logofau
logocatfg
secao 4!

24 Horas de um Zeca em São Paulo

Elton James Padeti

Silvio Soares Macedo

Introdução

Motivos e objeto de estudo

A metrópole de São Paulo traz grandes vantagens para o seu morador, ou não haveria motivo para que tantas pessoas estejam aglomeradas em locais como esse.

Porém, com a imensa quantidade de gente no mesmo lugar, a má administração unida com a má vontade de nossos governantes e o comodismo da população, surgem grandes transtornos devido a este acúmulo.

Neste trabalho, venho pontuar alguns problemas urbanos por meio do desenho de caricatura, tanto dos habitantes como da cidade, focada pelo olhar de um estudante de arquitetura e design.

A escolha da animação como meio de comunicação vem da prática profissional e, porque não, uma alternativa de grande alcance ao público para expor este tipo de discurso crítico na mídia. O objetivo deste trabalho é simular o processo de produção de uma animação desde a concepção da idéia à pós-produção do filme mostrando todas as suas etapas.

Esta animação tem como principais objetivos:
- A avaliação do comportamento do cidadão típico e suas variantes na grande metrópole de São Paulo. Uma crítica sobre o modo de vida das pessoas, e como o estresse influencia no seu meio de trabalho, social e de lazer;
- Mostrar a cidade na escala do pedestre e seus meios de locomoção;
- Comentar, através de caricatura e exagero as situações a que são expostos os moradores da cidade de São Paulo;
- Mostrar como a marcação exacerbada do tempo se faz presente na vida do paulistano.

Referências visuais

A primeira etapa da concepção dos personagens e dos cenários foi feita a partir de fotos e desenhos de campo procurando ressaltar as pessoas e os lugares para ambientalizar a animação posteriormente.

Desenvolvimento da história

Com a intenção da animação especificada, o próximo passo foi desenvolver uma história que contemplasse todos ou a maioria dos aspectos sugeridos.

A ideia de marcar as situações com base no relógio e dividir o dia entre as principais atividades do personagem facilitou a organização do tempo na história e fez com que esta se fechasse em um ciclo, dando a sensação de que o próximo dia será igual ao anterior e a agonia do personagem irá perdurar.

A divisão foi feita da seguinte forma:
-Da meia noite às 6:00 da manhã - durante a noite Zeca se depara com ruídos durante toda a noite impedindo-o de ter uma boa noite de sono.
-Das 6:00 às 7:30 - neste curto espaço de tempo, é explorada a questão do atraso, da imposição do bicho de estimação sobre o seu dono e a necessidade de uma arrumadeira para o apartamento.
-Das 7:30 às 8:00 - uma breve passagem para mostrar os sutis acontecimentos em um condomínio e, em seguida, a briga entre pedestres, trânsito e o clima inconstante.
-Das 8:00 às 9:00 - o trajeto do ônibus até o escritório, no qual Zeca se vê transtornado pela má educação do povo, direção ofensiva do motorista, lotação do ônibus e, no fim, novamente a dificuldade de andar pelas calçadas da cidade.
-Das 9:00 às 20:00 - a jornada de trabalho de Zeca de 11 horas, na qual são citadas situações como filas, catracas, prédios gigantescos, ar condicionado, pilhas e pilhas de papel, almoço corrido, hora extra, entre outras coisas comuns das horas úteis do dia.
-Das 20:15 à meia noite - o momento de lazer e repouso de Zeca, quando são abordados a necessidade de uma academia para a busca de um corpo perfeito, o trajeto de volta para casa, uma indagação sobre os moradores de rua, e depois novamente o (des)conforto do lar.

Personagens

Com base nos estudos realizados com desenho e observação de comportamentos em algumas áreas das cidades da Grande de São Paulo, foi possível desenvolver alguns personagens típicos para a animação, abrangendo alguns comportamentos distintos, como o vício por esporte, o vício pelo trabalho, o descaso com as outras pessoas, a raiva no trânsito, variações de personalidade (social/corporativa), conformismo, etc.

A criação dos personagens acompanhou o desenvolvimento do argumento. Dessa forma, conforme a necessidade advinda das situações impostas ao personagem principal, outros personagens surgiram para dar apoio à história.

Para que ocorressem relações variadas entre eles, foram criados 7 personagens. E, para que o universo das suas personalidades fosse bem explorado, eles foram colocados nos mesmos ambientes.

O Cenário

Como resultado da observação e das frequentes críticas discutidas ao longo do curso na faculdade, fiz uma coletânea de imagens caricatas da cidade, trazendo os principais aspectos da cidade ao desenho, como as íngremes e incríveis inclinações das ruas na Vila Madalena, os prédios neoclássicos que não param de surgir, tentando cada vez mais ficarem parecidos com algo oriundo da França, ou mesmo da Grécia, o trânsito intenso da cidade, as obras, etc.

Como os personagens, os cenários vieram de acordo com as intenções da história oferecendo suporte para as situações propostas.

Storyboard

O storyboard é uma das partes mais importantes no desenvolvimento do filme propriamente dito, pois ele permite analisar o enquadramento das cenas, das composições, e dos ensaios para realizar uma melhor edição do filme. Desse modo, poupa-se o trabalho de desenhar e animar cenas que o diretor percebe que não ficaram boas e devem ser cortadas do filme. Quanto mais detalhado é o storyboard, menos erros são cometidos na produção da animação.

Diferentemente do filme tradicional, o storyboard na animação pode alterar drasticamente o roteiro e o argumento e, portanto, contribuir para a criação da história do filme.

A arte do filme

Definidos os personagens, o storyboard e cenários, inicia-se o trabalho de direção de arte, que consiste em criar a imagem definitiva do que o espectador verá no filme pronto.

É quando são definidas regras de uso de cores, imagens dos cenários, posições diversas dos personagens com seus traços refinados para começar a produção da animação.

Animação

A animação foi feita utizando técnicas clássicas de quadro a quadro com o auxílio do computador para poupar tempo e papel.

Apesar de ser feita no computador, todas as etapas de uma animação tradicional foram utilizadas e simuladas, e podem ser conferidas no vídeo apresentado.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo