logofau
logocatfg
secao 4!

ESPAÇO CULTURAL DE ARTES PERFORMÁTICAS

ANDRÉA DE PAIVA

SÍLVIO DWORECKI

O tema escolhido para o trabalho é o projeto de um espaço cultural para a cidade de São Paulo. Apesar dos muitos projetos já existentes, ainda faltam questões a serem abordadas. Por exemplo, a recuperação da imagem de cultura como entretenimento e de cultura para todos, não apenas para uma elite intelectual. Outra questão é a busca de espaços que estimulem a participação dos usuários nos eventos culturais. Nota-se que atualmente, com a televisão e a internet, as pessoas passaram a se comportar como telespectadoras, não como espectadoras, em diversas situações. Isto se reflete em vários aspectos da vida. Assim, por meio da arquitetura e das artes, busca-se aproximar a relação entre artista e público, quebrando essa “tela” invisível que os separa.

“(O Teatro) abriga não só o indivíduo, mas também as metáforas da relação entre ele e o mundo, é um espaço que abriga espaços, que abriga lugares...”
(LIMA, Evelyn Furquim. Estudo das relações simbólicas entre os espaços teatrais e os contextos urbanos e sociais com base em documentos gráficos de Lina Bo Bardi).

Tendo como base esta questão da relação do espectador com o artista, o projeto do espaço cultural focará, principalmente, mas não exclusivamente, as artes performáticas.

O local escolhido para a realização do projeto foi o terreno que fica no cruzamento da Rua Augusta com a Rua Caio Prado. Sua posição é estratégica, já que próximo dele está a Praça Roosevelt com seu conjunto de teatros alternativos, a Universidade Mackenzie, a pós-graduação da PUC e da FAU, a Rua Avanhandava e seus restaurantes, etc. A Rua Augusta liga o centro à região sudoeste da cidade, de modo que passe por ela um grande fluxo de automóveis e, com a nova Linha Amarela do metrô, o movimento de pedestres vai crescer ainda mais.

O objetivo do projeto desse centro é atrair um público maior para ambientes culturais aproveitando a diversidade do centro de São Paulo e seu fácil acesso. Apesar dos muitos equipamentos culturais existentes na região, a idéia é que o projeto não compita, mas que atue como um complemento.Deve ser destacado o teatro projetado, que possui arquibancadas móveis que possibilitam alterar o formato do palco e uma parede do teatro que pode ser aberta fazendo com que este se ligue ao parque. Além disto, o teatro também possui uma de suas paredes inteiramente de vidro. Outro destaque do projeto é um muro que será inteiramente grafitado no parque.

FICHA TECNICA:

Área do terreno: 23.700m²
Área do projeto:
Edifício 1: 9.159m²
Edifício 2: 3.025m²
Total: 12.184m²
Taxa de Ocupação: 0.09
Coeficiente de aproveitamento: 0.5
_Estacionamento: 3708m²/95 vagas
_Oficina de cenários: 385m²
_Semi-Arena externa: aproximadamente 100 pessoas
_Teatro: 1340m²/aproximadamente 416 pessoas
_Apoio Teatro (depósitos/salas ensaio/camarins/andar técnico): 1024m²
_Apoio Geral (depósitos/casas de máquinas): 992m²
_Funcionários (vestiário/sala de estar/almoxarifado): 329m²
_Bilheteria: 14m²
_Café: 150m²
_Biblioteca: 324m²
_Administração: 520m²
_Bar/Lanchonete: 657m²
_Salas para Oficinas: 657m²

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo