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secao 4!

Escola Técnica Agrícola em Parelheiros

Milena Daniel

Fabio Mariz Gonçalves

O trabalho é o resultado final de longo processo de busca por soluções que melhor responderiam às necessidades surgidas nas diversas escalas que o projeto aborda, desde o seu contexto urbano – de equipamento de infra-estrutura urbana em Parelheiros, periferia de São Paulo – à escala de detalhamento de projeto arquitetônico.

Parelheiros é um distrito rural localizado no cinturão agrícola de São Paulo. É Patrimônio Ambiental da metrópole paulista, possuindo a maior porção de Mata Atlântica preservada do município. Sua política de desenvolvimento urbano-regional tem como princípio promover o desenvolvimento da região a partir de alternativas econômicas voltadas ao desenvolvimento rural, tais como turismo e agricultura sustentáveis, compatíveis com a proteção dos mananciais. A tipologia da escola, ou seja, o fato de trata-se de uma escola técnica agrícola, deriva da análise da principal problemática da região.

O programa, por sua vez, fragmentou-se em quatro edifícios interligados entre si, cada qual com a sua tipologia, formando um único conjunto.

A principal característica e fator condicionante do projeto é a verticalização dos edifícios e elevação de todos eles em relação ao solo através do uso de pilotis, de modo a ocupar a menor projeção possível do terreno e manter o térreo livre. Como conseqüência, as movimentações de terra e os impactos ambientais são reduzidos ao máximo.

A concepção do edifício aliou conceitos de racionalização estrutural e construtiva, a partir da modulação estrutural e espacial e da escolha do sistema estrutural que melhor responde às solicitações do edifício, aliando custo e estética, além de conceitos de sustentabilidade, especialmente no que diz respeito à adequação do conjunto de edifícios à topografia acidentada do terreno e redução de impactos ambientais, mas também no que diz respeito às relações com o entorno.

Com a criação da praça pública como prolongamento da cidade, o conceito de lote foi extinguido, e o resultado esperado é a população local sentindo-se convidada não só a usufruir dos espaços externos, mas também de toda a estrutura que a escola proporciona, como biblioteca, auditório e laboratórios, além de poder observar e participar das atividades curriculares.

Em suma, o projeto foi pensado de modo a prover ambiente propício à educação profissionalizante em área carente de infra-estrutura urbana, especialmente no que diz respeito a instituições de ensino. A conseqüência imediata da implantação da Escola Técnica Estadual Agrícola em um distrito como Parelheiros é a inclusão social através da democratização da educação, especialmente da educação voltada à realidade regional.

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