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secao 4!

Educação ambiental voltada para a questão do resíduo sólido domiciliar:

Proposta para o Parque Villa-Lobos

Lucila Kaori Muranaka

Roberta Consentino Kronka Mülfarth

Este Trabalho Final de Graduação se baseou em uma pesquisa teórica realizada, em uma primeira fase do trabalho, sobre o resíduo sólido domiciliar, seu gerenciamento e as consequências que ele implica sobre a sociedade, a cidade e o meio ambiente. Esta temática vem sendo discutida intensamente devido aos graves problemas e impactos relacionados ao gerenciamento que lhe é dado atualmente. Em época de crise financeira, em que se intensifica a revisão de questões sobre a sustentabilidade da sociedade, do modelo econômico e do estilo de vida que levamos atualmente, o resíduo sólido é um perfeito reflexo da necessidade de mudança de valores e conceitos. A chamada “crise do lixo” é consequência de um problema de caráter cumulativo que se agrava cada vez mais e exige providências imediatas. Em São Paulo, nos últimos anos, a problemática tornou-se ainda mais discutida em função do esgotamento dos únicos aterros sanitários que recebiam resíduo sólido domiciliar - o São João e o Bandeirantes.

O resíduo em si faz parte de um processo natural que, no entanto, se tornou um problema causado e vivido pela atual sociedade devido ao gradual e acelerado aumento da sua quantidade e dos diferentes tipos de materiais artificiais do qual ele é composto. Deste modo, em ambientes urbanos, aonde se concentra a maior parte da população, e principalmente em grandes cidades, o resíduo sólido gera problemas relativos à sua coleta, tratamento e desinação final. Um estudo destes problemas e das dificuldades relacionadas às soluções remediativas existentes, analisando particularmente o gerenciamento de resíduos do município de São Paulo, levou o trabalho a focar na questão inicial deste processo: a sua geração.

Neste sentido, optou-se por desenvolver uma proposta relacionada à Educação Ambiental. A educação em si é apenas uma das questões a serem trabalhadas na busca da diminuição efetiva da geração de resíduos pois este objetivo depende da ação conjunta de todos os seus agentes envolvidos, necessitando de mudanças profundas nos sistemas econômicos, políticos, culturais e sociais vigentes. De qualquer maneira, estas mudanças, se ocorrerem, partirão de pessoas. Conscientizar, educar, formar e mobilizar um cidadão para a busca desses objetivos é necessário. Foi pensando nisso que foi feita a proposta deste TFG para o centro educacional ambiental, um trabalho voltado para conscientização, mudança de valores, de hábitos e de posição perante as questões sobre as quais se abrange a educação ambiental, e, no caso específico do presente trabalho, sobre o resíduo sólido domiciliar. A partir desta decisão foram realizadas novas pesquisas sobre os conceitos, diretrizes, objetivos, legislação e programas atuais do Governo e Prefeitura de São Paulo relacionados à Educação Ambiental.

O desenvolvimento desta proposta se desenrolou sobre uma área e terreno específicos escolhidos para o exercício pontual de contextualização deste centro. A partir do levantamento e pesquisa desse contexto é que foram desenvolvidos o seu programa, implantação e o início de um estudo para seu edifício. A escolha do local para desenvolvimento de um centro educacional ambiental voltado para a questão do resíduo sólido domiciliar junto ao Parque Villa-Lobos considerou diversos fatores e diretrizes, entre eles: sua localização e uso permitem o fácil acesso e grande alcance de público de faixa etária e classes sociais diversas; um vasto terreno (atual canteiro de obras da Linha 4 do Metrô) com alto potencial de requalificação para uso público através de uma integração com o parque existente; a atual introdução ao perfil do parque como equipamento de “prestador de serviços ambientais” (conforme definição dada no próprio portal do parque , acesso em maio de 2009); e a subprefeitura de Pinheiros, aonde ele está localizado, é uma das áreas da cidade com maior quantidade de resíduos coletados no município.

A partir da pesquisa previamente realizada, considerando os princípios da Educação Ambiental e tomando como exemplo as atividade de referências institucionais foram propostos para o programa do centro: Espaço para exposições de caráter informativo, de obras artísticas e trabalhos que fomentem a consciência do índivíduo sobre o tema tratado
Anfiteatro, salas de aulas regulares e sala de aula dinâmica para a realização dos cursos, palestras e atividades diversas (reuniões, assembléias, etc.)
Biblioteca
Espaço de troca de livros
Espaço de jardinagem: viveiro, horta e compostagem
Cozinha experimental
Oficinas: design e artesanato, reciclagem de papel, costura.
Ecoponto
Central de Informações / Centro de Referência

O conjunto destas atividades e espaços visam oferecer à população, um local de reflexão, conscientização, aprendizagem para aplicação de ações e mudanças de hábito que visam um maior equilíbrio entre o homem, o meio urbano e o meio ambiente, neste caso, principalmente no que diz respeito à questão do resíduo sólido.

A partir do programa idealizado, foi feita uma proposta de diretrizes a serem seguidas na ocupação do terreno escolhido e no estudo inicial de idéias e configuração de espaço do edifício do centro. Para ambos, foi considerado, até onde foi possível devido à falta de informações fornecidas, a possibilidade de reutilização e reaproveitamento de materiais, infra-estrutura e equipamentos existentes no atual canteiro de obras. Além disso, devem ser incorporados aos projetos os ideais e princípios de uma arquitetura que visam o baixo impacto ambiental, que inclui uma análise do ciclo de vida dos materiais utilizados (muitos dos quais poderiam ser de origem de material reciclado) e o emprego de sistemas e tecnologias relacionados ao aproveitamento de recursos disponíveis na natureza.

O espaço do centro educacional ambiental deve representar em si um exemplo do tipo de consciência, decisão e atitudes que devem ser tomadas e privilegiadas com o objetivo de se buscar uma convivência harmoniosa e sustentável do homem e do meio em que ele vive .

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