logofau
logocatfg
secao 4!

UBS: A PESQUISA NO PROCESSO DE PROJETO

Da escolha do sistema construtivo à coordenação modular

Talitha Gelza Oliveira do Nascimento

Roberta Consentino Kronka Mülfarth

O presente estudo analisa a questão da implantação das Unidades Básicas de Saúde através de um “Estudo comparativo de sistemas construtivos” e um “Projeto de coordenação modular” .A Proposta seria um modelo de unidade básica de saúde constituído através de um sistema de prefabricação e que possibilita diversas configurações e arranjos.

Este estudo visa abordar o problema de forma mais ampla. Como aplicação prática destes estudos o produto seria um projeto que exemplificasse toda a metodologia empregada. Para isto foi escolhido o bairro do Jardim Casqueiro no município de Cubatão.

Desenvolvimento do Trabalho:

O trabalho pode ser assim dividido em quatro grandes etapas. Uma etapa de “Reconhecimento”, onde é identificado todo o processo histórico que culminou com a implantação das UBS e todos os projetos designados para este tipo de edificação. Assim como oque diferencia esse edifício assistencial de Saúde de pequeno porte dos demais existentes. Uma série de visitas às várias UBS foram realizadas e, com isso, foi possível responder a uma série de questões como a organização e esquematização dos fluxos no interior da UBS.

A segunda grande etapa seria o “ Estudo Comparativo de Sistemas Construtivos” onde foram criados requisitos de projeto e avaliados diversos materiais presentes na construção civil, elencados alguns sistemas construtivos inusitados que se utilizam destes materiais. A avaliação destes sistemas a partir de uma matriz de comparação que cruzava as notas de cada sistema construtivo frente aos requisitos de projeto e o grau de importância que cada requisito tinha para com o tipo de edifício desejado. A partir destes estudos foi escolhida a estrutura metálica.

A terceira etapa seria a “Proposta de Coordenação Modular” acabou por representar uma retomada à ideia original pois, garantiria uma racionalização no processo projetual, já que estabelece uma limitação às medidas aplicáveis aos componentes e ao projeto como um todo, possibilita o emprego dos mesmos na construção em seu espaço designado sem a necessidade de modificações do projeto para a obra, evitando gastos e perda de tempo. Foi eleito, a partir de alguns estudos, o módulo de 0.625 m. Em sequência houve um cuidado de listar todas as áreas mínimas exigidas para os ambientes internos à UBS, separa-las em conjuntos onde a variação seria pequena, e a partir disto, criar multimódulos que respondessem a estas áreas exigidas. Foram estabelecidas três malhas que organizariam o projeto: uma de vedações, outra de estrutura e uma de instalações. Diversos estudos foram realizados, onde, melhor resultado obtido foi a partir da malha de 5mX7,5m.

E, por fim, a quarta etapa, que seria a exemplificação de toda metodologia empregada, ou seja, o projeto. Com ele uma série de questões que ainda se apresentavam um pouco indefinidas, como a padronização de componentes e o partido geral que seria adaptado as várias possíveis UBS.

O projeto:

Após a etapa de coordenação modular o projeto se iniciou através do detalhamento de todos os ambientes teóricos contidos na UBS. Foram pesquisadas todas as exigências mínimas que estes poderiam conter e todos os equipamentos presentes em seu interior. Estes ambientes foram desenhados respeitando o conjunto de multimódulos que foi estabelecido. Este estudo serviria como referência para qualquer UBS visto que, uma sala de menores dimensões que esta não atenderia às normas ou poderia apresentar problemas.

A região escolhida para a instalação de um projeto que exemplificasse este estudo foi a do bairro do Jardim Casqueiro, no município de Cubatão. A escolha foi motivada pela constatação, em uma das várias visitas realizadas, da necessidade de um equipamento deste tipo que fosse compatível com a região, visto que a UBS ali presente não possuía um número mínimo adequado de salas e consultórios. Sendo o Jardim casqueiro um bairro predominantemente residencial, que abriga 2 grandes escolas de Cubatão e que possui muito próximo a ele, na outra margem da rodovia, a maior favela de Cubatão, a Vila dos Pescadores.

Foi descoberto um terreno vazio numa região privilegiada do bairro que fica no cruzamento de dois grandes eixos da cidade: A Av. Joaquim Jorge Peralta, que é o principal eixo do Jardim Casqueiro devido à conexão com a alça de acesso à Rodovia Anchieta, com a R. Ver. Gigino Aldo Trombino que tem no canteiro ao lado a faixa por onde passa a rede Elétrica da Eletropaulo garantindo assim um espaço interessante a frente da UBS projetada. O terreno é bem servido de transporte público e de dimensões satisfatórias para o uso desejado.

Para inicio do projeto foi aplicada a malha estrutural no terreno, respeitando sempre os recuos exigidos, e locados os pilares. O edifício possuiria balanços de 2,5 metros nas 2 maiores fachadas. Os Elementos estruturais seriam vigas celulares, e pilares metálicos de seção I. Já a cobertura teria como estrutura de sustentação perfis curvos de seção I que venceriam um vão de 7,5 m estes perfis se apoiariam em perfis de seção U que funcionariam como calhas. A cobertura seria em telha ondulada metálica pré pintada em branco, com camada temo-acustica.

A busca principal foi por um partido limpo que garantisse uma grande setorização no projeto, facilitando a circulação. As esperas se constituiriam de maneira linear ao longo da circulação, diminuindo a sensação de confinamento e aglomeração, muito comum a estes edifícios. As entradas seriam marcadas por protões pivotantes que garantiriam uma maior interação entre exterior e interior e que forneceriam sombra e marcaria m bem a entrada. Um tratamento especial foi dado a chegada, no centro do edifico que possui um pé direito duplo, e uma passarela metálica que liga e da acesso aos 2 blocos superiores

Ficha técnica:

UBS – Jardim Casqueiro
Local: R. Ver. Gigino Aldo Trombino, Jardim Casqueiro - Cubatão, SP
Área. do terreno: 900 m2
Área Térreo: 385 m2
Area Superior: 310 m2
Total: 695 m2

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo