A quadra do antigo Cine Piratininga no Brás, em São Paulo
Bianca Sartori Riotto
Luís Antônio Jorge
O presente trabalho busca demonstrar, a partir de um estudo de caso, como o conhecimento aprofundado de um edifício existente e de sua situação urbana e entorno são essenciais para uma ação crítica que assegure a vitalidade do patrimônio histórico.
Através da escolha de uma edificação da cidade de São Paulo como objeto de estudo, pretende-se desenvolver uma profunda análise da obra existente e seu atual estado de conservação, além de sua inserção urbana e potencialidades do contexto, para guiar um projeto arquitetônico de intervenção que respeite as necessidades e vocações existentes na situação encontrada.
A motivação para discutir o tema apresentado é proveniente não apenas da afinidade pela área de atuação adquirida durante a carreira acadêmica e início da carreira profissional, mas principalmente da inquietação diante do conservadorismo que guiou e ainda guia muitos projetos de restauro.
Acredita-se que o projeto de intervenção deve ter preocupações com a conservação dos edifícios, mas que mudanças também são uma forma de reinserção da obra na cidade e na sociedade em um contexto físico, econômico e funcional em constante transformação. “Conservar significa que deveríamos reconhecer tais mudanças estruturais, em vez de tentar manter toda a herança em seu estado original”1.
Não se pode deixar de considerar que a prática do restauro vem se consolidando como campo disciplinar ao longo de vários séculos e, portanto, possui métodos e princípios teóricos consolidados, capazes de guiar a atuação prática. O distanciamento de tais valores pode levar “(...) a uma tendência difusa a refazimentos, completamentos e volta a um suposto estado original. Ou seja, não se conserva a obra tal como chegou a nossos dias, não se respeitam suas estratificações, e ela não é entendida em sua individualidade e em seu particular transcorso ao longo do tempo” 2.
O que se pretende é exatamente uma tentativa de posicionamento crítico frente às Teorias de Restauro, levando a uma atuação, que não se distancie do campo disciplinar da restauração, mas que primordialmente analise as condições próprias da obra escolhida e seu entorno: os valores culturais e históricos importantes a ela impregnados, as oportunidades existentes na sua situação atual, a ação do tempo, do homem e das mudanças ocorridas no contexto em que se insere.
Todos esses aspectos se colocam como determinantes de um projeto que é criado na tentativa de evidenciar um novo tempo, uma nova situação, que permite resgatar a obra original e reinseri-lá na cidade e sociedade.
No processo de realização deste trabalho o primeiro foco de pesquisa voltou-se para a busca de uma obra do legado modernista, que atualmente estivesse em estado precário e em situação desfavorável de inserção na vida urbana. Dessa forma, colocaria-se assim como um interessante objeto de estudo, considerando-se que a discussão acerca do restauro e intervenção em arquitetura modernista levanta uma série de questionamentos atualmente muito abordados nesse campo disciplinar.
A partir da escolha da obra de estudo guiada por tais objetivos e do início da análise de sua inserção urbana, foi possível reconhecer em seu entorno valores culturais e históricos muito marcantes da formação de um bairro, e dessa forma o interesse histórico alargou-se do objeto inicial que consistia em um edifício, para também o conjunto urbano de seu entorno.
Dessa forma o caráter do projeto apresentado nesse trabalho volta-se mais para o âmbito das relações urbanas entre a edificação específica e seu entorno com valor histórico, as funções e atividades presentes e propostas, buscando a vitalidade de todo esse conjunto e sua sobrevivência no contexto atual.
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