logofau
logocatfg
secao 4!

Projeto Sede da Aliança Beneficente Universitária de São Paulo (ABEUNI)

Silvia Kaori Fujisawa

João Carlos de Oliveira César

O objetivo do trabalho foi elaborar o projeto de uma sede para uma entidade que existe há 25 anos e que apresenta uma organização e logística bem estruturada, que consegue realizar suas atividades mas que encontra muitas limitações por não possuir espaços adequados e grandes o suficiente para comportar materiais e equipamentos, bem como realizar apresentações e eventos, dificultando assim a sua divulgação e crescimento.

Dessa forma, foi feito primeiro um estudo da entidade para entender seu funcionamento, seu fluxograma, permitindo assim elaborar um programa que conseguisse atender as suas necessidades. A partir daí o terreno proposto foi analisado e conseqüentemente a elaborado o projeto.

Visto portanto, basicamente a estrutura da entidade, bem como suas atividades e necessidades, foi elaborado um programa visando justamente distribuir e organizar esses grupos e funções, além de acomodar todos os equipamentos e materiais que eles possuem. Dada a hierarquia existente, tem-se:

Programa de Necessidades

Coordenação
Salas para presidente e vices;
Salas de reunião.

Comitês
Salas para cada comitê;
Salas de reunião.

Comissões
Salas de reuniões;
salas para armazenamento de arquivos;
Sala de informática (produção de material);
Sala de materiais de papelaria.

Eventos
Auditório;
Camarins;
Salão para eventos;
Vestiários e sanitários;
Cozinha.

Áreas comuns
Recepção;
Circulação (escadas e elevadores);
Espaço para exposições;
Jardim;
Estacionamento para carga e descarga;
Almoxarifado;
Depósito.

O terreno proposto localiza-se na região do Ipiranga e possui fácil acesso, com supermercados, restaurantes e comércios em geral ao redor. Encontra-se entre duas vias, uma grande avenida, mais movimentada, portanto acesso principal por carro, carga e descarga e uma via local, mais tranqüila com residências, permitindo acesso por pedestres, principalmente por estar próximo à estação de metro Imigrantes.

Possui aproximadamente 6.000m2 e localiza-se entre a Avenida Dr. Ricardo Jafet e a Rua Arcipreste Ezequias. Apresenta um desnível de 4m da Rua Arcipestre Ezequias em relação à Ricardo Jafet e possui uma grande área verde a ser preservada. Encontra-se em área administrada pela Subprefeitura do Ipiranga, em zona de média densidade.

Como projeto final, propõe-se então a criação de um nível que acomodaria dois acessos, tanto pela avenida quanto pela via local. Esse hall de entrada interligaria então os dois edifícios e teria estrutura metálica com fechamento envidraçado. Para diminuir o desnível de quem vem pela via local, toda a construção está elevada a 1m da cota da avenida. Nele concentra também a rampa que dá acesso ao primeiro andar do edifício administrativo e ao auditório.

O edifício horizontal comporta o salão para eventos, com todo o fechamento em painéis de vidro temperado, e um terraço, possibilitando a sua integração com a grande área verde existente. Tem-se a cozinha que serve esse salão, sendo vestiários, escritório administrativo e depósito de lixo no subsolo. Acima do salão tem-se o auditório com um pequeno desnível e capacidade para 320 pessoas. Os camarins encontram-se nas laterais do palco. A estrutura da cobertura é uma treliça espacial, sustentada pelos pilares externos. As saídas de emergências dão acessos a rampas laterais, com fechamento em vidro com chapas metálicas perfuradas ou brises metálicos horizontais.

O edifício vertical abriga no térreo um café e uma área para exposições. No primeiro pavimento tem-se uma sala para arquivos e materiais, salas de reunião e um espaço destinado a workshops e treinamentos. No segundo pavimento encontram-se as salas das comissões para reuniões e arquivos. E no terceiro pavimento as salas destinadas aos comitês bem como ao presidente e vices. A estrutura é metálica e esses pavimentos são recuados da parede lateral, gerando áreas vazias para a entrada de iluminação zenital e visualização entre os pavimentos. Na parede desse recuo estende-se um jardim vertical e abaixo um espelho d`água, trazendo um pouco do verde existente do outro lado do terreno.

A cobertura do café se dá por uma treliça espacial com chapa de policarbonato compacto, possibilitando assim a visualização do céu. As janelas apresentam brises metálicos horizontais.

O conjunto apresenta dois blocos de circulação e de sanitários bem definidos, cada um servindo um edifício. O revestimento feito por pedras, bem como os brises metálicos e as chapas perfuradas trazem uma textura ao conjunto, bem como uma caracterização dos espaços apresentados.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo