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secao 4!

Reurbanização da Favela do Moinho:

Projeto e inclusão social nos Campos Elíseos.

Marcello Pereira Delgado

Álvaro Puntoni

O direcionamento das habilidades apreendidas neste curso de arquitetura e urbanismo para o enfrentamento da desigual realidade social brasileira, através do exercício de projeto, é o tema deste trabalho final de graduação.

Para tanto, foi escolhida a temática da habitação, preocupação fundamental de nossa ciência-arte, porto seguro que permite a cada indivíduo a oportunidade de se desenvolver, assim como sua relação com a área central da metrópole contemporânea, palco de um intrincado jogo de interesses de atores do “grande teatro” do capitalismo desregrado e perverso, que relega aos mais frágeis apenas aquelas áreas esquecidas pelo mercado para o seu viver.

Foi escolhida uma complexa área de intervenção, que reune uma série complicações para seu usufruto, a começar por sua configuração residual, isolada do tecido urbano por ramais da linha férrea, os quais lhe conferem uma morfologia insular. A presença cortante de uma robusta estrutura de via aérea, assim como a ocupação irregular de seu território contribuem para sua complexidade.

No primeiro semestre do trabalho, foi realizado uma extensa pesquisa sobre a região, considerando seus aspectos históricos, aspectos físicos (morfologia e uso do solo urbano), incluindo levantamento de campo realizado através de visitas, aspectos políticos, econômicos e sociais, relativos ao planejamento urbano da metrópole paulistana. Tal levantamento de dados embasou a proposição dos conceitos e partidos que direcionaram o projeto, a se destacar a transformação de parte da calha da linha férrea em um percurso urbano-histórico, que ligaria importantes centralidades da cidade, tais como pólo luz e Estação da Barra Funda /Memorial da América Latina, passando pelo por nossa área de intervenção.

O projeto seguiu, começando na escala urbana (1:2000) e terminando na escala da unidade habitacional (1:50), e terminou com a concepção de estudos preliminares do paisagismo de um parque urbano, de uma estação de trens da CPTM e de uma creche e pré-escola, além do ante-projeto de edifícios habitacionais em forma de lâmina, que abrigaram 660 HIS.

O saldo do projeto foi muito positivo, devido à grande complexidade de seu sítio, contribuindo para a reflexão sobre a problemática da metrópole contempôranea e da conformação de seu espaço.

Ficha técnica:

660 unidades de HIS (110 - quitinetes [22,85m²] / 220- 1 dorm[32,20m²] / 110 - 2 dormitórios [48,30m²] / 220 - 2 dormitórios [55,00m²])
Área projetada = 29089m² (apenas consideradas as unidades habitacionais)
Previsão para 2560 habitantes
160 vagas para automóveis

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