logofau
logocatfg
secao 4!

Novo terminal de passageiros no aeroporto de São José dos Campos

Gabriela Rimoldi Cunha

José Borelli Neto

PROPOSTA

O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo a elaboração do projeto de um Novo Terminal de Passageiros localizado no Aeroporto de São José dos Campos – SBSJ.

A intenção deste estudo é desenvolver um edifício terminal fundamentado em dados reais de previsões de demanda, programa e dimensionamento, além da concepção e espacialidade arquitetônica do edifício.

Baseado no estudo do plano de massas, o objetivo deste trabalho é elaborar um projeto do novo terminal que acompanhe e represente o potencial de São José dos Campos.

PROJETO

O projeto passou por um processo de amadurecimento com o objetivo de alcançar um desenho centrado em desenvolver uma infraestrutura ideal de atendimento aos passageiros e que, de alguma forma, traduzisse, por meio da concepção arquitetônica, o legado tecnológico de São José dos Campos.

O traçado da estrutura do projeto representa o ritmo e a linguagem de um ambiente de turismo e de negócios. No interior, a estrutura aparente se associa aos detalhes, meticulosamente elaborados para despertar no usuário o nível de conforto e de confiança ideais para as expectativas pré e pós voo.

O aeroporto é um lugar de intenso fluxo de pessoas, com diferentes expectativas e sensações e são depositadas no terminal todas as impressões em relação ao voo. Nesse sentido, foram atentamente consideradas particularidades que trabalhassem com as sensações de ansiosidade, espera, frustração, prazer e alegria. A transparência e forte identidade passam ao usuário confiança na experiência que estão prestes a vivenciar.

Por ser um edifício centralizador das mudanças de modais aéreo e terrestre, o projeto atendeu as considerações operacionais específicas dessa troca, como por exemplo, circulação no meio fio, posição do estacionamento, calçada para os passageiros que utilizam os ônibus de embarque/ desembarque no lado ar, sistema viário do terminal, entre outros.

O partido arquitetônico de um edifício desse porte é completamente definido pela estrutura e cobertura. A intenção primordial foi despertar a atenção pela leveza, transparência e claridade e permitir ao usuário o completo entendimento do espaço, imediatamente ao adentrar no edifício.

A estrutura leve modular a cada 20m confere a flexibilidade necessária para possíveis ampliações futuras do edifício, de modo a minimizar a interferência das obras nas operações do aeroporto.

Uma configuração simples de planta confere ao terminal a função prática e flexível que todo terminal deve ter. Prioriza, sem prejudicar a arquitetura, as diretrizes operacionais, de segurança dos passageiros, tripulação, funcionários e aeronaves.

A planta do térreo, de forma geral, é dividida em 3 partes transversais e 3 longitudinais, respectivamente: desembarque, check-in/processamento de bagagem, embarque e área pública, serviços/área restrita, área restrita. As funções do terminal se articulam através de um espaço linear, situado perpendicular à entrada (saguão), disposto de ponta a ponta do edifício, de modo que os passageiros compreendam rapidamente a volumetria e a setorização do terminal. O edifício se articula de forma simples e clara em caráter sequencial, separando as zonas de embarque e de desembarque. Por ser um edifício apenas com um nível operacional, tais fluxos não se cruzam.

FICHA TÉCNICA:

LOCAL: Aeroporto de São José dos Campos - Professor Urbano Ernesto Stumpf - Av. Brigadeiro Faria Lima, s/n. São José dos Campos – SP.
Sigla ICAO: SBSJ
ÁREA TOTAL: 8800m²
ÁREA TOTAL COM ESTACIONAMENTO: 17440m²

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo