logofau
logocatfg
secao 4!

Projeto de estádio para o Sport Club Corinthians Paulista

Cesar Fukuda Pizzocaro

Lucio Gomes Machado

A escolha deste tema ocorreu devido a dois motivos, o primeiro ao modo que sempre cuidei da minha saúde física e mental. Sempre enfoquei a prática de esportes como um meio de evitar o sedentarismo, fazendo-o de uma forma lúdica. O segundo devido a ter nascido corintiano. Além da Copa das Confederações em 2013, este um teste para os equipamentos que serão necessários na Copa.

Analisei que a região realmente precisa de muito desenvolvimento em relação a comércio e serviços, mesmo com um o Shopping bem localizado ao lado do Metrô, percebe-se a falta de uma série de infra-estruturas na própria Av. Alcântara Machado, a Radial Leste, e em outros eixos importantes como a Av. Líder, continuação da Av. Itaquera.

Do lado norte da Radial Leste percebi uma melhora no padrão das residências e ao sul, onde se encontra o terreno se concentram mais CDHUs e escolas municipais, e estes quarteirões não possuem um acesso direto à Radial e conseqüentemente ao metrô e ao estádio.

No terreno proposto para o parque linear próximo ao terreno de projeto, foi visível o número de invasores na área de proteção ambiental.

Do terreno percebi a grande diferença de cota com à Radial Leste nas proximidades do Metrô, porém um acesso em nível existente logo no início do terreno antes do declive na Radial pode ser aproveitado para o projeto. O terreno permite uma excelente visão de todo o entorno devido a cota de nível mais elevada e ao fato de que as HIS não ultrapassam 5 andares. Portanto é possível criar um ponto de visão de toda a cidade a partir do alto do estádio.

O processo de elaboração do estádio começou com a questão da visibilidade associada à forma da minha arquibancada. Após análises de outro estádios, pesquisas de conforto e experiências pessoais assistindo a partidas em estádios aqui e na Itália, tomei como ponto de partida, a análises do doutorado do Prof. Antonio Gil da Silva Andrade, usando elipses para dar forma à implantação da arquibancada. Usando esta análise para que pudesse criar as arquibancadas atrás dos gols. Defini que na implantação desta arquibancada deveria ter uma forma circular, eliminando arquibancadas muito distantes e no pior posicionamento para se assistir o jogo, como por exemplo, os cantos.

O estádio sendo semi enterrado há três níveis que serão criados abaixo da praça de dispersão, nestes haverá as áreas técnicas e de mídia, os estacionamentos dos jogadores, mídia e convidados VIP.

O quarto nível é o da praça principal, que do acesso ao primeiro anel do estádio, com todos os assentos do setor A, com chegada dos torcedores usuários do metrô e dos estacionamentos de particulares. Neste nível estão também todos os espaços reservados aos cadeirantes. Estão previstos também ao térreo as bilheterias.

No quinto nível está a área VIP e este segundo anel também serão reservados áreas ao posicionamento das câmeras, devido a inclinação de 27% com relação à linha do campo, sendo considerada a mais adequada às transmissões das redes de TV. O quinto nível possui uma série de conjuntos de acesso vertical ligados diretamente aos estacionamentos subterrâneos e a área dos jogadores.

O sexto nível é reservado a áreas técnicas de mídia e organização local. E o sétimo nível para depósitos de reserva dos equipamentos para uso no oitavo nível.

O oitavo nível dá acesso ao terceiro e mais importante anel, pois durante o mundial a arquibancada oeste será utilizada como setor dos convidados VIP e para as mesas de rádio e TV do mundo inteiro. Assim as formas de acesso têm de ser bem analisadas, para que haja uma separação entre o acesso da torcida normal, que deverá subir ao quarto anel e este grupo especial.

Para atingir tal objetivo, planejei a ampliação dos acessos e a multiplicação desses, que no final, acabou dando uma forma visual característica para o meu estádio. Serão oito rampas de acesso com a declividade de no máximo 6,3% criadas na forma de círculos de fibonacci possibilitando um passeio a redor do estádio, até se chegar à última verificação de acesso ao seu setor do estádio. Haverá mais oito grandes conjuntos de escadas que possibilitarão, não só o acesso ao 3º anel, mas também ao próximo conjunto de escadas, pois o 4º e último anel só poderão ser acessados por conjuntos de escadas localizadas a leste e oeste. Durante o mundial o conjunto de escadas e elevadores vindos do subsolo serão utilizados apenas pela mídia e convidados VIP, criando esta separação, portanto uma parcela menor usará as escadas e rampas principais, pois será só esta parcela que deverá acessar o nono nível. As rampas foram pensadas primeiramente de forma ortogonal, mas depois foram deslocadas de forma a priorizar os acessos existentes, sendo assim, três dão acesso ao metrô, na praça principal, duas atendem a parte sul da praça, possibilitando uma separação das torcidas, uma rampa está destinada ao parque ao sul, e o última dupla de rampas vai da área de estacionamento a oeste. As escadas cobrem os outros .

A cobertura foi desenvolvida com base na implantação redondo pensada inicialmente, pois dessa forma poderia utilizar o conceito de raio de bicicleta muito utilizada nos estádios modernos. Criando este anel de compressão foi possível vencer a totalidade do vão do estádio sem a necessidade de estruturas complementares. Dentro desta cobertura de treliça espacial de cabos de aço será apoiada a cobertura em ETFE quase opacas, com aplicação de placas fotovoltaicas maleáveis e em dentro de uma elipse descentralizada será usado ETFE transparente auto limpante favorecendo a iluminação natural do gramado no período da manhã. Também por este motivo do lado leste esta cobertura se posiciona inclinada para baixo, sendo a inclinação máxima possível dentro do anel de compressão.

No lado oeste da cobertura protegerá a área de jogo totalmente contra o sol, evitando áreas de ofuscamento das câmeras. Além de ser um elemento importante no desenvolvimento do projeto, fiz com que toda a arquibancada fosse de implantação circular.

Ficha técnica:

Área do terreno: 498.000 m²
Área construída: 148.245 m²

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo