbanístico similar ao de Brasília, com grandes avenidas e espaços abertos, privilegiando a circulação de automóveis e foi encomendado a Lucio Costa no final da década de 60.

A rede de ensino da Barra é mais extensa do que sua população e o bairro conta, ainda, com diversas opções de esporte e lazer.Foi nessa região onde se localisou a maior parte da estrutura montada para o panamericano.

O terreno escolhido fica em frente ao Barrashopping, a outros centros empresariais, escolas, faculdades e condomínios de alto padrão.

A partir do levantamento de informações sobre o clima e do estudo de caso dos clubes mais importantes do país, pretendeu-se fazer o projeto de um clube hípico capaz de receber grandes eventos hípicos nacionais e internacionais, e que fosse confortável para os cavalos e para os usuários do local.

Um clube hípico diferencia-se de uma hípica pelo fato de ter uma estrutura completa para a prática de mais de uma modalidade do hipismo e por permitir a prática de outros esportes. Porém, diferentemente de um clube normal, o hipismo é a principal atividade.

Além da ótima estrutura, os clubes hípicos são a preferência dos praticantes do esporte pela freqüência e importância das competições que sediam. Isso faz com que o projeto tenha que se preocupar não só com a estrutura necessária para a prática do esporte como de que forma esse clube vai se organizar para sediar uma competição importante.

Ao levar em consideração o fato de receber competições com freqüência, deve-se pensar na estrutura necessária para isso, como por exemplo, se vai ter arquibancada ou onde esta pode ser montada na ocasião da prova, onde os cavalos visitantes e seus tratadores ficarão hospedados, por onde o caminhão que os transporta entrará e onde ficará parado, por onde o público entrará e onde seus carros ficarão estacionados, ter banheiros e restaurante para o uso do público. Um fator que nem sempre é considerado, apesar de ser importante, é que os sócios do clube que não estão envolvidos com a competição possam usar a estrutura do local sem grandes transtornos.

O projeto desse clube hípico se propôs a ter a estrutura necessária para a prática de salto, adestramento e equoterapia, receber confortavelmente uma competição, ser acessível e despertar o interesse das pessoas pela prática desse esporte.

Para melhor pensar em todos os pontos importantes do projeto de uma hípica de grande porte o programa de necessidades foi dividido em setores. Depois de feito um estudo de massa de como seria a melhor distribuição da hípica cada setor foi pensado de forma a garantir conforto e eficiência.

Dois edifícios do complexo esportivo tiveram uma atenção especial, as baias e a sede do clube.

A sede é um edifício pensado para unir e garantir o acesso de todos os freqüentadores à parte alta do terreno, onde está localizada a área social, e a parte baixa do clube, onde ficam todas as estruturas destinadas a pratica do hipismo.

Para o projeto das baias foi feita uma extensa pesquisa sobre a melhor forma de se construir uma baia, estudos de clima e ensaios de insolação.

O projeto deste clube hípico prevê espaços flexíveis que podem se adaptar de acordo com as necessidades das competições e prováveis mudanças de uso dos espaços ao longo dos anos.

A principal intenção desse trabalho foi dar bases e diretrizes de projeto para a construção dos equipamentos presentes em uma hípica e do clube como um todo, já que a bibliografia existente sobre o assunto é pouca e este esporte vem ganhando espaço no cenário esportivo brasileiro.

Ficha técnica:

Localização: Avenida das Américas, 3979 – Rio de Janeiro, RJ
Área total do terreno: 18.870m2
Área construída: 51.309m2

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo