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secao 4!

ESPAÇO PARA EVENTOS

Gabriel Germano Rossi

Francisco Segnini Jr.

INTRODUÇÃO

Inicialmente, a proposta do presente trabalho era o projeto de um restaurante que teria uma área destinada a eventos. Este segundo uso seria apenas um adendo ao programa de necessidades, um dos recintos a ser dese-nhado. Durante as pesquisas do TFG I, porém, constatou-se que há uma carência de espaços projetados especifi-camente para este fim. São poucas as edificações real-mente pensadas para abrigar eventos sociais, sejam estes de pequeno, médio ou grande porte. O que é possível en-contrar hoje são edificações grosseiramente adaptadas ou antigos galpões industriais que, com a mudança das dire-trizes de uso e ocupação do solo, passam a abrigar ativi-dades do setor terciário. Sentiu-se, então, a necessidade de estudar o projeto de um espaço para eventos, levando em consideração to-das suas particularidades.

LOCALIZAÇÃO

É possível traçar diretrizes para escolha de um local adequado para o projeto de um espaço para eventos a partir das constatações resultantes dos estudos de casos. Como dito anteriormente, a localização é fator fundamental para o sucesso do empreendimento. Primeira-mente, tentou-se não escolher um terreno muito distante da região central de São Paulo, por todas as suas vantagens. Buscou-se também uma região que fosse próxima a pólos comerciais e empresariais, hotéis, edifícios institucionais etc. que servem como apoio a esta atividade, seja com o potencial mercado que oferecem ou com a complementação de seus usos, como a hospedagem de usuários de fora da cidade. O eixo comercial da Rua Oscar Freire e o eixo empresarial da Avenida Paulista, por serem bem consolida-dos, são os que primeiro saltam a mente. Desta forma, optou-se pelo distrito do Jardim Paulista como localização.

De posse do mapa de Uso e Ocupação do Solo da Subprefeitura de Pinheiros, restringiu-se mais a escolha do sítio ao serem destacadas as áreas permitidas pela Lei de Zoneamento, sendo estas a Zona Mista de Média Densidade e a Zona Mista de Alta Densidade. Como pode-se observar, trata-se de um distrito ocupado quase que por completo. Desta forma, o terreno escolhido seria um dos diversos estacio-namentos que podem ser encontrados no Jardim Paulista. O sítio escolhido foi, então, o da loja de aluguel de roupas de festas Tudo para Rigor, conforme imagem abaixo. Trata-se de um lote que faceia tanto a Avenida Rebouças quanto a Rua Dr. Melo Alves, tornando-o interessantíssimo do ponto de vista da acessibilidade.

DADOS DO TERRENO

O terreno em questão situa-se na Zona Mista de Média Densidade (ZM-2) do distrito do Jardim Paulista, dentro da Subprefeitura de Pinheiros. Possui área total de 1.461,12m2 e Coeficiente de Aproveitamento (C.A.) máximo de 2. Suas Taxas de Ocupação (T.O.) e Permeabilidade (T.P.) são 0,5 e 0,15, respectivamente.

ÁREA TOTAL C.A. (x2) T.O. (x0,5) T.P. (x0,15)
1.461,12 m2 2.922,24m2 730,56m2 219,16m2

DEFINIÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO

De posse de todas as informações dispostas anteri-ormente, foi possível definir mais precisamente o objeto de estudo deste trabalho. Levando em consideração o levan-tamento de referências, e com as limitações impostas pelo terreno, foi decidido que seria um espaço para eventos de pequeno e médio porte, como festas de casamento, ani-versários, confraternizações etc.

PROGRAMA DE NECESSIDADES

Como foi constatado, é interessante que o edifício pos-sua diversos ambientes, que possam ser utilizados inde-pendentemente ou em conjunto. Além disso, uma área externa pode também ser de grande valia. Preliminarmente, traçou-se o seguinte programa:
• Hall de entrada, com bar, chapelaria e sanitários - 150m2;
• Salão de eventos - 320m2;
• Área de serviço, com cozinha, depósitos, adminis-tração etc. - 250m2;
• Gazebo, com terraço e bar - 200m2;

PROJETO

Partiu-se do princípio de manter a permeabilidade do terreno, aproveitando seu desnível de 4 metros e os recuos laterais para desprendê-lo do lote e de suas frontei-ras laterais. A maior dificuldade foi em relação a circulação, principalmente a de serviço. A solução encontrada foi a verticalização, separando em pavimentos distintos as áreas de apoio da área do salão, liberando assim um espaço maior para os eventos. Estruturalmente, optou-se pelo concreto armado, com lajes nervuradas capazes de lidar com os esforços em grandes vãos.

DADOS DO PROJETO

ÁREAS APROXIMADAS
CONSTRUÍDA OCUPAÇÃO PERMEÁVEL
1.853,51m2 707,10m2 298,10m2
2º SUBSOLO
• 18 vagas pequenas;
• Depósito - 70m2;
• WC funcionários.
1º SUBSOLO
• 16 vagas médias;
• 2 vagas grandes;
• 1 vaga para P.N.E.;
• Depósito - 70m2;
• WC funcionários.
PAVIMENTO TÉRREO
• Hall de entrada, com bar, chapelaria e sanitários – 181,25m2;
• Administração – 5,50m2;
• WC funcionários (x2);
• Doca de recepção, armazenagem, pré-higienização e lixeira refrigerada – 60m2.
1º PAVIMENTO
• Hall privativo e suíte do anfitrião – 55m2;
• Vestiário de funcionários – 35m2;
• Depósitos e câmaras frias – 63,5m2;
• Refeitório de funcionários – 20m2;
• Administração / nutricionista – 10m2;
• Cozinha e copa de distribuição – 265m2.
2º PAVIMENTO
• Hall, com sanitários – 100m2;
• Salão de eventos – 350m2;
• Copa de distribuição – 33m2;
• WC funcionários (x2).
3º PAVIMENTO
• Hall, com sanitários – 45m2;
• Gazebo, com bar – 160m2;
• Terraço – 265m2.
ÁTICO
• Piso técnico – 56m2.

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