O presente trabalho é a produção gráfica voltada para o ensino da arte, destacando o papel que o design e, prioritariamente o design gráfico pode exercer ao criar a ligação entre o ensino formal e a percepção da arte, como instrumento de apreensão e diálogo entre o museu e a escola.
Esse diálogo se dá por meio de um sistema de objetos didáticos desenvolvidos a partir do Museu de Arte de São Paulo, cujo enfoque é seu acervo de obras e a própria instituição, dessa forma pretende-se trabalhar em um campo consolidado e específico dentro do universo da arte.
O trabalho tem como objetivo ampliar o repertório gráfico ligado tanto ao ensino quanto à interação com a arte, a arquitetura, a cidade e o fazer artístico, abarcando assim, uma leitura visual bidimensional e tridimensional. Destaca-se ainda, o caráter experimental do projeto, que pretende contribuir por meio de uma nova abordagem como um instrumento de ensino que se baseia na experimentação e interação dos alunos.
O público alvo são os alunos de ensino fundamental, de 6ª à 8ª série de escolas públicas, mas também poderá se estender às escolas privadas. Ressaltamos que a formação do professor é fundamental no desenvolvimento da proposta.
A oficina Projeto Itinerante do MASP é uma ação que sai do Museu, para ampliar as fronteiras e o conhecimento sobre a ARTE, a sua ARQUITETURA, e sobre a CIDADE DE SÃO PAULO. O objetivo principal é melhorar a ligação entre escolas e o museu, possibilitando a manipulação de um repertório visual e histórico.
Através de uma série de materiais, alunos, professores, educadores e dirigentes poderão conhecer melhor o acervo do Museu, a sua história e principalmente desenvolver um repertório crítico e visual sobre essas três escalas, dessa forma pretende-se trabalhar em um campo consolidado e específico dentro do universo da arte.
O conjunto de peças visa consolidar esse conhecimento, não só por parte dos alunos, mas também, por parte dos educadores. O Livro do Professor é uma peça chave, que tenta abranger as questões que poderão ser desenvolvidas durante a evolução da oficina, por isso, seu conteúdo abrange textos de diversos autores dentro das três áreas.
Essa instrumentação tem a vontade de melhorar o conhecimento especifico em torno do museu e levantar possíveis caminhos de pesquisa e desenvolvimento.
O professor é livre para construir as interpretações e análises que quiser desenvolver com os alunos, ele é o maestro da sua orquestra, só o material não garantirá o sucesso da oficina.
É preciso um bom maestro, para que os alunos toquem suas idéias na mesma nota e garanta um bom aproveitamento do material.
A oficina, portanto, inicia-se com o envio do Livro ao professor interessado, para que apreenda melhor a proposta e entre em contato com os assuntos que a oficina propõe abordar. Em seguida o professor contata um dos educadores do Museu que o ajuda a organizar as frentes de atividades, as abordagens e dúvidas. A oficina pode ser trabalhada dentro das matérias de artes ou multidisciplinar. Sendo desenvolvida como uma atividade ou como várias.
A oficina Projeto Itinerante do MASP é uma ação que sai do Museu, para ampliar as fronteiras e o conhecimento sobre a ARTE, a sua ARQUITETURA, e sobre a CIDADE DE SÃO PAULO. O objetivo principal é melhorar a ligação entre escolas e o museu, possibilitando a manipulação de um repertório visual e histórico.
Através de uma série de materiais, alunos, professores, educadores e dirigentes poderão conhecer melhor o acervo do Museu, a sua história e principalmente desenvolver um repertório crítico e visual sobre essas três escalas, dessa forma pretende-se trabalhar em um campo consolidado e específico dentro do universo da arte.
O conjunto de peças visa consolidar esse conhecimento, não só por parte dos alunos, mas também, por parte dos educadores. O Livro do Professor é uma peça chave, que tenta abranger as questões que poderão ser desenvolvidas durante a evolução da oficina, por isso, seu conteúdo abrange textos de diversos autores dentro das três áreas.
Essa instrumentação tem a vontade de melhorar o conhecimento especifico em torno do museu e levantar possíveis caminhos de pesquisa e desenvolvimento.
O professor é livre para construir as interpretações e análises que quiser desenvolver com os alunos, ele é o maestro da sua orquestra, só o material não garantirá o sucesso da oficina.
É preciso um bom maestro, para que os alunos toquem suas idéias na mesma nota e garanta um bom aproveitamento do material.
A oficina, portanto, inicia-se com o envio do Livro ao professor interessado, para que apreenda melhor a proposta e entre em contato com os assuntos que a oficina propõe abordar.
Em seguida o professor contata um dos educadores do Museu que o ajuda a organizar as frentes de atividades, as abordagens e dúvidas.
A oficina pode ser trabalhada dentro das matérias de artes ou multidisciplinar. Sendo desenvolvida como uma atividade ou como várias.