logofau
logocatfg
secao 4!

Avenida São Paulo -

Uma proposta de game

Wanderson Demétrius Rodrigues

Carlos Zibel

Avenida São Paulo é uma sugestão de jogo eletrônico que mostra de forma lúdica e didática as transformações paisagísticas ocorridas desde da década de 30 até aos dias de hoje na cidade de São Paulo através da sua representação virtual: São Pedro.

As premissas para este trabalho partiu da reflexão dos novos desafios imposto aos designers nos dias de hoje. Em seu livro Os desafios do designer e outros textos sobre designer gráfico, o professor Francisco Homem de Melo escreve: “Os problemas não resolvidos pela nova tecnologia ainda são muitos, mas as possibilidades anunciadas são maiores. Mobilidades novas de discurso vão surgir, flutuando entre o verbal e o cinético.” Essa mobilidade entre o verbal e o cinético o videogame pode se encaixar, enriquecendo as experimentações das linguagens gráficas e bem como as das narrativas. Sem dúvida hoje estamos expostos às mais variadas formas de comunicação no qual a cinética tem ganhado cada vez mais importância na sociedade contemporânea, através do – e iniciado pelo- cinema, passando pela televisão – tendo os vídeo-clips seu maior expoente, chegando hoje a internet e os jogos eletrônicos.

Atualmente os games são tema de discussão entre teóricos por possuírem ou não caráter de arte, para Pierre Lévy no seu livro “Cibercultura” a mesma polêmica ocorreu em relação à fotografia e anos mais tarde do cinema.

“... ao nascer, o cinema foi desprezado como um meio de embotamento mecânico das massas por quase todos intelectuais bem pensantes, assim como pelos porta-vozes oficiais da cultura. Hoje, no entanto, o cinema é reconhecido como uma arte completa, investido de todas as legitimidades culturais possíveis (...) O mesmo fenômeno pelo qual o cinema passou se reproduz hoje com as práticas sociais e artísticas baseadas nas técnicas contemporâneas. Estas são denunciadas como ’ estrangeiras’ (americanas), inumanas, embotantes, desrealizantes, etc.” (pág. 11 e 12)

Grupos defensores desta forma artística buscam referências em textos de pensadores da arte a fim de incluir o game neste contexto, como texto escrito por Sandra Rodrigues, publicado no site Game Cultura, onde a autora cita do escrito de Lazio Moholy-Nagy o seguinte trecho: “Já é hora de desenvolver atividades que permitam às massas não permanecer como espectadores mudos, que não só as comovam como as capturem, façam-nas participar, e, no mais alto arrebatamento de êxtase, entrar na ação do palco”.

Aproveitando essa forma de arte e expressão surge a intenção de propor um jogo educativo no qual o jogador possa vivenciar uma cidade que remete São Paulo.

A proposta do game é colocar o jogador na vida de Miguel, um morador que imigra para cidade de São Pedro ainda criança, ajudando os pais no pequeno comércio. Miguel cresce, casa, herda o estabelecimento dos pais, tem filhos e netos, envelhece e morre. Estas etapas da vida são dividas em décadas, na qual cada década o jogador deve resolver desafios que envolvem temas do cotidiano tentando sempre levar o jogador a explorar o cenário e conseqüentemente observar as mudanças ocorridas com passar do dos anos. Além do personagem principal foram desenvolvidos outros personagens que também envelhecem, sendo assim necessária a confecção de desenhos demonstrando essas etapas da vida.

Com a representação do ciclo da vida desses personagens tento traçar um paralelo entre as transformações ocorridas na vida de um cidadão comum e as que ocorrem na cidade, como dois seres que se modificam com o passar dos anos. A cidade neste jogo se torna então um importante personagem na trama e sua construção foi concebida de maneira aparte dos outros.

A concepção da cidade foi feita em conjunto com a criação de sua maquete volumétrica em 3d, cuja a principal referência para confecção é a cidade fictícia de Los Santos do jogo Gran Theft Auto (GTA) San Andreas. Nela as equipes de produção da Rockstar Games conseguiram fazer um grandioso recorte e colagem da cidade de Los Angeles, recriando-a em miniatura.

A cidade de São Pedro tem como principal característica uma avenida principal estruturadora chamada Avenida São Paulo, essa possui três trechos distintos que representam três importantes avenidas paulistanas e seu entorno com suas peculiaridades paisagísticas, são elas: av. Paulista, av. Ipiranga, av. Berrini. Através da Avenida São Paulo foi se estruturando a cidade virtual do jogo, desenhando bairros com características que mesclam desenhos viários de alguns bairros paulistanos, bem como a colocação de elementos iconográficos da cidade de São Paulo, por exemplo, a vias sinuosas dos bairros Jardins e Pacaembu, ou implantação distante do centro dos conjuntos habitacionais. Uma dificuldade na construção do mapa foi colocar lado a lado regiões distantes na realidade e aparentar que as conexões de suas malhas sejam naturais. Além da construção da cidade no tempo presente houve a necessidade de construí-la com o passar das décadas, desde 1930 (data inicio do jogo), foi desenvolvido uma maquete em 3d para cada duas décadas facilitando o trabalho, sempre levando em conta a referência real de São Paulo. Para entender melhor as mudanças nas maquetes foi estabelecido que cada década os prédios seriam representado de uma cor, desta maneira pode se observar melhor a expansão da cidade.

Essas referências estão presentes também na trama da história na qual há desafios que remetem a momentos históricos da cidade São Paulo como ir até o prédio da Bienal para participar da festa do quarto centenário da cidade.

No processo de desenvolvimento de um jogo, um elemento de grande importância é o documento de game design. Este documento serve como orientação a equipe de desenvolvimento, contendo todos os elementos necessários para a compreensão do conceito da proposta do jogo, Paul Schuytema no livro Design de games- Uma abordagem prática compara o documento de design ou game doc. como a planta baixa na arquitetura. Não existe um modelo padrão a ser seguido, cada equipe constrói a sua conforme as necessidades, no caso do game Av. São Paulo o documento construído foi baseado no modelo proposto por Paul em seu livro. Nele consta um resumo geral, o contexto do jogo, quem são personagens principais, objetos essenciais, fluxo do game (seqüência de desafios) e outros elementos que ajudam na captação da idéia do jogo. Durante o TFG o game doc. foi um dos primeiros elementos a ser construído e um dos últimos a ser terminado, devido a sua constante revisão.

Juntamente com a maquete iniciou-se a concepção visual das personagens, este processo mostrou-se interessante, pois os personagens até então descritos em palavras começaram a tomar formas gráficas. Durante o processo de confecção destas houve pesquisa de vestuário tentando adequar de maneira possível as personagens com a época através das roupas.

Com todos estes elementos acima citados e mais a produção de desenhos como storybords e outros, tentou-se construir uma base para o entendimento da proposta do jogo Avenida São Paulo.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo