logofau
logocatfg
secao 4!

Representações de espaço na arquitetura -

Caso Villa Shodhan

Beatriz Marques de Oliveira

Luís Antônio Jorge

Este Trabalho Final de Graduação pretendeu definir e compreender o universo das representações utilizadas na prática arquitetônica com a finalidade de descrever espaços. Sem se tratar de uma pesquisa exaustiva, procurou-se apenas identificar as principais práticas e analisá-las dentro da produção de alguns escritórios contemporâneos de arquitetura. Em um segundo momento, o foco da análise se voltou para um estudo de caso específico com a finalidade de demonstrar maneira de estudar e criar arquitetura através da leitura e reprodução de representações espaciais.

O primeiro capítulo levantou tipos e principais características das representações espaciais que conhecemos e usamos na arquitetura: Perspectivas, croquis, desenhos técnicos (plantas, cortes e elevações), fotografias, filmes, modelos físicos e modelos eletrônicos.

Logo após, no segundo capítulo, foram levantados casos específicos da produção espacial de quatro escritórios de arquitetura contemporâneos com a característica de apresentarem postura incomum em relação às representações.

Já o terceiro capítulo teve a finalidade de enfatizar o potencial das representações como instrumento de estudo da arquitetura. Para tanto, foram abordados objetos que podem ser utilizados como instrumentos de apreensão e construção espacial e estudos arquitetônicos que utilizam as representações espaciais para expor ou justificar suas idéias.

Embasado pelos capítulos anteriores, o quarto abordou um estudo de caso específico para exemplificar o potencial das representações como instrumento de estudo do espaço. Por se tratar de uma obra com grande complexidade espacial e pouco estudada, a Villa Shodhan do arquiteto franco suío, Le Corbusier, foi a escolhida. Através de re-desenhos e construção de modelos físicos e eletrônicos, procurou-se conhecer e compreender a métrica envolvida nos seus espaços, assim como no conjunto da obra de Le Corbusier.

O quinto capítulo descreveu o desenvolvimento de modelos físicos e volumétricos através do estudo dos espaços da Villa Shodhan. A finalidade da construção destes modelos não se limita a representar a obra acabada, mas também representar o pensamento arquitetônico de Le Corbusier, de maneira a permitir variações e criações dentro de sua lógica.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo