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secao 4!

Identidade Visual para São Paulo

Nicole Sneider Unger

Marcelo Marino Bicudo

O projeto tem como objetivo desenvolver uma identidade visual para uma das maiores cidades do mundo, São Paulo. Apesar do enorme potencial que São Paulo apresenta, sua imagem não é devidamente trabalhada, refletindo em uma percepção negativa das pessoas em relação à cidade. Assim, o objetivo do projeto é viabilizar um melhor entendimento da imagem da cidade, melhorando a relação entre as pessoas e o espaço.

Primeiramente, pesquisou-se qual o significado da palavra identidade nos dias de hoje. Em um mundo contemporâneo e globalizado deve-se entender que as pessoas buscam sempre novidades, informações. A identidade torna-se um sentimento ambíguo, isso porque, ao mesmo tempo em que o indivíduo busca um ponto de apoio "em meio ao caos de estímulos e informações", ele quer sempre novas experiências. Chega-se a conclusão que o homem de hoje não quer estar preso a uma identidade inflexível e estática. Entretanto, reforçar a identidade das coisas e das não-coisas, como Flusser se refere, é indispensável para a sociedade contemporânea; ela traz segurança, estabilidade, desejo.

Após entender o significado de identidade nos dias de hoje, passa-se a discutir porque o design é a atividade que melhor permite construir um identidade nos dias de hoje. O design aparece como uma disciplina interessante para alcançar o objetivo buscado. A construção de uma imagem que abranja as singularidades de uma cultura está longe de ser uma tarefa fácil, entretanto a interdisciplinaridade do design torna o objetivo mais palpável. No caso da identidade para uma cidade, o design abrange as diversas escalas necessárias, sendo elas o urbanismo, a arquitetura, o design de produto e gráfico. Trabalhando um design integrado, a imagem da cidade pode ser gerada de forma a se entender melhor as singularidades buscadas.

A criação de uma identidade para um lugar deve levar em conta que as cidades estão em constante mutação e que cada individuo tem em sua mente uma imagem própria daquele lugar. A imagem da cidade é o resultado da interação entre esta e o seu usuário, sendo assim cada um tem sua visão pessoal, resultado de sua história, expectativas e repertórios individuais. Além disso, muitas vezes, a imagem da cidade não está clara, o que torna seu entendimento prejudicado. Assim, uma identidade visual acresce maior valor ao espaço a partir do momento que o torna mais legível e claro.

Uma proposta de identidade visual tem que ter como base a ideia de "ver a cidade e nela descobrir sua possível verdade" (Ferrara, 2002). Não se deve deixar influenciar apenas pelos significados já sedimentados pelo hábito de ver a cidades, mas sim procurar novos significados para esta. Construir uma identidade não é simplificar a complexidade existente, mas sim "descobrir o quão atraentes são os objetivos que podem ser atingidos com os meios que se possui." (Bauman, 2007).

Para permitir um melhor entendimento da cidade, a sinalização atua como importante elemento. Isso porque ela identifica pontos da cidade, tornando a leitura dos espaços físicos mais clara. Sentimo-nos mais seguros quando estamos cientes de onde estamos e para onde vamos. Uma boa sinalização torna o andar na cidade mais prazeroso, e assim melhora a relação entre as pessoas e o lugar. Quando os espaços públicos se tornam mais claros, as pessoas se sentem mais à vontade para conhecê-los e usufruí-los.

O próximo passo foi pesquisar como são feitas propostas de identidade visual para cidade e paises são feitas nos dias de hoje pelas empresas atuantes no mercado. Em um mundo globalizado e em uma economia global, as cidades buscam cada vez mais características peculiares e detalhes para sobreviverem. Algumas pesquisas relacionadas ao tema foram estudadas, e também se contatou duas empresas que tem projetos relacionados à esse tema: a Interbrand e a FutureBrand.

O que pode-se entender é que a identidade como um todo não é só uma assinatura. A marca é muito mais do que o símbolo. Existe um universo visual: padrão fotográfico, cromático, como as imagens aparecem, a tipografia, a linguagem, assim você já reconhece o que está sendo identificado antes do símbolo aparecer. Hoje há uma tendência, na qual fazer um marca não é suficiente para garantir uma boa identidade, busca-se muito mais o vivenciar a marca como um todo, e em todos os sentidos: visual, sonoro, tátil, e até mesmo olfativo.

A pesquisa também buscou referencias de projetos, e estudou caso a caso. Marcas como I love New York, London Unlimited, Uniquely Singapore, foram estudadas e comentadas.

Finalizando a pesquisa, deu-se início a criação da identidade visual para São Paulo. Criou-se uma metodologia de projeto e definiu-se um posicionamento. A partir dele, criou-se a frase conceito, marca, grafismos, padrão tipográfico, fotográfico, paleta cromática. A partir desses elementos, desenvolveram-se os produtos de comunicação (anúncios, aplicações, sinalização, centros de informação, site, impressos, esculturas).

O projeto buscou ressaltar o que São Paulo tem de melhor. Procurou-se perceber o que as pessoas costumam gostar na cidade, qual o diferencial de São Paulo em comparação com o restante das cidades do mundo. A partir de depoimentos, reflexões e discussões chegou-se ao tagline "são paulo tudo e todos".

O logo proposto é resultado de uma série de estudos. O tagline, 'são paulo tudo e todos', juntamente com a ideia da cidade como um centro irradiador de tendências, acontecimentos, pessoas, uma explosão, um Big Bang, resultaram em um símbolo único que traduz tudo e todos.

A proposta contempla desde a aplicação da marca em um souvenir até essa identidade inserida no espaço. Acredita-se que é importante fazer com que as pessoas experenciem a identidade, seja tomando um café em uma caneca ou andando pelas ruas e vendo esculturas espalhadas pela cidade. A identidade aplicada em diferentes escalas contempla a ideia de se pensar um design integrado, tão defendida neste projeto.

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