logofau
logocatfg
secao 4!

Centro de Ensino de Técnicas Cenográficas –

Edifício Apoio para a SP Escola de Teatro

Júlia Paes de Almeida de Saito

Marcos de Azevedo Acayaba

A cenografia é interpretação de uma intenção, é o fazer de um espaço. Por isso a sua grande ligação com arquitetura e arquitetos. Dessa maneira, a necessidade de técnicos especializados nessa área se fez mais importante. Até os dias atuais a quantidade de cursos é escassa e a profissão de cenógrafo é colocada de lado, muitas vezes até por conta dos baixos orçamentos em que uma peça possui para conseguir estrear, priorizando sempre o figurino.

Dando continuidade à pesquisa de centros de ensino de cenografia, surgiu uma nova escola de artes do teatro: a SP Escola de Teatro. Atualmente a escola está atuando em uma sede provisória localizada no Brás, na Avenida Rangel Pestana, 2401 em um prédio tombado pelo CONDEPHAT, que abrigou a Escola Normal do Brás e a Escola Padre Anchieta. Eles ocupam esse prédio desde o começo do ano e ficarão por lá até a sua nova sede ficar pronta no final do ano de 2010.

A nova sede está localizada na Praça Roosevelt, 210. A arquiteta responsável pelo projeto é a Camila Toledo Fabrini. O projeto é uma readequação de um antigo prédio.

No início foi passado para a arquiteta que o programa era para adequar o edifício existente para usos relativos ao teatro. Dessa maneira, em seu anteprojeto ela eliminou lajes intermediárias para a criação de pé-direitos duplos, que são essenciais para esse uso. Depois foi passado a ela que a escola teria cursos técnicos, precisando de mais salas de aulas, então ela voltou atrás e manteve algumas salas com o pé-direito original de 2,78 metros.

Analisando o projeto é possível perceber que não há um espaço destinado a oficinas e depósitos para os cursos de cenografia e cenotecnia, sendo bem diferentes dos espaços que estudados nos diversos cursos pelo mundo. Segundo a arquiteta, no prédio existente não haveria condições para abrigar uma oficina de cenotecnia, portanto ela sugeriu alugar um galpão perto do local para esse curso acontecer, sendo um espaço adequado para esses usos.

Conversando com o arquiteto cenógrafo José Carlos Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro, a nova sede não comporta mesmo os seus cursos, portanto eles estão procurando galpões vazios na região central e assim abrigar parte da escola. Porém, essa procura tem encontrado bastante dificuldade, pois muitas áreas são de posse da prefeitura e encontram uma série de impedimentos burocráticos para serem liberadas.

O lugar escolhido desde o começo das pesquisas era a região central, principalmente ao redor da Praça Roosevelt. A escolha por essa região se deu por conta do grande número de casas de espetáculos, de grande a pequeno porte na região. A idéia de um centro de ensino de técnicas cenográficas compreende em um mercado de trabalho específico e a idéia dessa escola poder se manter prestando serviços a essa grande variedade de teatros na região era uma premissa para a realização do projeto.

O lugar escolhido está localizado entre a Avenida Nove de Julho, a Rua Santo Antônio e o Viaduto Martinho Prado. No terreno, atualmente, se localizam dois estacionamentos e um hotel.

O projeto consiste basicamente em um teatro com capacidade para aproximadamente 600 pessoas, em uma oficina de cenários e adereços, em uma oficina de figurinos e uma biblioteca. Esses são pontos que faltavam para o prédio da nova sede da SP Escola de Teatro. Dessa maneira, organizou-se os espaços para que o novo edifício atendesse a necessidade da escola.

Programa de Necessidades:

Biblioteca 488,4 m²
Depósito 101 m²
Estúdio 207,3 m²
D.M.L. 11,3 m²
WC estúdio (x2) 41,9 m³

Balcão 155,7 m²
Depósito Iluminação 175,4 m²
Sala Áudio Visual 39,2 m²
Sala Funcionários 24,5 m²
Sala Iluminação 19,4 m²
WC funcionários (x2) 8 m²

Camarins (coletivos e individuais) 194,6 m²
WC camarins (x6) 24 m²

Palco 71,4 m²
Platéia 348,7 m²
Foyer 705,7 m²
Bilheteria 18,3 m²
Bar 32,4 m²
Quartelada Platéia 132,4 m²
Guarda Volumes 23,5 m²
Apoio Bar 21,4 m³
Administração 14,7 m²
WC público (x2) 63,9 m²

Oficina Cenário 508,5 m²
Depósito Cenário 353,1 m²
Depósito Adereço 150,5 m²
Sala Estudo de Palco 71,4 m²
Sala Serras para Metais 66,9 m²
WC oficina (x2) 39,3 m²

Oficina Costura 430,8m²
Depósito Material de Costura 92 m²
Depósito Sapato 200,8 m²
Depósito Figurino 485,3m²
Sala Pintura 70,4 m²
Lavanderia 35,3 m²
WC costura (x2) 41,4 m²
Jardim interno 41,7 m²

Carga e Descarga 101,4 m²
Estacionamento 1258,8 m²
Exposição 507,8 m²

slideshow image

If you can see this, then your browser cannot display the slideshow text.

 

topo