logofau
logocatfg
secao 4!

Reflexão Crítica e Proposta de Projeto para a EE Fernando Gasparian

Julyane Pereira Poltronieri

Helena Aparecida Ayoub Silva

Os objetivos do trabalho estão voltados para o desenvolvimento de um projeto de edifício escolar, atuante no ensino de alunos do Ciclo II (ensino médio e fundamental, a partir da 5ª série) e inserido em um meio urbano consolidado. De modo mais específico, esse exercício será desenvolvido para o mesmo terreno que hoje abriga o edifício da EE Fernando Gasparian, também conhecida como Jardim Umuarama, assim como para os mesmos usuários, em busca da concepção de um partido alternativo com os mesmo parâmetros iniciais de terreno, demanda e inserção urbana. A escolha por este terreno decorre da realização de uma Avaliação Pós-Ocupação (APO), durante a minha iniciação científica , tendo o edifício existente como objeto de estudo, o que possibilitou que eu tomasse conhecimento dos pontos negativos e potencialidades do terreno e do projeto atual, culminando em uma série de recomendações de projeto que foram adotadas na busca de uma nova solução arquitetônica.

A pesquisa de Iniciação Científica, por sua vez, sob orientação da professora Sheila Walbe Ornstein e intitulada “Procedimentos para a Avaliação de Desempenho das Etapas de Planejamento e de projeto de Escolas do Ensino Fundamental e Médio”, teve como objetivo principal a análise detalhada das etapas de planejamento e projeto do edifício existente da EE Fernando Gasparian. Tal pesquisa culminou com a definição de recomendações específicas para o edifício atual e recomendações gerais para novos projetos de escola, as quais deverão embasar o novo projeto a ser desenvolvido.

Dessa forma, com posse desse material poderei desenvolver um novo projeto, sob orientação da professora Helena Ayoub, a partir da proposição de novas soluções para as questões deficientes no projeto atual, tendo como base análises técnicas do mesmo, assim como, a opinião de seus usuários e moradores do entorno, ambas reunidas ao longo da pesquisa de IC. Para tal, busquei criar um projeto amplamente integrado à sua região de inserção e que supra a real demanda existente por espaços escolares capazes de proporcionar um ensino de qualidade e o constante interesse do aluno.

Portanto, conforme mencionado anteriormente, a meta deste trabalho refere-se à produção de um projeto alternativo de edifício escolar situado no terreno da EE Fernando Gasparian, buscando criar espaços adequados ao terreno e à real demanda verificada junto aos seus usuários. Ou seja, o trabalho prevê o desenvolvimento de um novo edifício escolar seguindo os preceitos da arquitetura participativa, uma vez que reúne a opinião de seus usuários reais, tendo como objetivo indicar a importância da opinião dos usuários na concepção dos ambientes. Esse aspecto não prejudica o desenvolvimento de alternativas inovadoras, porém busca guiar a concepção arquitetônica a partir do real uso à que se propõe.

Assim, de acordo com o objetivo proposto, iniciei o TFG 1 com uma pesquisa sobre escolas, modelos pedagógicos e soluções adotadas para edifícios de mesma tipologia, com o objetivo de complementar o conhecimento sobre arquitetura escolar adquirido durante a pesquisa de IC. Tal etapa culminou na reunião de boas práticas de projeto, assim como em um programa de necessidades ideal para a realidade da EE Fernando Gasparian, que foi realizado com base no programa de necessidades disponibilizado pela FDE, contando assim com a inserção de ambientes, a exclusão de outras, a adaptação das áreas dos ambientes e a adoção de salas de aulas flexíveis.

Esta etapa teórica foi seguida pelo início dos estudos de volumetria do terreno e do edifício, considerando-se o programa de necessidades proposto. Assim, ao final do TFG 1 o projeto já contava com uma definição prévia da implantação a ser utilizada, que posteriormente sofreu apenas algumas modificações, assim como o desenvolvimento do estudo preliminar correspondente, contando com uma volumetria consolidada do projeto, possibilitando que no início do TFG 2 esta solução mais adequada pudesse ser aprimorada culminando em um anteprojeto bem definido.

Posteriormente foi feita uma pesquisa envolvendo materiais de vedação, lajes e de acabamento, para que se pudesse selecionar aqueles mais adequados a ambientes escolares e ao projeto em questão. Neste mesmo período também foi previsto o estudo de diferentes divisórias passíveis de serem adotadas de modo a permitir a flexibilização proposta para as salas de aula, para tal, foram verificadas questões referentes aos aspectos de isolamento acústico.

Já no TFG 2 desenvolvi a implantação anteriormente selecionada de modo a alcançar os desenhos que melhor relacionavam o edifício com o terreno, o que posteriormente me permitiu definir a solução estrutural, realizar pré-dimensionamento e, por fim, definir as dimensões finais de cada ambiente.

Portanto, ao final do TFG2 consegui apresentar o anteprojeto finalizado, contando com plantas, cortes, elevações e maquetes eletrônicas gerais e específicas de determinados ambientes Este anteprojeto contou com um maior detalhamento com relação às soluções adotadas, quando em comparação com o estudo preliminar previamente desenvolvido, apresentando a determinação e quantificação dos materiais a serem adotados e contando com desenhos em escalas de 1:600 a 1:375, para o caso de detalhes.

Além do desenvolvimento do projeto em si, o TFG contou com outra questão tratada ao longo do desenvolvimento do trabalho, sendo que esta se refere à análise critica e comparação entre o projeto existente e o projeto realizado ao longo do TFG, o que permitiu uma contraposição de soluções que dará margens a uma discussão sobre as melhores alternativas adotadas, etapa que foi realizada ao término do projeto, permitindo uma análise mais detalhada e verossímil.

Ficha Técnica:

Tipo de projeto – Edifício escolar
Localização: Rua Luster, Campo Limpo (São Paulo)
Área do terreno – 2.899,7 m²
Área construída do projeto – 5.774,95 m²
Número de pavimentos – 4 pavimentos mais térreo
Número de Alunos - 2016

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo