relação entre rua e edifício próximos à ferrovia
Elena Sass
Anália Amorim
O presente trabalho tem como objeto a discussão sobre a relação entre rua e ferrovia na região central de São Paulo. O bairro da Barra Funda, separado ao meio com a implantação da ferrovia, no fim do século XIX, ainda hoje sofre com o isolamento decorrente. Ao final, propõe-se um edifício capaz de transpor a barreira física herdada da primeira fase industrial de São Paulo.
A atual situação da Barra Funda, ao norte das linhas do trem, é de uma região ociosa do centro de São Paulo. Há um descompasso evidente em realação parte sul, que dá lugar a uma produção cultural intensa, além de abrigar uma população crescente de trabalhadores dos setores de serviços e comércio, fato recorrente da ocupação típica dos centros urbanos. Em face disso, decidiu-se discutir a integração desses pólos segregados e desconectados uns dos outros. Tal discussão baseia-se em um levantamento geográfico e informações disponíveis sobre a região, desde a estação da Luz até a estação Lapa do trem.
O trabalho desenvolve-se tendo como referência principal a perspectiva de que os lugares e suas relações socias são indissociáveis e sujeitos às modificações recíprocas.
A exposição do trabalho contempla as etapas do projeto realizado em resposta às questões levantadas durante a análise de dados. As principais partes são a caracterização do bairro, as referências de projeto e o projeto.
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