logofau
logocatfg
secao 4!

Reabilitação da Cooperativa Agrícola de Cotia -

CAC Jaguaré

Flávia de Toledo Ponzoni

Maria Lúcia Bressan Pinheiro

A idéia deste trabalho surgiu a partir do objeto de estudo, o conjunto de Galpões da Cooperativa Agrícola de Cotia, no Jaguaré. A observação do local, de suas qualidades arquitetônicas, sua dimensão e estado de conservação, levou-me a questionar o uso e a atual situação do imóvel. Percebi, rapidamente, que não era a única, e que já existiam estudos e propostas para o seu tombamento.

A partir da definição do edifício de estudo, enfoquei o problema central: como ocupá-lo respeitando um possível tombamento - Reabilitando-o. A reabilitação é um conceito muito utilizado atualmente. Sua relação com problemas sociais, como a grande concentração populacional e a falta de espaço nas grandes cidades, contribui para o crescente número de edifícios reabilitados.

Para que uma reabilitação respeite o edifício, e as suas principais características, deve-se ter uma ampla bagagem conceitual sobre restauração, que fundamente as decisões de projeto. Existe uma diferença tênue entre reabilitação e restauração. Uma obra reabilitada é uma obra restaurada, já uma obra restaurada pode não ser reabilitada, mesmo respeitando todas as questões de restauro e garantindo a preservação do imóvel.

A chave de uma reabilitação bem sucedida está no programa. Um bom programa, bem justificado, considerando o entorno, as necessidades da população e as possibilidades permitidas pelas limitações do edifício, levam à reinserção do mesmo, ao seu reuso, à reciclagem do bem.

Esse conceito só pode ser usado em casos onde o programa original do edifício não justifica mais a sua manutenção, como é o caso do conjunto de edifícios em estudo.

O Projeto

A reabilitação do imóvel vinha de encontro com os anseios da comunidade local. A inserção do mesmo no Plano Regional Estratégico da Lapa (onde foi definido como ZEPEC e incentivado o reuso como um bem cultural e social), associado à proposta de tombamento por parte do poder público e a carência de equipamentos sociais na região, justificam minha proposta.

O objetivo de reinserir o conjunto de galpões no contexto urbano da região do Jaguaré faz necessária a elaboração de um programa que atenda as necessidades da população, em especial a comunidade da Favela Vila Nova Jaguaré. A proximidade do programa às atividades desse grupo é essencial para interagir e atrair a população, de maneira que se sintam parte integrante do edifício, utilizando e cuidando dos equipamentos. Ao estudar três SESCs em São Paulo, observei que as atividades vitais para o aperfeiçoamento cultural e profissional de uma comunidade podem ser divididas em 3 grandes áreas: social, cultural e esportiva, sendo que todas elas interagem com o lazer e a ocupação da população, possibilitando seu crescimento e desenvolvimento. No mesmo sentido pode-se inserir o cooperativismo, ou seja, a associação de pessoas, com o mesmo objetivo de desenvolvimento econômico, que se ajudam mutuamente, formando comunidades estruturadas.

Dividi o terreno em quatro setores, correspondendo as quatro grandes atividades propostas: Social, Reciclagem, Esporte e Cultura. Assim, consigo atrair e vincular os usuários a freqüentar o espaço, não só para a prática do lazer, mas também para a profissionalização e sustento. Cada setor será identificado por uma cor a ser aplicada em detalhes da edificação, destacando o complexo, unificando-o arquitetonicamente e remetendo as quatro principais cores da reciclagem: Vermelho - Plástico; Verde - Vidro; Azul - Papel e Amarelo - Metal.

A divisão dos quatro setores decorre também da intenção de destacar a relação dos trilhos com os galpões, como na implantação original, formando assim dois grandes eixos de circulação: um sobre os trilhos e outro transversal a eles. Todo o percurso será executado em forma de deck de madeira reciclada, proveniente das estruturas existentes no complexo consideradas sem recuperação.

Social - Vermelho:

Unidade do Poupatempo; Serviço de Internet com Café (inclusão digital - Acessa São Paulo); Centro de Assistência Social nas áreas da saúde, da justiça, da moradia e do emprego (para atender especialmente a comunidade da Favela Vila Nova Jaguaré) e Bom Prato (grande refeitório do programa de alimentação do governo).

Reciclagem - Verde:

Galpão da Cooperativa de Reciclagem e Galpão dos ateliês para desenvolvimento de trabalhos com materiais reciclados e campo de futebol com medidas oficiais e dependências de apoio ao mesmo.

Esporte - Azul:

4 quadras poliesportivas; 2 grandes conjuntos de sanitário/vestiário, masculino e feminino, com acessibilidade universal exclusivos aos jogadores (1 conjunto para cada duas quadras); sanitários públicos, masculino e feminino, com acessibilidade universal; lanchonete; depósitos de materiais esportivos; salas de controle de acesso às quadras; 2 ambulatórios (1 para cada conjunto de duas quadras); 8 salas para técnicos de diversas modalidades esportivas; administração geral do complexo esportivo; 1 loja de equipamentos esportivos básicos; 1 sala disponível e 4 arquibancadas com capacidade para 200 pessoas cada sendo 1 para cada quadra. Complexo de Esportes Olímpicos Indoor atendendo as atividades: Ginástica Olímpica; 2 tatames de Lutas; 2 ringues de Boxe; pista de atletismo elevada com 100m de comprimento e 4 pistas de 1.25m de largura; sanitários e vestiários, masculino e feminino, com acessibilidade universal.

Cultura - Amarelo:

Grande Teatro, com capacidade para aproximadamente 1000 pessoas, com acessibilidade universal; área de back stage com 2 camarins comunitários (masculino e feminino), com acessibilidade universal; ateliê de figurino e ateliê de cenografia com acesso para caminhões; área de ensaios; bilheteria; administração e sanitários do teatro; grande lanchonete com praça de alimentação; sanitários masculino e feminino no térreo com acessibilidade universal; área de exposições; áreas de estar; biblioteca com terraço de leitura; mezanino com 4 ateliês flexíveis para atender as atividades na área de música, teatro, dança, entre outras e sanitários masculino e feminino, com acessibilidade universal para o público do mezanino e rampa para a circulação vertical.

Em virtude da complexidade e dimensão do projeto, me ative em desenvolver dois dos quatro setores acima elencados: Esporte - Azul e Cultura - Amarelo.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo