logofau
logocatfg
secao 4!

GRANDES MOINHOS GAMBA.

Projeto de Conservação e intervenção

Julia Caio Siqueira

Beatriz Mugayar Kühl

Durante os anos dedicados ao aprendizado da arquitetura, foi-se descobrindo a preferência pelo campo referente ao patrimônio histórico e cultural, culminando na escolha de desenvolver um projeto de conservação e restauração como Trabalho Final de Graduação. Com patrimônio industrial, o primeiro contato mais efetivo foi realmente durante o desenvolvimento deste trabalho, mas logo se atentou para necessidade de defender essa tipologia testemunha de um período emblemático para o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil.

O trabalho que se apresenta tem como objeto central de estudo o conjunto industrial Grandes Moinhos Gamba. Situado na Mooca, numa quadra delimitada de lado pela Rua Borges de Figueiredo e do outro pela antiga estrada de ferro Santo-Jundiaí, esse conjunto é um dos exemplares mais representativos da tipologia industrial no bairro da Mooca, sendo mesmo um marco na paisagem urbana da região.

Uma grande parte do amplo conjunto industrial da cidade de São Paulo encontra-se hoje em situação de abando e ruína, o que nos faz questionar sobre a pertinência dessas estruturas no tecido urbano e a necessidade de evidenciar sua representatividade histórica. Bairros de origem operária, como é o caso da Mooca, têm complexos industriais e ferroviários do início do século XX, relegados ao esquecimento e que correm o risco de desaparecer. Essas construções são testemunhos das transformações econômicas e sociais vivenciadas na capital com o advento do café, a chegada dos imigrantes e o processo de industrialização. O patrimônio industrial da Mooca, em parte desocupado, e a identidade cultural do bairro, que mesmo com as transformações vivenciadas nas últimas décadas ainda mantém seu caráter operário e industrial, estão ameaçados pela dinâmica da constante reconstrução urbana, tão característica de São Paulo.

Manoela Rossinetti Rufinoni, em sua dissertação de mestrado, discute a preservação do patrimônio industrial da Mooca. Após o estudo da história do bairro, a autora identifica e analisa os conjuntos industriais históricos remanescentes na região, investigando as suas relações com a atual configuração urbana da Mooca. Entre as 29 edificações ou conjuntos industriais listados, ela destaca seis de maior relevância, definidos pela importância histórica e cultural, qualidade arquitetônica e proeminência na paisagem. São eles: Tecelagem Labor, Armazéns Ernesto de Castro, Armazéns Gerais Piratininga, São Paulo Alpargatas, Cotonifício Crespi e Moinho Gamba.

Tendo como foco esses seis conjuntos industriais, foram realizadas algumas visitas à área, possibilitando a escolha de um objeto de estudo, o antigo Moinho Gamba. Este complexo de edifícios encantou pela forte presença no bairro, marcada principalmente pelo porte do edifício central do conjunto, o moinho de farinha. Ao mesmo tempo, despertou grande preocupação se estado contraditório de conservação: enquanto alguns edifícios tem uso ativo e manutenção mais freqüente, mesmo que mal executada, uma grande parte do conjunto sofre com o descaso e quase abandono das suas estruturas.

Buscou-se traçar a cronologia do conjunto para entender sua formação história e sua posição dentro do processo de industrialização dos bairros centrais de São Paulo. Esse estudo ajudou a reunir bases importantes acerca da tipologia arquitetônica empregada e dos métodos e materiais construtivos utilizados.

A parte mais significativa dessa pesquisa acerca da formação dos Grandes Moinhos Gamba foi realizada junto aos acervos do Arquivo Histórico Municipal Washington Luís, ligado ao Departamento do Patrimônio Histórico do município de São Paulo. Complementando as informações obtidas com a consulta ao relatório de tombamento de edifícios no entorno da estação da Mooca, do elaborado pelo DPH, foi possível traçar a formação do conjunto até o final da década de 1970.

A segunda parte do trabalho teve duas etapas: verificação da atual situação dos edifícios e elaboração da proposta de intervenção e conservação dos Grandes Moinhos Gamba. Durante uma série de visitas ao local, foi realizado um levantamento fotográfico que registra o estado de conservação de cada uma das partes constituintes do conjunto. Apesar de não possuir o rigor técnico que um projeto real de restauro e conservação exigiria, as fotografias foram importantes como documento de registro e como apoio para o período propositivo.

No plano geral de intervenção, foi proposta a demolição de algumas partes do conjunto e a mudança de uso das edificações. As partes suprimidas são todas intervenções recentes que prejudicam a compreensão do espaço. Sem o menor rigor constritivo, elas são irrelevantes do ponto de vista histórico e estético e não apresentam grandes benefícios para o funcionamento do conjunto.

A escolha dos novos usos, baseada nas demandas do bairro, foi condicionada pelas características inerentes aos edifícios, tendo em vista a preservação do bem em sua integridade e sua transmissão para o futuro.

Após isso, foi feito um recorte no conjunto para o desenvolvimento de uma proposta pontual, para apenas um pequeno grupo de edifícios destinado a abrigar um determinado equipamento cultural público. Entre os objetivos dessa proposta estavam: organização do programa específico do novo uso; definição do partido adotado para as intervenções necessárias, tanto de caráter conservativo quanto para a inserção de novos elementos; levantamento da situação atual dos edifícios, apontando os principais problemas de conservação, identificáveis com simples observações, que devem ser sujeitos a análises mais aprofundadas.

Para finalizar, foi feita uma proposta de tratamento das fachadas desses edifícios que busca a reintegração de sua imagem de cada uma das fachadas, sem criar falsos históricos e nem deturpar traços da sua passagem pelo tempo.

Uma consideração importante a se fazer. Com a atual situação de ameaça enfrentada pelo patrimônio industrial da Mooca, defende-se que deve existir um plano maior de proteção, que articule os projetos pontuais de restauro de edifícios históricos entre si e com ações que ajudem a reintegrá-los na vida urbana do bairro, sem a necessidade de congelamento do local num determinado tempo histórico.

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo